TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFERTA E DEMANDA

Relatório de pesquisa: OFERTA E DEMANDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

A OFERTA E A DEMANDA

A Oferta é a quantidade de um bem que o produtor pretende disponibilizar em um determindade espaço de tempo.

Já a Demanda é exercida pelos consumidores, demandando certa quantidade de um bem em um determina de período.

Teóricamente, a Oferta possui relação direta com o Preço do bem, e a Demanda relação inversa.

Quando a Oferta de um bem é alta, seu preço também tende a ser alto, pois sua curva possui inclinação positiva. Quanto menor a oferta, menor o preço.

A Demanda, possuindo declividade negativa tende a ser alta quando o preço do bem está baixo, e ela pode diminuir quando o preço desse bem subir.

Pode-se entender que a Demanda e Oferta são duas 'forças' inversas. Com o oferta muito alta e prelos altos, a demanda tende a diminuir.

Mas, pode-se achar um ponto que é denominado "Ponto de Equilíbrio" (PE). Esse ponto se dá quando a Oferta seja igual a Demanda. Ou seja, está se ofertando uma certa quantidade de um bem que satisfaz a sua procura. Fora desse ponto, quando a oferta supera a procura, diz-se que há um 'excesso' de oferta. Isso força os produtores a diminuir a oferta e consequentemente o preço, pra se chega novamente ao PE.

Quando a demanda é maior que a oferta diz-se que houve uma escassez do produto em questão. Pra se chegar novamente ao PE, a demanda deve diminuir-se, o que pode ser feito através de um aumento no preço do bem.

Demanda (ou procura) é a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento.

Oferta é a quantidade de bens ou serviços que se produz e se oferece no mercado, por determinado preço e em determinado período de tempo.

A demanda depende de fatores, como por exemplo:

- Preferência do consumidor - se o consumidor mudar sua preferência, a demanda pelo bem ou serviço será afetada.

- Poder de compra do consumidor - se o consumidor não tiver condições financeiras para adquirir o bem ou o serviço, a demanda não existe em termos econômicos.

- Preços de outros bens similares.

- Preço do bem ou serviço pois pelos mecanismos comuns do mercado, quanto maior o valor, menor será a quantidade demandada.

- Qualidade do bem ou serviço.

O somat'orio dos gastos dos agentes macroeconômicos é a demanda agregada (consumo das famílias, investimento das empresas, gastos do governo etc).

Dado que o modelo keynesiano básico trata apenas do curto prazo, sabemos que a oferta agregada não é afetada pelo investimento que as empresas estão fazendo, pois depende exclusivamente dos fatores de produção já existentes (hipótese de fatores fixos de produção) ou seja, a oferta agregada potencial permanece constante. Ela só aumentará num prazo maior, porque ampliar a capacidade produtiva leva mais tempo. (Oferta agregada: (AO) é o valor total da produção de bens e serviços finais colocados à disposição da coletividade num determinado período...).

Por isso que as alterações do nível de equilíbrio da renda e do produto nacional devem-se exclusivamente às variações da DEMANDA AGREGADA de bens e serviços, o que é por sua vez chamado de Princípio da Demanda Efetiva.

Esta é a corelação entre as duas. Espero ter ajudado.

Por meio das curvas de oferta agregada e demanda agregada, explique como as políticas adotadas pelo governo podem ter influenciado no aumento da inflação. Cite ao menos dois tipos de inflação que você identifica como causa do atual aumento generalizado e persistente dos preços, e cite exemplos (um para cada uma das inflações citadas) de políticas adotadas pelo governo que tenham influenciado neste aumento da inflação.

O governo pode influenciar a inflação tendo deficit nas contas públicas, desta forma ele aumenta a demanda agregada. O governo também pode desvalorizar o cambio, dessa forma os produtos externos tornam-se mais caros, diminuindo a oferta agregada.

Inflação estrutural: Resultante da ineficiencia dos serviços de infraestrutura do país, exemplo Brasil e o Custo Brasil.

Inflação inercial: devido a memoria inflacionária e a idexação da economia, exemplo inflação da decada de 80.

O governo influenciou estes casos de inflação por investir erroneamente na infraestrutura brasileira, por gerar deficit nas contas públicas e por aumentar a oferta monetária no mercado.

O QUE É O DEFICIT FISCAL?

É a diferença entre todas as receitas do governo e as suas despesas, considerando que as despesas são maiores que as receitas.

Geralmente um país enfrenta déficit fiscal então se utiliza da emissão de títulos públicos, que são promessas de pagar mais tarde o dinheiro de quem quiser comprar estes títulos, a remuneração destes títulos é dada pela taxa selic que é esta taxa de juros que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com