TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Surdos na sociedade

Por:   •  28/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

KARINE DE MEDEIROS BORGES SOARES

 RA 1175148

ATIVIDADE DA 7ª SEMANA

Prof.ª Aparecida Helena Ferreira Hachimine

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Língua Brasileira de Sinais como requisito parcial para obtenção de avaliação.

CURITIBA

2017

Os surdos enfrentam grande dificuldade de comunicação no meio da sociedade. O simples ato da comunicação através da fala, que para os ouvintes é algo tão natural, se torna uma grande dificuldade na comunicação com uma pessoa surda. E na maioria das vezes, as pessoas não sabem lidar com esse tipo de situação, por não saber a linguagem de sinais, e acabam tentando falar mais alto ou mais devagar para o surdo entender, mas a maioria deles entende por leitura labial.

Algumas vezes, a maior dificuldade está dentro da própria casa, por muitas vezes haver certa resistência da família em aprender a linguagem de sinais, quando toda a família é ouvinte.

Há muita dificuldade também, na inserção do surdo no mercado de trabalho, por preconceito mesmo, por as pessoas acharem que a pessoa surda não tem a mesma capacidade de um ouvinte.

Pode-se afirmar com certeza que a história da educação dos surdos foi marcada pelo autoritarismo dos ouvintes, pois ao longo da história, por muitos anos o modo de educação utilizado foi o oralismo, onde o surdo era tratado como um ouvinte com defeito, eram utilizadas práticas pedagógicas para a correção da surdez e a aproximação do sudo à linguagem oral.

As famílias eram orientadas a utilizar somente a linguagem oral e proibir o contato com outros surdos, para que eles pudessem aprender a linguagem oral. Inclusive as escolas e institutos para surdos eram baseados no ensino pelo oralismo, onde o principal objetivo era ensinar os surdos a falar.

Foi somente à partir da década de 1970 que essa abordagem começou a ser questionada, o que contribuiu para o surgimento de uma corrente chamada comunicação total, onde o surdo já é tratado como uma pessoa e não como alguém com uma patologia médica. Nesse método não é excluído nenhum tipo de técnicas ou recursos para a estimulação auditiva, adaptação de aparelho de amplificação sonora individual, leitura labial, oralização, leitura e escrita. Mas apesar da comunicação total ter sido um avanço, ainda se reforçava a necessidade de ter uma língua majoritária, que no caso do Brasil o mais utilizado era o português sinalizado.

Foi somente mais tarde que surgiu o bilinguismo, onde a linguagem de sinais é a primeira língua, e a segunda é a língua majoritária do país.

REFERÊNCIAS

    PEDROSO,  C.  C.  A.;  ROCHA,  J.  C. M.  Língua  Brasileira  de Sinais. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com