TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos digitas na era digital

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Nessas ultimas semanas as redes sociais demonstraram ser meio de comunicação mais eficiente mais utilizado para a divulgação das manifestações por um Brasil melhor. Nós, que estamos conectados diariamente percebemos a intensidade de postagens relacionadas a tudo o que esta acontecendo.

Por meio dessas redes que as pessoas estão promovendo as manifestações, permitindo que todos se comuniquem e participem. Elas são principais canais de incentivo para que os atos continuem. Alem disso, expõe tudo aquilo que a mídia tradicional não quer por em pauta.

Claramente, a internet esta sendo fundamental para essas manifestações, foi por meio dela que foi divulgado o que realmente acontecia entre os milhares de manifestantes.

Dessa forma, tivemos certeza que foram dias que entrarão para os livros de historia. E mais certeza ainda, que passaremos anos estudando estes fenômenos: a importância das redes sociais para manifestações populares.

2 DESENVOLVIMENTO

A era da informação, caracterizada pelo grande desenvolvimento das telecomunicações, refere-se ao período de revolução da microeletrônica com surgimento e consolidação da internet, um dos principais meios de comunicação atuais. Apesar de ainda lutarmos no Brasil pela inclusão digital, essa mídia revolucionou a forma de pensar, agir, comunicar, organizar e nos relacionarmos. Distancia e tempo, que já foram grandes obstáculos da comunicação e interação humana, tornaram-se insignificantes no processo comunicativo.

As redes sociais vêm se mostrando cada vez mais uma ferramenta revolucionária para a mobilização de massas, tanto pela velocidade de transmissão de informação quanto pela popularidade e baixo custo. Aparelhos móveis, como notebooks, celulares e tablets, associados a plataformas virtuais, como facebook e Twitter, são instrumentos que facilitam a mobilização social, ao atingirem de forma instantânea e simultânea um grande numero de internautas.

Muitas manifestações que atualmente começaram em paginas virtuais se estendem para ruas, e esse tem sido o grande tormento das autoridades.

Vivenciou-se recentemente no Brasil uma mobilização em massa com grande repercussão nacional e internacional. Sem uma posição política ou ideológica definida, os manifestantes conseguiram catalisar o sentimento latente de insatisfação da sociedade. Os protestos surgiram, inicialmente, para contestar os aumentos nas tarifas de transporte publico e ganharam forte apoio popular depois da repressão violenta e desproporcional contra os que participavam das passeatas. O uso das redes sociais foi fundamental para reunir adeptos para a revolta popular. Elas serviram não apenas para organizar as manifestações, mas para informar quase que instantaneamente os seus desdobramentos através de textos, fotos e vídeos postados nos servidores mais acessados, possibilitando ao mundo ter conhecimento dos acontecimentos reais e da dimensão das manifestações. As redes sociais assumiram assim o papel de garantidores da liberdade de expressão e informação.

Hoje, a internet inegavelmente se tornou a nova praça pública da sociedade, e tem se constituído em um espaço democrático de discussão. Todos os que têm acesso a um computador com internet podem expressar suas opiniões acerca de um fato, independente de suas condições sociais, posições políticas ou grau de escolaridade. Desta forma as pessoas têm encontrado na internet, em especial nas redes sociais, a possibilidade de terem suas vozes ouvidas.

2.1 AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS DO PASSADO AO PRESENTE

Os movimentos sociais tiveram origem há muito tempo, embora não se tenha uma data precisa, eles surgiram desde os primórdios da civilização. Muitos acabaram por desencadear mudanças extremamente significativas no mundo e também no Brasil, desde sua colonização. Assim, podemos assinalar que os movimentos sociais no seu inicio, reivindicavam as questões operarias, lutas nas questões da escravidão, da posse de terras, da carestia entre outras. Devemos destacar também que as lutas sociais dos séculos XIX e primeira metade do século XX, demonstraram que os princípios proclamados nas declarações e conquistas de alguns movimentos, permaneceram como promessas não cumpridas.

Em 1984 o Brasil viveu a campanha das Diretas Já, onde reuniu milhões de brasileiros de diversos setores da sociedade para reivindicar o direito ao voto popular nas eleições para presidente da republica. Novamente em 1992 a população voltou às ruas em um movimento conhecido como caras-pintadas, onde seu objetivo era pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor, acusado de corrupção.

Neste novo milênio estamos presenciando novos tipos de associativismo no cenário brasileiro, no qual os movimentos sociais voltam a ter visibilidade, e pressionam os processos de transformação social, incorporando outras dimensões do pensar e do agir social.

Este ano, em especial, o Brasil vivenciou um momento histórico. Uma onda de protestos tomou conta das ruas das principais cidades brasileiras e levou milhões de pessoas as ruas a fim de lutar por um pais melhor. O que se iniciou com uma passeada do movimento organizado intitulado movimento passe livre (MPL) contestando o aumento das tarifas do transporte publico tomou proporções inimagináveis. A insatisfação é geral contra os problemas que assombram a nação. As causas pelas quais os protestantes aderiram passaram a ser não só os R$ 0,20 centavos referentes ao aumento tarifário, mas também a corrupção, aos gastos excessivos com a realização da copa do mundo, ao descaso do poder publico com os interesses da população, a falta de investimentos em saúde, educação, transporte etc.

Segundo Gohn (2007), ainda,

“... Nunca haverá uma teoria completamente pronta e acabada sobre eles (movimentos sociais). Trata-se de uma característica do próprio objeto de estudos. Os movimentos são fluidos, fragmentados, perpassados por outros processos sociais. Como uma teia de aranha eles tecem redes que se quebram facilmente, dada sua fragilidade.... Mas, sempre presentes” (p.343).

2.1.1 A atualidade

. As redes sociais revolucionaram de fato a forma de comunicação da sociedade contemporânea. A grande revolução que ocorreu é que agora a internet está sendo reconstruída em torno das pessoas. No começo da internet, acessávamos sites quase como se fosse uma biblioteca virtual e depois deixá vamos a internet para nos comunicar com o mundo “lá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com