TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades dos Surdos na Sociedade

Por:   •  5/7/2022  •  Seminário  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

                    DIFICULDADES DOS SURDOS NA SOCIEDADE

       ANTONIA PATRÍCIA SILVA FERREIRA RA: 540001458

ANA CLARA VIEIRA ALVES RA: 540000482

FERNANDA LIMA RIBEIRO SILVA RA:540000514

MARIA AMANDA LIMA DA SILVA RA:540000585

                            CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA - CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA [pic 3]

O QUE PESQUISARAM:

Com o desenvolvimento do trabalho academico, nos possibilitou e nos deu a oportunidade de enriquecer o nosso seminário, como conhecer um pouco mais sobre o tema em questão ( Dificuldades dos surdos na sociedade). Nos dias atuais os planos de politicas publicas para a inclusão do ensino regular eles tentam de várias maneiras proporcionar o desenvolvimento pleno dos surdos na sociedade, porém não é o que realmente nos mostram a realidade da vida dos surdos na sociedade que tanto fala de inclusão social. As pessoas que tem essa dificiencia (surdos), ainda conta com uma desvantagem, que não compartilham a mesma lingua em sala de aula, não tendo a interação necessaria para com os colegas e professores, o que realmente se faz necessário para que haja de verdade a inclusão dos surdos na vida escolar e na socidade é de suma importancia à inserção da Lingua de Sinais como ferramenta eficaz para o seu complexo desenvolvimento  e mostrar todo seus potenciais cognitivos. No entanto, a inclusão dos alunos Surdos nas escolas regularesainda é um grande desafio. Apesar da comunidade escolar se mostrar disposta ao contato com as diferenças, essa relação não é necessaamente satisfatória para os individuos com necessidades especiais, os quais precisam de uma série de condições que, na maioria dos casos têm sido negligenciadas pelas escolas (LACERDA, 2006).

ONDE PESQUISARAM:

Pesquisamos que as dificuldades dos surdos na sociedade precisam ser conhecidas. A partir disso é possível desenvolver ações efetivas que ofereçam melhores condições de vida às pessoas com deficiência auditiva. De forma inclusiva, os surdos de acordo com os direitos garantido pela Contistuição Federal de 1988. De acordo com o Decreto 6.253 e Decreto 7.611, toda a pessoa surda tem direito à educação especializada, chamada também de AEE (Atendimento Educacional Especializado), em que o aluno terá o reforço da língua portuguesa, mais aulas de Libras e demais habilidades que o auxiliarão dentro do ambiente escolar.

Além disso, a Emenda Constitucional n° 59/09 obriga a matrícula na escola de pessoas surdas ou não surdas dos 4 aos 17 anos de idade. Para que as dificuldades dos surdos na sociedade sejam menores ou até mesmo eliminadas, a legislação tem um papel essencial.

Na maioria das vezes, as conquistas com relação à inclusão social ocorrem principalmente por meio das leis, que tornam obrigatórias determinadas ações.

As leis que favorecem melhores condições de vida para pessoas com deficiência auditiva podem ser elaboradas em várias esferas de poder: municipal, estadual e federal.

Cada uma delas exerce grande importância para que os surdos tenham acesso a melhores oportunidades e até mesmo a direitos básicos. No Brasil, embora existam muitas leis para surdos, é preciso que elas sejam ampliadas.

   COMO PESQUISARAM:

       

No campo da educação estão diversas dificuldades dos surdos na sociedade. Ainda que muitos avanços tenham ocorrido, especialmente no ensino de Libras, há muito o que ser feito.

É fundamental que as escolas públicas e particulares desenvolvam maior quantidade de projetos inclusivos, capaz de proporcionar melhores condições de aprendizado aos surdos.

A educação também deve abranger a formação profissional por meio de cursos técnicos/profissionalizantes e também a inclusão de surdos nas universidades públicas e particulares.

Outra das maiores dificuldades do surdo na sociedade está relacionado a área da saúde grande partes dos ambientes não oferecem o padrão necessário para atender pessoas com deficiência auditiva, o maior empecilho esta relacionado a comunicação em libras pois ainda não se tem membros da equipe com formação em libras.

Na área do emprego e renda por mais que o Brasil tenha grandes empresas como Grupo Pão de Açúcar, Natura e Serasa Experian que já desenvolvem projeto de grande relevância para atender pessoas com necessidades especiais. Essas ações inclusas seja ela realizada pelas empresas ou governo tem efeitos altamente positivos na autonomia e independência financeira das pessoas com surdez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (328.6 Kb)   docx (261.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com