TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que busca o ServiçoSocial

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

O Serviço Social busca a seguridade do cidadão, a equidade e a justiça da sociedade, e o seu foco está na integração do indivíduo na sociedade. Seu principal objetivo está na formação de Assistentes Sociais capazes de compreender as diversas formas de desigualdade humana, saber atuar da melhor maneira possível em processos sociais e estar apto a contribuir para o desenvolvimento da cidadania.

O profissional do Serviço Social trabalha com o planejamento, a gestão e execução de políticas, programas, projetos e serviços para a sociedade. Sua principal área está na assistência, saúde e previdência, que compõe a seguridade social. Ele atua também nas políticas direcionadas aos segmentos populacionais: Crianças, Adolescentes, Mulheres, Idosos, Negros e Índios. Ocupa-se com problemas familiares, escolares, com os deficientes, doentes, pessoas envolvidas com drogas e álcool, conflito conjugal e pessoas que sofrem qualquer tipo de violência. O serviço social também dispõe de colaboração de diversas ciências e frequentemente é confundido como caridade, assistencialismo ou serviço voluntário.

É o Assistente Social quem aplica de fato, as políticas do serviço sociais, ele age em vários campos e instituições da sociedade, e quem ajuda na elaboração de propostas e programas sociais como, por exemplo, Bolsa Família, Recrutamento de alunos bolsistas nas universidades, Fundo de amparo ao trabalhador, Minha Casa minha vida, Pronatec, Ciências sem fronteira, entre outros. A profissão de um assistente social pode contribuir na mudança das políticas sociais de um país.

“Lutemos por um mundo novo… um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice.” Charles Chaplin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com