TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

        

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL..................................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

        

        



  1. INTRODUÇÃO

A presente produção textual interdisciplinar individual engloba as disciplinas: Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social III; Ética Profissional em Serviço Social; Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais; Administração e Planejamento em Serviço Social e ainda Seminário Interdisciplinar IV.

A temática enfoca os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil, visando o aprofundamento do conhecimento dos conceitos e da construção das políticas sociais com destaque nos processos de planejamento.

Baseando-se nos textos estudados a produção textual irá abordar o histórico do processo de planejamento, conceituar os tipos de planejamento, as formas de planejamento adotado pelo Estado Brasileiro no século XX até a Constituição Federal de 1988, o Histórico da Construção das Políticas Sociais e os fatores políticos, econômicos e sociais que influenciaram nesse processo até 1988, o texto irá ainda destacar os processos de planejamentos do Estado Brasileiro no contexto da implantação das políticas sociais até 1988.

O planejamento social é importante para que as ações sejam realizadas de forma adequada e coerente, buscando atingir os objetivos propostos para cada situação ou realidade. Sem planejamento não há como se realizar um trabalho social. É preciso antes, refletir sobre o que se quer ou vai fazer, analisando os pros e contra, recursos, prazo, tempo operacionalização, dentre outros.

Planejar é antever o que e como será feito ou aplicado. Requer habilidade e estratégias, controle e avaliação de todo o processo.

Conforme VIEIRA (2010), o planejamento social busca utilizar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação dos vários níveis profissionais existentes dentro da sociedade. Nesse sentido, a tomada de decisão se torna elemento fundamental, pois corresponde com as diferentes escolhas dentro do processo.

Reportamos-nos aos anos de 1930, quando o país começou com importantes transformações no papel desempenhado pelo Estado na proposta no que diz respeito aos direitos sociais. O processo de industrialização traria para o povo problemas sérios em sua condição de vida, já sem perspectivas.


  1. OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL

Em todos os aspectos da vida humana há de se fazer o planejamento de tudo que irá ser realizado. Seja nas menores atividades deve haver planejamento para que tenhamos bons resultados. Sendo ele um processo que garante racionalidade à ação de intervenção numa situação real, transformando-a na situação idealizado.

O planejamento, como tarefa natural ao ser humano, é o processo de divisar o futuro e agir no presente para construi-lo. Assim planejar é organizar um conjunto de ideias que representem esse futuro desejado e transformar a realidade para que esse conjunto nela se realize no todo ou em parte. (GANDIN, 1999, p. 37)

Podemos concluir então, que planejamento é sempre um processo, não se encerra em um ciclo, esta sempre em processo, sendo avaliado e revisado, implica a ação. Os planejamentos trabalham juntos e têm sua importância em toda e qualquer instituição, e dentro do sistema governamental, para que as políticas públicas e sociais sejam implantadas deve haver planejamento, levando-se em conta os fatores internos e externos.

O planejamento tecnocrático seguindo um modelo centralizador, autoritário e elitista, intenciona operar sobre estrutura social, econômica e política ou na estrutura institucional com ações puramente racionais e sob a perspectiva funcionalista de sociedade, na qual todos têm que se ajustar e os conflitos existentes devem ser amenizados e trabalhados para que não ofereçam ameaças à estrutura instituída. Segue a forma tradicional de planejar as ações a serem desenvolvidas.

Nascido em meio aos movimentos sociais e populares nos anos 1970 e 1980 o planejamento participativo é uma postura inovadora do planejamento, reconhecendo a importância dos planejamentos, porém defendendo novos instrumentos e ferramentas para a efetivação do mesmo. O planejamento estratégico consiste em buscar formular os objetivos pretendidos para selecionar e executar as atividades, considerando-se o que deve ser feito e de forma deve ser feito, de caráter abrangente em razão do entendimento de alguns de que todo planejamento e estratégico, na medida em que antevê e escolhe a melhor maneira de atingir os objetivos.

O processo de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil, teve muitos momentos marcantes para a sua historia e teve inicio no século XX. Neste período o país viveu uma forte crise caracterizada pelas mudanças e transformações no cenário político, social e econômico, iniciava-se uma nova era.

As políticas sociais no Brasil foram sendo construídas ao longo das décadas, ora de forma progressiva, ora de forma regressiva, houve avanços e retrocessos nesse processo, todos importantes no sistema político, econômico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com