TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÕES DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Artigos Científicos: OPERAÇÕES DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE MINAS – FAMINAS

CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA

OPERAÇÕES DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE

SUBSTÂNCIAS

Equipe:

Douglas Cesso de Almeida Vieira

Layana Dutra Ribeiro

Éssela Soanni Chiconelli

AGOSTO DE 2014

MURIAÉ – MG

SUMÁRIO

Página

1. INTRODUÇÃO........................................................................................ 1

2. MATERIAL E MÉTODOS...................................................................... 2

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO............................................................. 3

4.CONCLUSÕES........................................................................................ 4

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................... 5

1. INTRODUÇÃO

Uma substância quando está em seu estado puro apresenta propriedades físicas e químicas que a difere das demais. Entre as propriedades, existem as constantes como por exemplo: o ponto de fusão, o ponto de ebulição, densidade, entre outros. O ponto de fusão de uma substância pura é a temperatura em que a fase sólida começa a mudar de estado físico para a fase líquida. Durante a mudança de estado físico a temperatura da substância permanece constante, até que a mudança de estado seja completa. O acréscimo de energia sem que haja o aumento de temperatura é chamado de calor latente, enquanto que a energia utilizada pelo sistema para aumentar a temperatura é chamada de calor sensível. (LENZI et. al, 2004)

Quando um composto sólido possui alto grau de pureza, ele se funde à uma temperatura bem definida. Porém, na prática observa-se que a temperatura pode estar num intervalo de variação de 1ºC a 2ºC sobre este valor. (CONSTANTINO et. al, 2004)

O ponto de fusão é uma característica de substâncias puras, portanto pode ser utilizado como critério de determinação de grau de pureza de uma substância. Quando uma substância possui impurezas em sua composição, o seu ponto de fusão é drasticamente alterado. (RUSSELL,1994)

O objetivo deste relatório é aprender e compreender na prática de forma simples e rápida como determinar o ponto de fusão, utilizando-se vidrarias e outros materiais, além da importância do conhecimento deste para a identificação de uma substância pura.

1

2. MATERIAL E MÉTODOS

Pegou-se um vidro capilar e um bico de Bünsen e colocou-se o capilar na chama oxidante à fim de derreter e fechar uma de suas extremidades. Após isso pegou-se uréia no estado sólido em um vidro de relógio e amassou-a utilizando-se o grau pistilo. Em seguida transferiu-se a uréia amassada para dentro do capilar com o auxílio de uma espátula.

Depois pegou-se uma chapa aquecedora e ligando-a à uma temperatura de 50ºC, colocou-se um béquer(200mL) sobre ela, contendo uma barra magnética, após isso colocou-se 200mL de glicerina bidestilada no mesmo béquer(200mL). Pegou-se um termômetro e com o auxílio de um elástico prendeu-o com o capilar contendo uréia e colocou-se ambos em um suporte universal, e em seguida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com