TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO DE CIÊNCIAS REAIS

Projeto de pesquisa: OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO DE CIÊNCIAS REAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abrangera assuntos buscando o conhecimento para um melhor planejamento tributário das empresas. Analisando quais ferramentas poderemos buscar qual seria a melhor forma de pagar impostos e administrar as entidades empresarias. Vamos buscar entender melhor as formas de controle interno e para melhorar buscar o entendimento correto para uma melhor aplicação na tributação da empresa. Estudaremos quais os melhores profissionais e suas características para que possa aplicar corretamente as formas de controle interno das empresas para melhor entender o funcionamento tributário das empresas.

2 – O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS

A ciência atuarial é a ciência que estuda as técnicas especificas de analise de riscos e expectativas na administração. Utilizando conhecimentos específicos da matemática estatísticas e financeira, analisando sempre a quantidade de risco que as empresas sofrem. Alem disso a ciência atuarial dedica-se a estudar os acontecimentos econômico-sociais envolvendo os riscos e incertezas no mercado. O estudo da ciência atuarial se divide em dois tópicos:

 Vida: nesse tópico analisa questões em longo prazo como por exemplo: as aposentadorias, pensões e seguros;

 Não-Vida: analisa as questões em curto prazo como os seguros de automóveis e responsabilidades civis.

O objetivo principal é encontrar a probabilidade de ocorrência da danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Levantar informações como por exemplo o nível de reserva que cada empresa deve ter como garantia para os pagamentos dos seguros contratados pelos clientes. É através da matemática estatística e financeira que essa ciência estuda os níveis de incidência para levantar essas informações importantes para um bom planejamento das empresas.

3 – AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO

Para atuar na área das ciências atuariais é necessário que o profissional tenha curso superior, onde o aluno estuda a matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, informática, filosofia e estatísticas. Os profissionais podem atuar nas empresas seguradoras, órgãos do governo, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, pericias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar no magistério superior.

Para ser um atuário é necessário que o profissional entenda as ciências exatas e domine muito os conceitos da matemática.

As principais características de um profissional atuário:

 Responsabilidade;

 Capacidade de observação;

 Visão de projeto;

 Capacidade de concentração;

 Capacidade de distinção de prioridades;

 Interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios;

 Facilidade de aprendizado;

 Capacidade de gerenciamento;

 Metodologia.

Essas são características necessárias para que esse profissional possa desenvolver com muita propriedade essa função, tão importante para o mercado exigente de bons profissionais para atuar nas áreas atuariais.

4 – A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA

4.1 – IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA

A controladoria tem como objetivo a elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiros e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo reconhecido por alguns autores e especialistas como o processo evolutivo da contabilidade.

As grandes e modernas empresas estão utilizando a controladoria para aprimorar seus processos de gastão bem desenvolvidos. Neste cenário a aparece a controladoria como uma ferramenta com a finalidade de garantir informações adequadas para a tomada de decisão da empresa. A controladoria tira diretamente da contabilidade valores necessários para elaboração dos relatórios gerenciais, por isso a importância e responsabilidade da contabilidade na hora de elaborar os lançamentos contábeis da empresa.

Apesar da maior parte das informações para a controladoria ter origem contábil, isso não responsabilidade da controladoria. Ela tem uma abrangência maior, se tornando um banco de dados com informações importantes para tomada de decisão, incluindo dados de natureza física e qualitativa.

Com o aumento da globalização no mundo as necessidades de informações aumentando numa velocidade espantosa, o mercado ficou competitivo e obrigando as empresas a buscar processos mais seguros de informações. Tendo a necessidade de estar reciclando os profissionais das áreas financeiras, incentivando a criação de novos setores de departamentos de controladoria e de gestão das empresas.

4.2 – FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

Atribui-se como fundamentos da controladoria a supervisão da contabilidade geral, engajando todos os setores contábeis e das estatísticas, onde se usa a aplicação da função contábil para resolução de problemas.

Além dessas ainda podemos citar as seguintes funções da controladoria:

 Subsidiar o processo de gestão: da suporte e apoio para simulações sobre eventos econômicos nas tomadas de decisão da empresas;

 Elaborar a avaliação de desempenho: cria sistemas de analisar o desempenho de todas as áreas;

 Apoiar a avaliação de resultado: analisar os resultados econômicos dos produtos e seus processos de estabelecimentos de padrões;

 Gerenciar os sistemas de informação: Padronizar as informações econômicas informadas aos gestores da empresa;

 Atender os agentes do mercado: analisar e apoiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com