TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que Freud diz sobre os "estágios do desenvolvimento sexual"?

Tese: O que Freud diz sobre os "estágios do desenvolvimento sexual"?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  Tese  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que Freud fala sobre as “fases do desenvolvimento sexual”?

Freud diz que os processos mentais não ocorrem por acaso, que sempre existem causas para cada pensamento, ação e sentimentos. Para ele, a mente é afetada por ações conscientes ou inconscientes que são determinadas por fatos procedentes. Diz ainda que a grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos, se referem a conflitos sexuais que são originados nos primeiros anos de vida dos indivíduos e que isso deixa marcas profundas na formação da personalidade.

Segundo Freud, as pessoas encontram o prazer no próprio corpo, porque nos primeiros anos de vida a sexualidade está ligada a sobrevivência. Freud estabelece ainda as seguintes fases para o desenvolvimento sexual:

Fase oral (de 0 a 2 anos) – O prazer está ligado a ingestão de alimentos e a excitação dos lábios e da cavidade bucal.

Fase anal (entre 2 a 4 anos) – O ânus pode produzir prazer “ativo” e “passivo”.

Complexo de Édipo (entre 2 e 5 anos) – Onde ocorre a formação da personalidade do indivíduo. Freud diz que em torno deste complexo, os filhos se espelham nas figuras da mãe e do pai (onde para o menino, a mãe seria o objeto de desejo e para a menina, este objeto seria o pai).

Fase Fálica – O órgão sexual é totalmente ligado ao prazer nesta fase. Nela o menino tem interesse pelo próprio pênis e a menina passa a ter inveja dos meninos por não ter este órgão (castração), porém isto é recompensado pelo desejo de ter um filho.

Período de Latência – Este período se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, como se fosse um intervalo.

Fase Genital – Esta fase ocorre na adolescência, quando o objeto de desejo não está mais no próprio corpo, mas no externo (no outro). Meninos e meninas sentem-se conscientes de suas opções e identidades sexuais.

2. Fale sobre a segunda teoria do aparelho psíquico.

A Segunda Teoria do Aparelho Psíquico fala sobre o id, o ego e o superego. Após os conceitos de consciente e inconsciente, Freud distinguiu os de id, ego e superego. A fase anterior ao inconsciente seria o id, que age conforme as manifestações do princípio de prazer, sua função é a obtenção do prazer a qualquer modo. O ego, é o papel de mediador, ele age na realidade que acontece entre o id e o mundo externo, ele reduz o desejo que surge no id a qualquer custo até que encontre um objeto para satisfazê-lo, nesta fase podem existir conflitos na personalidade humana, pois é a fase intermediária entre o id e o superego, onde se visa a moralidade, as regras da sociedade e onde é inibida a satisfação do id. De acordo com essa teoria, a ansiedade pode se explicar como sendo um resultado do ego que desenvolve mecanismos de defesa para se proteger contra a ansiedade.

3. O que são mecanismos de defesa?

Freud deu esta denominação as manifestações do ego diante das exigências do id e superego. Quando o ego é bem organizado, o indivíduo tende a ter reações mais conscientes, porém com situações adversas vividas, os indivíduos tendem a desencadear sentimentos inconscientes, provocando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com