TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho com crianças com necessidades especiais

Por:   •  4/5/2015  •  Tese  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

O trabalho com crianças com necessidades especiais

Segundo Zilma oliveira, isso se dará por meio da interação e mediação do adulto com estas crianças e de suma importância para sua aprendizagem. Não se pode mais conceber a educação especial como um ensino separado da educação geral, pois essa é parte integrante desse sistema como um conjunto de recursos pedagógicos e de serviços de apoio que facilitem a aprendizagem de todos em turmas regulares.

Ela relata que pelo ato do brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato a criança seja ela com necessidade educacional especial pode fazer o seu dia a dia, através do seu imaginário, fantasias e brincadeiras que possibilitam o seu processo de aprendizagem e seu desenvolvimento tanto nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.

O processo educacional da criança é um dos desafios destacados que vem tendo um enfrentamento dos efeitos das transformações vinda da globalização como um reflexo em todas as instituições sociais. Zilma Oliveiras destaca muito sobre globalização e numa proposta de educação inclusiva elegendo a diversidade como um dos temas de grande relevância na contemporaneidade, onde o respeito e a valorização das diferenças estão entre os principais objetivos da educação na infância investindo no desenvolvimento da criança desde os primeiros meses de vida até a idade para o ingresso na escolarização obrigatória, a Educação Infantil.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em seu artigo 29 tem como escopo o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) apud por Carvalho (2009) a educação especial se destina às pessoas com necessidades especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, super dotação ou talentos que também têm integrado o aluno da educação especial.

No que diz respeito à Lei de Diretrizes e Bases nº. 9.394/96, referente à educação básica e a educação especial deve assegurar ao educando a formação comum indispensável e fornecer-lhe os meios de desenvolver atividades produtivas, de progredir no trabalho e em estudos posteriores. A criança deve iniciar o mais precocemente possível, estando amparada pela LDB/96, pois o estímulo dessas crianças ainda na educação infantil garantirá um maior aprendizado e desenvolvimento das mesmas.

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Brasil, 1998, p.13), especifica os vários aspectos a serem contemplados, dentre eles o brincar. É brincando que a criança expressa vontades e desejos construídos ao longo de sua vida, e quanto mais oportunidades a criança tiver de brincar mais fácil será o seu desenvolvimento.

Portanto a perspectiva da educação especial requer um olhar diferenciado. Nesse sentido, devemos reconhecer que as crianças da Educação Infantil também são portador de direitos, que devem ser respeitados e assegurados para que dessa forma elas possam viver dignamente, superando as dificuldades vivenciadas pela grande parcela infantil da sociedade. Entretanto, quando falamos de alunos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com