TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos da ergonomia

Resenha: Objetivos da ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

ERGONOMIA

Objetivos da Ergonomia

O objeto de estudo da ergonomia é a análise da atividade humana, a fim de compreender as interações que se manifestam entre o ser humano e o seu envolvimento nas atividades de trabalho e pessoal. Ou seja, de forma superficial a ergonomia tem como objetivo estudar e encontrar formas de tornar o ambiente de trabalho, a relação homem e tecnologia o mais seguro, dinâmico e confortável possível promovendo assim, eficácia, segurança, saúde e bem-estar.

O objetivo da engenharia de segurança do trabalho é prevenir risco a saúde mental e/ou física do trabalhador, administrando e fiscalizando a segurança no meio industrial, organizando programas de prevenção de acidentes, elaborando planos de riscos ambientais, orientando as CIPA’s, além de outras ferramentas como palestras, seminários e treinamentos.

Os engenheiros tem papel fundamental para garantir que as normas sejam utilizadas e que a segurança e a ergonomia de todos os novos projetos e instalações de produtos e processos sejam revisadas antes da liberação da produção, visto que alguns problemas encontrados no chão de fábrica, relativos a ergonomia podem ser resolvidos com mudanças tecnológicas. Melhorar o ambiente de trabalho é fator chave na ergonomia, seja na motivação do trabalhador quanto na realização do seu trabalho com segurança.

Dessa forma, conclui-se que é de grande valor a aplicação da ergonomia dentro das empresas, pois assim, a integridade dos colaboradores estará sempre em pauta, protegendo-o de doenças ocupacionais ou danos maiores. Ainda, salienta-se que a empresa também ganha com isso, pois elimina movimentos desnecessários, resultando em ganho de tempo, eliminação de desperdícios e elevação da sua produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com