TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos e Politica Social

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 10

Questões Sociais

A criação de Serviço Social surge para atender as necessidades da burguesia crescente da Inglaterra e dos Estados Unidos, para resolver os problemas com a classe proletária. Já no fim do século XIX com a decadência da sociedade feudal e o surgimento desta nova classe de operários, começa a surgir às primeiras legislações com leis de proteção à classe de trabalhadores. Na década de 1920 ocorrem à ascensão de novas classes sociais, os assalariados, que eram frutos da exploração da força de trabalho; nesta época os trabalhadores começam a se organizar com movimentos operários, e conseguem com isso importantes espaços políticos, reconhecendo direitos de cidadania política e sociais mais amplos. Em meio a todo esse processo as diferenças econômicas foram ficando cada vez mais gritantes entre a população de todos os países, cada vez mais se discutia a favor da igualdade, foram sendo criado no decorrer desse conflito todo medidas de proteção social para tentar aliviar os problemas dessa classe. No Brasil, o Serviço Social começa sua caminhada na década de 1930 com a iniciativa de vários setores da burguesia com fortes laços com a Igreja Católica, tendo como referência o Serviço Social da Europa, mas que fique claro que o nosso Serviço Social trabalhou dentro do quadro histórico que marcava aquele momento. A acumulação capitalista deixava de se fazer através das atividades agrárias e de exportação centrando-se no amadurecimento do mercado de trabalho, na indústria nacional e na vinculação da economia do mercado mundial. Os acontecimentos sociais da década de 1930 exigiam uma rápida mudança no quadro político, social e econômico. A burguesia fracassou em parar o movimento operário e por isso precisava meios mais sólidos para combater as contradições sociais.

O Serviço Social no Brasil no campo da teoria social tiveram como meta o pensamento social da Igreja Católica e o pensamento conservador, principalmente da sociologia norte-americana. Receberam influência das Encíclicas Papais pela escola Franco-Belga e do pensamento de São Tomás de Aquino (século XII), Jacques Maritain da França e de Cardel Marcier da Bélgica (Neotomismo), essas teorias vão dando a profissão uma idéia de apostolado fundado em uma abordagem da questão social como problema moral e religioso e dando a entender que a formação da família e do indivíduo é que deve ser priorizado com atendimento as suas necessidades materiais, morais e sociais. O Serviço Social age na integração de seus clientes a sociedade capitalista monopolista. Para atender todas as necessidades que a profissão exigia neste momento os profissionais de Serviço Social tiveram que ir atrás de maior qualificação e sistematização de seu espaço sócio ocupacional priorizando responder as necessidades do Estado e a implementação das políticas sociais. A abordagem Durkeimiana do sistema de trabalho, a teorização sobre o normal e o patológico e sua relação com os pensamentos católicos integraram as bases teóricas do Serviço Social numa ótica restauradora e moralista. Com o início das ciências sociais se consolida a Sociologia. Com as elaborações de Mary Richmond, designa ao exercício do assistente social a noção de uma ciência social sintética aplicada. Atribui-se ao Serviço Social o caráter de uma profissão interventiva, que necessita dar respostas práticas para as contradições sociais. A partir de 1950 o profissional passa a ter uma postura um pouco mais progressista buscando a modernização do Serviço Social, indo de encontro com os acontecimentos no Brasil que se aventuravam no desenvolvimento e apostava no capitalismo industrial. Neste momento ocorre desdobramento de alguns setores populares que preocupavam os poderes da sociedade brasileira e o Serviço Social passa a ser um agente importante para o enfrentamento da questão social e amplia seu campo de intervenção.

Com a ditadura militar temos o início do movimento de reconceituação com os encontros de Araxá, de Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa vista que marcou esse período possibilitando os Assistentes Sociais questionar a natureza da profissão. Em meio a todo esse processo, se aproximaram de perspectiva críticas, de movimentos sociais, de alguns grupos de esquerda das faculdades, questionando o tradicionalismo. Em 1980 se inicia o processo de ruptura com o tradicional, e a partir desse processo começa a se inserir com mais facilidade nos espaços acadêmicos e a interagir com os profissionais de diversas áreas dando a origem com a integração dos processos investigativos do assistente social. Começa aí a inserção dos assistentes sociais no debate acadêmico, a aproximação com a teoria social crítica a ser cada vez mais presente na discussão teórica da profissão.

A Constituição Federal foi fundamental para o processo de reconhecimento da assistência social como política social que junto com as políticas de saúde e de previdência social compõem o sistema de seguridade social brasileira. Entende-se por política social, as formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social, com perspectiva de problematizar as demandas e necessidades dos cidadãos para que ganhem visibilidade e reconhecimento público. A política social é fundamental para o bem estar dos cidadãos, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais, conclui-se que política e política social representam atuações do poder político visando o bem estar da população. O assistente social através de tantas lutas garantiu que os cidadãos tivessem direito garantido, lutando para conseguir sua cidadania, baseando valores de dignidade e justiça, permitindo o exercício de democracia. Estão sempre buscando meios para uma intervenção qualificada e satisfatória para poderem agir em favor do usuário. O Serviço Social defende que todo usuário deveria ter conhecimento da política social para poder exigir seus direitos. Politizar é entender como a sociedade está organizada, entender as questões, as estratégias do governo, os seguimentos e estruturas do contexto político de uma sociedade. Os Assistentes Sociais devem agir como instrutores levando esse conhecimento ao máximo de usuários possível e assim os ajudar, a conhecer quais as possibilidades de conseguir o que se almeja.

Para o Assistente Social tal conhecimento é importantíssimo para que o movimento prático das resoluções dos problemas ou a busca de se garantir os direitos do usuário sejam garantidos. É bom que se saiba que as políticas sociais podem ser de âmbito Municipal, Estadual ou Federal, sendo todas imprescindíveis para o bem estar do cidadão. Apesar de as políticas públicas terem sido amplamente discutidas pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com