TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho do Assistente Social

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO DOS INSTRUMENTAIS TÉCNICO OPERATIVO UTILIZADO NO CAMPO DE ESTÁGIO CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL JÚLIO MOREIRA LIMA EM BARRAS -PI

Autor (Anderson Ferreira Oliveira)

Tutor Externo (Natália Marques do Amaral)

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Serviço Social Turma (SES 0848) – Estágio lll

10/11/2021

1 INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo apresentar os instrumentos técnicos operativos utilizados durante o período de estágio. Os instrumentos são as ferramentas que os profissionais têm para realizar um trabalho com referencial teórico e técnicas adquiridas durante o período de estudo. Neste relatório iremos expor cada um dos instrumentais, bem como também realizar uma releitura de todo trabalho realizado durante os estágios. Para que possamos desenvolver esta releitura será necessário voltar a nossos estudos, anotações e teorias, bases para todo o desenvolvimento deste e de outros trabalhos acadêmicos e práticos da ação profissional.

O uso dos instrumentais técnico operativos pode ser visto como uma estratégia para a realização de uma ação na prática profissional, onde o instrumental e a técnica estão relacionadas em uma unidade dialética, refletindo o uso criativo do instrumental com o uso da habilidade técnica, ou seja, este uso dos instrumentos nos leva a uma reflexão sobre a prática, fazendo com que sejamos criativos e ao mesmo tempo coerentes com nosso código de ética, que nos guia em nosso dia a dia de trabalho. Durante o período de estágio utilizamos os instrumentais: visita domiciliar, entrevista, diagnóstico, parecer, relatório, encaminhamentos, acolhimento, diário de campo, acompanhamento familiar, escuta sensível, intervenção, entre tantos outros cujo uso nos foi oportunizado. 


2 RELATO E ANÁLISE DOS INSTRUMENTAIS TÉCNICOS OPERATIVOS UTILIZADOS NO CAMPO DE ESTÁGIO

Ao arranjar uma análise dos instrumentos técnicos operativos utilizados no campo de estagio pode-se perceber que nos diferentes espaços sócio-ocupacionais conferem aos profissionais constantes reflexões acerca dos recursos a serem utilizados. Procede-se de uma opção que deve ser acertada, de modo que, o indivíduo não seja pungido quanto ao acesso dos seus direitos quaisquer eles sejam, nem muito menos responsabilizado, o que reforçaria a lógica da exclusão social.

De maneira que a observação pode-se perceber que é um aparelho importante em momentos de decisão em que o assistente social precisa ter segurança, fixando-se nos objetivos que se pretende conseguir, no qual estive sempre alerta em adotar conhecimentos sobre os fatos que poderiam servir de apoio para estar trabalhando e ajudando aos usuários a alcançarem seus objetivos.

No decorrer de todo o período de estágio no CRAS, pode-se estar realizando constantes atendimentos aos usuários para os encaminhamentos aos diversos programas oferecidos, como por exemplo o atendimento ao Bolsa Família, BPC entre outros. Entretanto com alguns dos atendimentos foram reduzidos devido a pandemia em que vivemos, foi possível acompanha os atendimentos e observar a atuação da assistente social em cada demanda atendida pelo CRAS.

Fazer um acompanhamento social é um procedimento técnico de caráter continuado, que necessita de um vínculo entre o usuário e o profissional, como por exemplo, o acompanhamento sociofamiliar detectado durante a entrevista, e que determina os encaminhamentos necessários. Esse instrumento analiso de suma importância tão para os usuários quanto para o assistente social, exatamente por ter este caráter contínuo em que acaba por se criar este vínculo afetivo para com o usuário.

Esse acompanhamento social, pode necessitar de uma visita domiciliar, que consiste em avaliar a realidade social, de uma determinada família, ou seja, analisar o contexto familiar e o modo de vida, suas vulnerabilidades e potenciais, permitindo ao assistente social ressaltar o indivíduo em seu meio social, além de realizar o acompanhamento e os encaminhamentos necessários para a rede de atendimento.

No campo do estágio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Júlio Moreira Lima, foi acompanhado algumas visitas domiciliares sendo um dos instrumentos estratégicos utilizados para a abordagem com as famílias, pois possibilitou-me enquanto estagiária uma aproximação mais profunda da realidade vivenciada pelos grupos familiares no território de abrangência ao qual o CRAS-Júlio Moreira Lima estar inserido, podendo com isso acompanhar e analisar melhor o resultado das intervenções.

Os diários de campo ou folha diária de produção são parte dos instrumentos utilizados durante o trabalho, neles é registrado todo trabalho produzido durante o dia de trabalho. O diário de campo é um instrumento que auxilia bastante o profissional nesse processo. Trata-se de anotações livres do profissional, individuais, em que o mesmo sistematiza suas atividades e suas reflexões sobre o cotidiano do seu trabalho.

O diário de campo é importante porque o Assistente Social, na medida em que vai refletindo sobre o processo, pode perceber onde houve avanços, recuos, melhorias na qualidade dos serviços, aperfeiçoamento nas intervenções realizadas – além de ser um instrumento bastante interessante para a realização de futuras pesquisas.

Ele é de extrema utilidade nos processos de análise institucional, o que é fundamental para localizar qualquer proposta de inserção interventiva do Serviço Social. Durante o estágio utilizamos este instrumento para registrar nossas atividades realizadas, a fim de demonstrar o desempenho obtido com este trabalho. Também o utilizamos para refletir nosso trabalho, rever nossas ações, além de discutirmos em grupo as dúvidas que houvessem perseverado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com