TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL NA SEGURANÇA PUBLICA

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

OS DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL NA SEGURANÇA PUBLICA

MANAUS-AM

2015


NEILA DE FÁTIMA CARVALHO SILVA

OS DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA

Pré-projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado na universidade UNIP. Como requisito básico para obtenção de notas na disciplina de estagio supervisionado.

Orientador (a): Maria da gloria Gomes da Silva.

MANAUS-AM

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO - TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ....................................................04

2. JUSTIFICATIVA................................................................................................................06

3. OBJETIVOS........................................................................................................................07

3.1. GERAL..............................................................................................................................07

3.2. ESPECÍFICOS...................................................................................................................07

4. FUNDAMENTO TEÓRICO..............................................................................................08

5. METODOLOGIA DA PESQUISA...................................................................................10

6. CRONOGRAMA ...............................................................................................................11

REFERENCIAS .....................................................................................................................12

        

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O referido trabalho tem como objetivo analisar os desafios postos da profissão do assistente social nas Instituições executoras de Segurança Pública do Amazonas. Os desafios estão expostos para que o profissional do serviço social venha a desenvolvê-lo as novas configurações de trabalho e as demandas profissionais, através de suas intervenções e ações sociais envolvendo teoria e prática.  

Sua atuação   são relevantes através das experiências contidas com as demandas da comunidade, contribuindo para melhoria da imagem dos serviços prestados nessa instituição assegurando com quer tenha um atendimento humanizado e ético ao cidadão; buscando sempre melhorar o acesso ao serviço e contribuir para qualidade de vida e bem-estar físico mental e social, na medida em que funciona como mecanismo de proteção.

É fundamental entender que a segurança é um direito e um dever de cidadania, no sentido de dar condições dignas de vida aos cidadãos, oferecendo um atendimento de qualidade, possibilitando que os usuários tenham um maior Conhecimento sobre os seus direitos civis, políticos e sociais, fortalecendo o usuário ao acesso e no processo de mudança da realidade social na qual se insere, com vista à ampliação dos seus direitos e efeitos da cidadania. 

O artigo 144 da Constituição federal de 1988 afirma que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, fazendo-nos pensar que todo e qualquer cidadão tem sua parcela de responsabilidade na questão da segurança pública. Sendo assim, inicialmente não seria correto e legal atribuir todas as responsabilidades sobre a segurança pública e policias.  Sabe-se que o profissional de segurança pública não pode lidar sozinho com a violência, a sociedade deve participar na construção de uma política pública.

Hoje percebe-se que a segurança pública trabalha isolado, muitas das vezes se sobre carrega o policial e cria um índice de estresse e acabam sendo vítimas da violência, levando ao afastamento do seu trabalho; é neste momento que se percebe a necessidade de um profissional do serviço social, de trabalhar as questões sociais em suas mais variadas expressões cotidianas, onde envolve sujeitos que vivencia todos os tipos de problemática situação.

 

As problemáticas causas são vários tipos de violência dentre elas: guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, desemprego, violência domestica, criança, adolescente e o idoso, violência sexual, educação, saúde, lazer/cultura, violência urbana, saneamento básico, energia elétrica, segurança pública, transporte, sistema viário, violência no trânsito, e domínio do tráfico de drogas etc.

- Por que o índice de estresse, no policial é um dos maiores.

- Qual a maior causa de afastamento do serviço.

- Quais as medidas, a serem tomadas para minimizar o índice de violência no trabalho.

2. JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como objetivo de refletir da importância do profissional do serviço social dentro de uma instituição de segurança publica, proporcionando melhorias de convívio intrafamiliar, desenvolvimento capacidade de construir estratégias em ambientes desfavoráveis de e condições difíceis e estressantes, buscar auxiliar os indivíduos a superar as adversidades em seus cotidianos construindo mecanismos de proteção que venham a solucionar os seus problemas, perante a sociedade.

3. OBJETIVOS

         Compreender o que é segurança pública, o que se destina, e quais os desafios e potencialidades do Assistente Social no atendimento aos usuários dentro desse contexto.

3.1. GERAL

- Analisar as demandadas, e suas dificuldades, para estabelecer politicas que visam melhorar o   atendimento dos usuários.

3.2. ESPECÍFICOS

- Elaborar palestras para o esclarecimento do usuário.

- Orienta-lo quanto ao encaminhamento para atendimento, fora do âmbito da instituição.

- Discriminar todo o ás áreas de atenção, através de folhetos informativos, para um atendimento de qualidade, visando o bem-estar do usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com