TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sinais de Que um Chefe é Controlador e Não um Líder

Por:   •  14/11/2018  •  Ensaio  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Sinais de Que um Chefe é Controlador e Não um Líder

Um dos grandes desafios que uma pessoa tem ao abrir uma empresa é saber como gerenciá-la. Talvez a parte mais difícil seja em relação à gestão de pessoas, afinal pode ser bastante complicado lidar com perfis diferentes e conseguir extrair o melhor de cada um.

Muitos gestores acabam confundindo ser líder com ser controlador. Trata-se de dois comportamentos completamente diferentes e os funcionários certamente terão um desempenho melhor se forem geridos por um líder e não por um chefe controlador.

Qualquer pessoa que tenha poder pode controlar. Afinal, se o dono da empresa manda, os funcionários irão cumprir. Entretanto, a liderança é algo que se conquista. Ninguém faz o que um líder determina por medo, mas sim porque sabe que é o melhor caminho.

Confira, a seguir, algumas características comuns dos chefes controladores e que devem ser evitadas.

Usar o Medo Para Atingir Objetivos

É natural que em uma hierarquia, as pessoas tenham um respeito especial por seus superiores. Entretanto, em um modelo mais moderno de gestão, esta divisão tende a ficar, cada vez mais, em segundo plano.

Um chefe controlador que usa o medo para atingir os seus objetivos, dificilmente terá uma equipe de funcionários motivada. Ameaçar os funcionários de demissão caso algo não saia como o esperado só irá piorar a situação. A postura correta é sim, impor respeito, mas sem fazer com que ninguém sinta medo de nada.

Pensar Que Sabe Tudo

Um chefe controlador muitas vezes pressupõe que sabe tudo. Eles nunca pedem opiniões dos membros de sua equipe de vendas e eles não acham importante falar com todos antes de tomar decisões importantes.

Em contraste a este comportamento, os líderes entendem como ser humildes no trabalho. Por exemplo, um líder pode perceber que não tem tanto conhecimento em contabilidade, como resultado ele irá pedir conselhos de pessoas que são especialistas nessas áreas.

Tratar os Funcionários Como Inferiores

Os chefes controladores enxergam os seus funcionários como inferiores e se esquecem que são seres humanos. Se seu gerente simplesmente te enxerga como um simples meio de render lucros para ele, pode ter a certeza de que você tem um chefe controlador e que está longe de ser um líder.

Os líderes têm uma abordagem diferente. Eles percebem o valor de cada um dos seus funcionários. Eles reconhecem a importância de se tratar todos com respeito, afinal, pessoas que se sentem bem no seu trabalho produzem muito mais.

Ser o Único a Falar nas Reuniões

As reuniões são uma ferramenta importante para definir objetivos e os caminhos que deverão ser seguidos para alcançá-los. Infelizmente, alguns gestores não sabem como ter reuniões eficazes. Em vez disso, eles simplesmente decidem tudo sozinhos e usam a reunião para dar ordens ao pessoal.

Um verdadeiro líder é aquele que entende que as reuniões são um momento para compartilhar informações e ideias, para que, juntos, todos possam chegar a uma conclusão. Claro que o gestor toma a maior parte das decisões em uma empresa, mas é importante ouvir o que os seus funcionários têm a dizer.

Ignorar a Concorrência

Um gerente controlador pode ter muitos problemas com as empresas concorrentes. Na pior das hipóteses, ele vai recorrer a esforços imorais para acabar com a concorrência. Já outros, se deixam dominar pelo orgulho e irão simplesmente ignorá-la.

Os líderes bem sucedidos mantêm o foco em seus objetivos, enquanto monitoram a concorrência. Eles sabem que observar os concorrentes lhe dará novas ideias que podem trazer grandes benefícios para a sua empresa.

Ignorar Sugestões Dadas Pelos Funcionários

Como dissemos, um líder é aquele que sabe ouvir o que o seu funcionário tem a dizer. Lembre-se de que é ele quem está lá, todos os dias, em contato direto com os clientes. Por mais que você se esforce para estar por dentro de tudo dentro da sua empresa, é preciso estar ciente das suas limitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com