TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA POLITICA SOCIAL

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]       

                              UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS:

RESUMO: No presente trabalho, destinado a avaliação de acadêmicas do Curso de Serviço Social, da disciplina Fundamentos das Políticas Sociais, Polo de Tupã, SP,  as autoras abordam sobre a função do assistente social como mediador, principalmente das políticas sociais junto às questões sociais contemporâneas, mostrar o significado das políticas e sua real empregabilidade na contemporaneidade, de modo a transparecer a função e as dificuldades encontradas pelo assistente social, abordando temas sobre as dificuldades que o profissional do Serviço social encontra em sua atuação frente aos problemas de política social.

Palavras Chaves: política, política social, capitalismo, democracia, classe social, movimentos sociais.

  1. INTRODUÇÃO

Falar sobre política engloba muitas críticas, até mesmo pelo entendimento por parte de leigos que acham que simplesmente política são as pessoas e o modo que o Brasil é administrado nos dias de hoje.

        Política Social engloba muito mais que simplesmente o nome; engloba busca por igualdade, por leis e normas.

        O Assistente Social tem um importante papel de mediador entre o sistema capitalista manipulador e a sociedade carente de direitos práticos.

Este artigo tem por finalidade mostrar a função do assistente social como mediador principalmente das políticas sociais junto às questões sociais contemporâneas;

 Mostrar o significado das políticas e sua real empregabilidade no momento atual, de modo a transparecer a função mostrar as dificuldades encontradas pelo assistente social.

Com base em livros, filmes, artigos, e em aulas assistidas, buscamos mostrar as formas de desenvolvimento da profissão do Assistente Social, suas responsabilidades, e a importância do trabalho interdisciplinar, para chegar a resultados positivos nas intervenções dos conflitos sociais. E das questões sociais.

As dificuldades junto à prática das políticas sociais foram demonstradas buscando apontar o porquê de tais políticas no Brasil serem tão complexas de se trabalhar a teoria na prática, junto a realidade do país.

As Políticas Sociais existem baseadas nas questões sociais que surgem com o decorrer dos anos, e estas estão presentes em cada região com suas particularidades,  mas que afetam uma grande  parte da população.

Utilizamos como exemplo o filme Gandhi (um filme Britânico-indiano de 1982, do gênero drama biográfico, com direção de Richard Attenborough, o qual relata as lutas da Índia em busca de sua independência, em um período em que é colonizado pelos Britânicos) para identificar alguns conflitos sociais junto à realidade de nosso país, e como um Assistente Social pode intervir através das políticas sociais junto a esses conflitos e outras questões sociais, que surgem principalmente através de lutas e manifestações.

Aliás, o Assistente Social se apóia nas políticas sociais, mas é impossível delas se separar, pois ambas andam juntas.

O trabalho do Assistente Social se embasa nas políticas sociais e luta por suas mudanças quando necessário.

  1. O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS.

Para compreendermos a atuação do Assistente Social junto às políticas sociais, temos que buscar compreender como tudo se iniciou, qual o significado da política,  sua real prática, e o porquê do surgimento das  Políticas Sociais baseadas nas questões sociais diversas.

Para a palavra Política encontramos diversas definições e entre todas podemos concluir que Política é uma ciência, uma arte de governar e uma arte de negociação de modo que os interesses e necessidades de ambos os lados envolvidos sejam alcançados harmonicamente.

Conforme a derivação do grego, a palavra Política diz respeito a tudo que é público, o Estado, de modo a exercer o poder para administrar os problemas, sancionando normas e leis que beneficiem de modo coletivo.

Sendo assim, a política deveria teoricamente ser usada para expressar as necessidades e buscar a solução daquilo que não faz bem a sociedade, de modo a se evitar certos conflitos, ordenando direitos e deveres a cada um enquanto seres sociais.

Porém, o uso desse poder, nem sempre satisfaz a sociedade como deveria, e esses cidadãos insatisfeitos preferem ignorar a política e não expressam suas opiniões, não participando das atividades sociais que dão formato a tais políticas sem saber que, negligenciando sua opinião está sendo político.

Por ser o Brasil um país democrata que vive em um sistema capitalista, onde o poder se concentra nas mãos de poucos com foco principal na política social tendo migrado ostensivamente das necessidades humanas para as necessidades do capital (Gough, 2003), temos certos direitos e ao mesmo tempo alguns empecilhos em utilizarmos desses direitos.     Embora todo o poder se concentre nas mãos de poucos, quem dá este poder a eles somos nós, através de eleições democráticas,

 A política tem a necessidade de se dividir, se ramificar em vários ramos de atuação, para melhor tratar cada assunto. Exemplos dessas políticas são: política educacional, política habitacional e a política social.

            A prática do Serviço Social teve seu início pautado na caridade e com base na igreja católica, mas foi com a industrialização que foi inserida mesmo como profissão, com esse intuito de mediador de patrão versos funcionários.

Os empresários em busca de produzir e vender mais contratavam os assistentes sociais para analisar as necessidades dos trabalhadores, de modo a tentar fazer com que parecesse que estavam dando vantagens aos trabalhadores, quando na verdade estava dando de um lado e tirando do outro, pois a intenção dos empresários era que enquanto davam vantagens aos trabalhadores, esses viessem a produzir mais elevando sua renda e se transformando em consumidor, ou seja, os assistentes sociais entram para ensinar os trabalhadores a serem consumistas, sendo assim vemos que os assistentes sociais também foram de grande importância para promover cada vez mais o sistema capitalista (produção e reprodução do capital).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com