TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O meio ambiente no meio escolar

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos:

 

POLO

São Leopoldo

       2015

O meio ambiente no âmbito escolar.

Entendemos que a educação ambiental é algo de extrema importância para transformar o planeta num lugar melhor para viver. Devemos incentivar as crianças desde cedo a colocar em prática atitudes que mudem o atual cenário do meio ambiente tanto no âmbito familiar como escolar.

É necessário que cada vez mais as escolas trabalhem de forma incisiva a questão ambiental, colocando em prática algumas alternativas que melhorem esta atual situação. Atitudes como: usar as lixeiras e fazer a coleta seletiva, utilizar material reciclado para a produção de brinquedos e brincadeiras, artesanatos, confecção de roupas e até móveis. Fazer visitas em usinas de lixo, local de tratamento de água e esgoto, passeios em locais impróprios para moradia, em parques ecológicos, em rios, fazer o plantio de hortaliças e árvores são algumas das necessidades de mostrar para as pessoas como preservar e utilizar o nosso planeta de forma consciente.

No que se refere a sustentabilidade não podemos esquecer o recurso natural mais importante que existe, a água. A falta de cuidado que vemos no dia a dia com nossos rios e córregos, por exemplo, nos dão a real dimensão do futuro que nosso planeta pode ter, situação essa que pode ser revertida se não desperdiçarmos este recurso valioso utilizando de forma consciente. As escolas podem dar exemplos de um melhor aproveitamento, como reutilização da água da máquina de lavar roupa para lavar as calçadas. O descarte correto do lixo também evitam que tais dejetos se depositem nos leitos dos rios contaminando as águas, e matando milhares de peixes, causando desequilíbrio ecológico.

No município onde residimos, em São Leopoldo / RS  há um trabalho  realizado com os alunos e com a comunidade, um barco denominado Martin Pescador, realiza ações de conscientização e preservação ambiental do Rio do Sinos, rio este que é de extrema importância para a nossa região, identificando e promovendo a sensibilização dos estudantes no intuito de que eles possam perceber a fragilidade ambiental que estamos vivendo e com isso se tornem cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o ambiente no qual estão inseridos.

A imagem a seguir mostra um pouco do trabalho do barco Martin Pescador.

[pic 2]

FIGURA.

Disponível em: http://martimpescador.blogspot.com.br/2009/03/projeto-escola-sph.html. Acesso em 17 set. 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (583.8 Kb)   docx (468.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com