TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS

Por:   •  15/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 10

                    1-APRESENTAÇÃO 

O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS  em Jamapará , no município de Sapucaia-RJ,trabalha com o programa PAIF (Programa de Atenção Integral á Familia).  Aonde o meu estágio  irá constituir em um treinamento que me possibilitará como  estudante vivenciar o aprendizado adquirido na academia, e tem como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio social, de forma que conhecimento teórico e aprendizado prático contribuam na formação do profissional e ao ambiente estudado.
Este estágio iniciou-se no mês de outubro  de 2014 e seguirá até a 1° semana de novembro com o  termino dos projetos. Durante sua duração, foram realizados trabalhos nas escolas, nos seguintes locais:
*Jamapará
*Taquara
*Caixote                                                                                                            *Clube dos duzentos
No processo de trabalho, foi identificado através de nossas observações a importância de um Projeto de Intervenção no combate às drogas, uma vez que, crianças, adolescentes e jovens têm ou tiveram contato com algum tipo de droga, seja ela lícita ou ilícita. Diante de tal necessidade resolveu-se implantar um projeto que tivesse por escopo a prevenção das drogas e fosse direcionado a jovens e familiares inseridos nos Programas PETI e PRO JOVEM. O tema foi escolhido com base na experiência nas comunidades, posto que, embora no mundo moderno a informação esteja globalizada, observou-se uma carência com relação ao assunto, desta forma, o tema escolhido foi “Um futuro melhor”.
O projeto aborda a temática da influência das drogas sob qualquer forma, no percurso de vida dos adolescentes e jovens. Busca também identificar os fatores sociais, econômicos e morais que levam os jovens ao uso dessas substâncias e o impacto desse uso sobre suas famílias. Com isso há a tentativa de fazer com que o projeto interventivo tenha a capacidade de fornecer elementos basilares para uma reflexão profunda sobre as causas e efeitos do tema apresentado. Para tanto, se faz necessário uma apropriação do conhecimento teórico e ao relacioná-lo com a prática cotidiana criar-se uma dinâmica interventiva com o objetivo de conscientização de todos os envolvidos.
Espera-se que ao final desta proposta jovens, adolescentes e pais, adquiram uma consciência mais concreta dos perigos do uso das drogas tornando-se protagonistas de uma mensagem para uma sociedade pensante, saudável e acima de tudo transformadora. 

2-JUSTIFICATIVA

 Dentre tantos locais estudados o CRAS  no município de  Jamapará, foi o escolhido para intervenção, visto que, o mesmo possui um número significativo de adolescentes e até mesmo crianças envolvidas com drogas. Diante de tal problemática a proposta é de se desenvolver um trabalho cujos atores principais sejam os jovens existentes na comunidade abrangente do CRAS. O intuito é a partir daí, se expanda um esclarecimento relacionado ao assunto, e impulsione o incentivo à reprodução social do tema no que se refere à prevenção.
No decorrer da implantação dos trabalhos, favoreceu-se um crescimento na busca do autoconhecimento e da autoconfiança dos pais, para que possam reverter e ajudar seus filhos a se afastar do mundo das drogas e de suas conseqüências. Diante do exposto, espera-se com esse projeto legitimar e aprofundar o trabalho do CRAS com as intervenções da estagiária e sob supervisão de Campo, de forma que elas coloquem em prática seus conhecimentos, e troquem experiências com os agentes sociais envolvidos, uma vez que o conhecimento teórico embora seja condição necessária não é suficiente para formação profissional.

3-OBJETIVOS

3.1-GERAL:
Informar as famílias cadastradas no CRAS  –Jamapará, quanto à importância da prevenção ao uso de álcool e outras drogas por partes de crianças, jovens e adolescentes na comunidade,enfatizando as causas, efeitos e implicações de tal fato, tanto no âmbito familiar como no social.

3.2- ESPECÍFICOS:

* Realizar palestras informativas sobre drogas lícitas e ilícitas.
* Oportunizar o debate e reflexões dos pais em torno dos fatores sociais, familiares e econômicos que influem no uso dessas drogas.
* Identificar o perfil sócio econômico e cultural das famílias, suas demandas bem como suas potencialidades.
* Fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através das visitas domiciliares . 

4- PÚBLICO ALVO

Famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS ) de Jamapará.

5- METAS 

Alcançar 100% das famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


6- METODOGIA

A execução desse Projeto de Intervenção que envolve uma pesquisa e uma ação, é importante que os elementos metodológicos em estudo estejam em perfeita sintonia com a prática, possibilitando deste modo uma maior e melhor adequação das decisões e dos procedimentos. Desta forma é importante a descrição das atividades desenvolvidas pelos envolvidos no projeto, a saber, as estagiárias de Serviço Social junto e a equipe do CRAS:
* Levantamento dos cadastros sócio familiares; (Realizamos o cadastramento através das visitas domiciliares e demandas espontânea no CRAS . 
* Observação participativa; (Através do olhar técnico das Assistentes Sociais e Psicólogas nas reuniões, que identificamos a participação e integração dos familiares junto às atividades, o seu envolvimento e os seus questionamentos). 
* Entrevista; (Junto aos familiares e jovens em relação a questão socioeconômica e social ).
* Diário de Campo; (Registro de todas as observações verificadas no estagio de campo).
* Reuniões com as famílias. (rodas de Conversas, Palestras, oficinas para interagir com todo o grupo participante do projeto). 

7-RECURSOS HUMANOS E PARCERIAS:

7.1- Recursos Humanos:

* 01 Assistente Social,
* 0 Estagiária do Serviço Social
* 01 Psicólogo,
* 01 Orientadora Social                                                                                                                                                   *4 Diretores escolares                                                                                                                                                    *4 Orientadores escolares.                                                                                                                                                                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com