TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Pública De Atendimento e Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua no município de Cachoeiro de Itapemirim: Limites, Avanços e Desafios.

Por:   •  6/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.209 Palavras (25 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 25

  1. UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

Cristiane Armani Martins - RA 1235355

Eliane Alves silva - RA 1220692

Idaiane de São Paulo Gonçalves - RA 1234916

A Política Pública De Atendimento e Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua no município de

Cachoeiro de Itapemirim: Limites, Avanços e Desafios.

Cachoeiro de Itapemirim - ES

2015

Cristiane Armani Martins - RA 1235355[pic 2]

Eliane Alves silva - RA 1220692

Idaiane de São Paulo Gonçalves - RA 1234916

A Política Pública De Atendimento e Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua no município de

Cachoeiro de Itapemirim: Limites, Avanços e Desafios.

Projeto de pesquisa apresentado á Universidade Paulista - UNIP como requisito parcial a obtenção do curso de Bacharelado em Serviço Social.

Cachoeiro de Itapemirim - ES

2014[pic 3]

Sumário

[pic 4]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP        

Problema de Pesquisa        

Objetivo Geral        

Justificativa        

Referencial Teórico- Metodológico        

Hipóteses:        

Cronograma        

Estimativa de Custo        

1- Recursos materiais        

2- Recursos humanos        

Bibliografia        

  1. Problema de Pesquisa

A problemática proposta neste projeto de pesquisa está em analisar os principais fatores que limita o Atendimento e Abordagem Social e desafia o desenho tradicional das Políticas Públicas de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua no município de Cachoeiro de Itapemirim.

Objetivo Geral

Identificar os principais desafios da Política Pública de Atendimento e Abordagem a Pessoas em Situação de Rua do município de Cachoeiro de Itapemirim- ES.

Objetivos Específicos

- Identificar as principais limitações no que tange o Serviço de Atendimento e Abordagem Social as pessoas em Situação de Rua para a real efetivação dos direitos humanos e sociais desse grupo populacional.

- Ressaltar principais os desafios das Políticas Públicas voltados para as Pessoas em Situação de Rua no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES.

-Estudar as possibilidades de consignação de parcerias intersetoriais, tendo como objetivo minimizar a instabilidade no Atendimento e Abordagem Social ao cidadão em situação de rua nesse município.

Justificativa

A pessoa em situação de rua no Brasil é caracterizada como uma das expressões da Questão Social, decorrente dos modelos e estruturas econômicas que ascendem desigualdades, ruptura de vínculos familiares e social. Sob esta conjuntura, há um grande número de pessoas que se confrontam cotidianamente com esta realidade, em situação de extrema desigualdade e pobreza. É nesta perspectiva, pertencendo a esta realidade, que se contempla a discussão sobre a complexidade nos atendimentos e abordagens sociais, a compreender as condições e os fatores que conduzem esses cidadãos a buscarem, como uma opção ou não, as ruas como moradia e/ou fonte de renda.

Este projeto tem como tema central as Políticas Públicas de Atendimento e Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES: Limites, avanços e desafios. Apresenta como plano de fundo a sociedade contemporânea, resultando das distinções sociais e a falta de garantia de direitos. Busca-se contextualizar os desafios e riscos que se encontram em situação de rua, testemunhando diariamente a exclusão social e a violação de seus direitos como cidadãos.

Durante o processo de estágio nesse setor, percebe-se que o profissional de Serviço Social trabalha para assegurar a garantia de direitos sociais como uma das formas de se enfrentar os problemas de exclusão das pessoas em situação de rua, porém encontra diversos desafios e limitações para que o trabalho seja de fato concretizado. Uma vez que, a intervenção do profissional de Serviço Social se dá pelo convencimento em abordagens, a maioria dos usuários encontra-se em posse de substâncias psicoativas, a comunicação com pessoas embriagadas e/ou drogados se torna difícil e complexa, um desafio enfrentado na maioria dos casos.

Este questionamento é relevante em meio à sociedade cachoeirense, pois os números de pessoas em situação de rua no município vêm aumentando significadamente, tornando-se uma questão de saúde pública, o que gera um assunto polêmico em meio a uma sociedade, discriminatória e excludente. Nesse sentido, se faz pertinente, o presente projeto com a finalidade de obtenção de dados de forma a compreender o novo perfil do usuário e sua realidade social, cada vez mais expressiva, em um município com grande potencial em desenvolvimento econômico do sul do estado do Espírito Santo.

Justifica-se este trabalho devido à necessidade de se aprofundar o estudo em relação ás Políticas Públicas de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua a fim de identificar as principais limitações e desafios enfrentados e analisar as possíveis construções de parcerias intersetoriais, considerando o alto grau de complexidade da heterogeneidade das demandas atendidas e na atuação do profissional de Serviço Social, fato observado durante o processo de estágio junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES, no setor de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua em Cachoeiro de Itapemirim-ES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (278 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com