TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        4

JUSTIFICATIVA        5

OBJETIVOS        5

PÚBLICO ALVO        6

METAS A ATINGIR        6

METODOLOGIA        6

RECURSOS HUMANOS        8

PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS        8

AVALIAÇÃO        8

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        8

REFERÊNCIAS        8


  1. APRESENTAÇÃO

        O presente trabalho vem propor a elaboração de um Projeto de Intervenção que tem por finalidade desenvolver o processo de construção de conhecimento na realização do planejamento, execução e avaliação das intervenções no campo social.

        O presente estudo se propõe a tratar sobre o programa minha casa minha vida,  pois  o déficit habitacional brasileiro é um dos maiores problemas enfrentados pelos governos. Segundo o Ministério das Cidades em seu último relatório publicado em dezembro de 2013 e baseado nos dados do Censo Demográfico Brasileiro feito pelo IBGE em 2010, 12,1% da população do país necessita de moradia, cerca de 24 milhões de habitantes. Um montante de 70% deste déficit é composto pela demanda por moradia de famílias com renda até três salários mínimos, aproximadamente 17 milhões de pessoas. As grandes metrópoles são as que mais sofrem com a escassez de unidades habitacionais para o público com menor renda.

        Em termos sociais, destaca-se que, em seu artigo 6º, a Constituição Federal consagra o Direito à Moradia, afirmando que:

Por moradia digna compreende-se aquela que dispõe de instalações sanitárias adequadas, que garanta as condições de habitabilidade, e que seja atendida por serviços públicos essenciais, entre eles: água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública, coleta de lixo, pavimentação e transporte coletivo, com acesso aos equipamentos sociais básicos. (CF, 1988, art. 6º)

        Em função disso, políticas públicas habitacionais, investimentos e planos de gestão foram e vêm sendo desenvolvidos e aplicados tanto no âmbito federal pelo Ministério das Cidades desde sua criação em janeiro de 2003; quanto nos âmbitos estaduais e municipais. Exemplo destes e o programa minha casa minha vida.

        Neste sentido faz-se necessário o desenvolvimento de  projetos de intervenção nesta área  segundo as demandas apresentadas nas realidades abordadas.

        As ações a serem desenvolvidas no âmbito da secretaria de habitação do município de Timbaúba viabilizarão orientar a população  sobre seus direitos e deveres diante deste programa, bem como situar o contexto de território, demonstrando a importância de seu pertencimento pelo zelo ao patrimônio sócio histórico cultural que representa. Através da realização de atividades sócio-educativas por meio da oferta de palestras.

        A esta secretaria que é o campo de estágio compete a política de habitação no município que acompanha, supervisiona programa, projetos e ações na área da habitação, através da política nacional de Assistência Social (C P NAS/SUAS ) e  vem trabalhando com a inclusão social,  junto com famílias em condições de vulnerabilidade habitacional , conforme define o Ministério das Cidades. Os programas voltados à habitação é de interesse social e tem desenvolvido um papel fundamental na elaboração e desenvolvimento desse trabalho que tem beneficiado muitas famílias carentes e que tem a necessidade de obter uma moradia sem riscos.

  1. JUSTIFICATIVA

        A justificativa que anima este trabalho de intervenção se vincula à essencialidade do acesso de todos e todas à habitação/moradia digna como um “bem em si”. Neste sentido o desenvolvimento das ações do Projeto de Trabalho Social no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 é fundamental, pois visa promover o acesso a informações importantes quanto à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade com vistas à diminuição do déficit habitacional.

 

.

  1. OBJETIVOS

3.1 GERAL: 

  •  Promover a participação dos usuários da secretaria de habitação em  atividades sócio-educativas, auxiliando na compreensão da organização e gestão comunitária, educação sanitária, ambiental, patrimonial e para a saúde, visando a melhoria nas condições de vida das famílias beneficiadas.

3.2  ESPECÍFICOS:

  • Disponibilizar informações sobre o funcionamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV – PAC 2) e do Projeto de Trabalho Social;
  • Criar espaços de diálogo, canais de informação e debate sobre a garantia dos direitos sociais e as regras de convivência coletiva no território;
  • Incentivar as famílias a desenvolverem hábitos de vida saudáveis, de bem-estar, e saúde preventiva; Incentivar as famílias a desenvolverem hábitos de vida saudáveis, de bem-estar, e saúde preventiva;
  • Promover espaços de debate e estimular o reaproveitamento de materiais e o uso racional de recursos naturais.


  1. PÚBLICO ALVO

        Usuários cadastrados no programa minha casa minha vida da secretaria  de habitação.

  1. METAS A ATINGIR

        Buscar-se-á mediante a execução do projeto de intervenção garantir que cerca de 80% do publico alvo participem das atividades a serem realizadas.

  1. METODOLOGIA

                Neste projeto utilizaremos como base as leis vigente sobre a temática a ser exposta, onde utilizaremos como estratégia a aplicação das seguintes atividades :

  • Dinâmica de grupo;
  • Exposição de materiais explicativos através de cartazes e folhetos;
  •  Palestras de sistematização;
  • Vídeos explicativos no sentido de  promover o conhecimento de forma prazerosa entre os participantes, fornecendo além do conhecimento um estado de bem estar para que seja memorizado todo o aprendizado;
  • Momento de confraternização.

  1. RECURSOS HUMANOS

        Para realização do projeto de intervenção faz-se necessário de alguns recursos a exemplo do humanos que constituíram-se de: uma  Assistente Social e uma estagiaria do curso de serviço social da UNOPAR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com