TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho do assistente social

Por:   •  21/11/2016  •  Monografia  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

  SARA SUED DOS SANTOS BISPO FERNANDES RA: 279884

PÓLO- JUAZEIRO-BA

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

JUAZEIRO-BA, 2012

          ESTUDO E ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO:

          CASA DE PASSAGEM MESSE DE AMOR

                             E ROSA MENINA

Estudo apresentado à disciplina de Estágio I – Iniciação ao SERVIÇO SOCIAL – do Curso de Serviço Social- do Centro Universitário UNIDERP ANHANGUERA, como Requisito parcial para avaliação.

Tutor Externo-Orientador- Fernanda Lins

Supervisor de Campo – Orientador – Cícero de Brito Monteiro

                                  

                                         JUAZEIRO-BA

                                                2012

                             

Introdução:

O presente trabalho trata-se de uma apresentação das principais características levantadas na Casa de Passagem Messe de Amor e Rosa Menina, estudo esse que tem como objetivo fazer uma análise objetiva e sucinta, em relação às principais características da Instituição, bem com o Publico alvo que ela atende, a fim de contribuir para a elaboração de um projeto de intervenção.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

1.1-Razão Social: Casa de Passagem Messe de Amor e Rosa Menina CNPJ: 13.915.632/0001-27

1.2-Endereço: Rua do cajueiro s/n, bairro: cajueiro. Cidade: Juazeiro – Bahia

     1.3-Representada por Rita Menezes Diniz

1.4-Cargo: Coordenadora

2. IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO:

        

         2.1-Nome do Supervisor de campo: Cícero de Brito Monteiro

         2.2-Nº DO CRESS: 7852/BA

         2.3-E-MAIL: monteiro.brito@hotmail.com

3.DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO:

 A casa de Passagem é um Projeto Instituído pela Secretaria de Desenvolvimento Social, já instinto e substituída pela então Seiasc – Secretaria de Igualdade Assistência Social e cultura, e Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA, vinculado a Gerência de Proteção Social Especial – GPSE.       Foi estabelecida a implantação para atender e abrigar temporariamente Crianças e Adolescentes vitima de violência domestica e sexual, vulnerabilidade e abandono, que sejam encaminhadas por entidades e autoridades competentes.

Apesar das casas de passagem serem de responsabilidade da secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Juazeiro, as crianças só podem ser acolhidas com autorização e acompanhamento jurídico; dessa forma todos os processos legais, desde a autorização para que a criança retorne a sua antiga casa ou o encaminhamento para a adoção,é de responsabilidade da justiça.

4. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Fundada no ano de, 1992, na gestão do prefeito Joseph Wallace F. Bandeira, já passou por algumas reforma, sendo ultima em 21 de julho de 2010, as Casas de Passagem Rosa Menina e Messe de Amor foram reformadas e reestruturadas pela a pela Prefeitura de Juazeiro- BA. Além da pintura total do prédio, os locais ganharam novas instalações elétricas e hidráulicas, recebeu moveis novos brinquedoteca e etc. para que as crianças e adolescentes que são acolhidas tenham mais conforto, dignidade e garantia de direitos.

As casas contam com equipe multidisciplinar, tais como, psicólogo, Assistente Social, coordenador, educadores e técnicos.

     5.ESTRUTURA  E  FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO: 

         (VERIFICAR ORGANOGRAMA DA INSTITUIÇÃO)    

As casas funcionam 24 horas por dia, e são regidas pelo ministério Público, Conselho Tutelar e pela justiça; como um meio para acolher temporariamente e amparar crianças e adolescente em vulnerabilidade, estruturar a família e levar essas crianças e adolescente ao convívio familiar.

A casa de passagem messe de Amor e Rosa Menina embora funcionem no mesmo prédio são separadas por alas, atendem crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, sendo a Messe de amor para meninos a partir dos seis anos e a Rosa Menina meninos de até 05 anos e meninas; tendo capacidade para abrigar até 25 meninas e 25 meninos.

Cada ala possui dormitórios, refeitório, cozinha, banheiros, área de lazer,sala de vídeo e brinquedoteca,proporcionado as crianças e adolescentes, conforto, espaço, três refeições garantidas e merendas; tornando uma estádia mais aprazível.

Tendo como retaguarda a equipe do centro de referência Especializado de assistência social (CREAS), As crianças e adolescentes acolhidos freqüentam a escola, participam de atividades com educadores e praticam esportes. Podem receber visitas todos os domingos, das 16 às 17h.

As casas contam com equipe multidisciplinar, tais como, psicólogo, Assistente Social, coordenador, educadores e técnicos.

Secretario               - Márcia Moura Reis

Gerencia                  - Marly Carvalho

Coordenação          - Rita Menezes Diniz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com