TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteoporose

Tese: Osteoporose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Tese  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

A) Cifose torácica : Definida um aumento de curvatura no plano saginal da coluca torácica,vulgamente chamda de corcundez. (pt.wikipedia.org/wiki/Cifose)

Osteoartrose : Doença degeneraiva das articurlaçoes é uma doença cronica das articcurlacoes caracterizada pela degeneraçao da cartilagem e dos ossos proximos ,que pode causar dor,rigidez e reducao funcional das articulaçoes afetadas. (pt.wikipedia.org/wiki/Osteoartrose).

Crepitações : Estalido provocado por ossos quebrados . ( dicionario)

B) ......

C) A osteoporose é um distúrbio do metabolismo ósseo, melhor definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “a redução da massa óssea, associada a um desarranjo da microarquitetura do osso, que resulta em maior fragilidade óssea e risco aumentado de fraturas”. É a doença metabólica óssea mais prevalente, caracterizando-se por um aumento na porosidade do osso cortical e afilamento do osso trabecular. Há, portanto, diminuição na quantidade de osso, porém sua composição se mantém. (http://www.ufrgs.br/ligadereumatologia/profsaude_osteop.html).

D) O manejo não farmacológico do paciente com osteoporose inicia com a educação deste acerca da sua doença,os fatores de risco devem ser considerados e deve-se tentar reduzi-los. Idosos têm maior propensão a quedas devido à massa e força muscular reduzidas, diminuição das partes moles, doenças do SNC (lentificação dos reflexos, perda do equilíbrio, visão e coordenação prejudicadas), uso de medicamentos sedativos, hipnóticos, psicotrópicos e álcool. A prevenção pode ser feita através de instalação de pisos com superfícies escorregadias, uso de tapetes e sapatos antiderrapantes, boa iluminação, corrimão e apoios nos banheiros e escadas, uso de bengalas e apoios, evitar obstáculos que possam causar quedas (como animais domésticos), intensificação dos exercícios físicos de impacto e suspensão do hábito tabagístico, redução do uso de álcool e das medicações capazes de reduzir reflexos.

A terapia farmacológica deve iniciar sempre com cálcio e vitamina D,recente meta-análise evidenciou que uso de cálcio ou combinação de cálcio e vitamina D é indicado para prevenção de fraturas causadas por osteoporose em pessoas com mais de 50 anos, sendo que melhor resposta terapêutica era obtida com doses mínimas de 1200mg de cálcio e 800 IU de vitamina D combinados .

Em mulheres com deficiência de estrogênio, deve ser feita terapia de reposição hormonal, pois possui a capacidade de aumentar a massa óssea,porém, deve ser utilizada com cuidado, pois sabidamente aumenta a incidência de câncer de mama e ocorrência de tromboembolismo . Os bisfosfonados (alendronato, risendronato, ibandronato e ácido zoledrônico) são a referência do tratamento farmacológico, e atuam na inibição da reabsorção óssea, reduzindo o risco de fraturas,podem ser usados ainda moduladores seletivos dos receptores de estrogênio (raloxifeno), calcitonina (diminui a reabsorção óssea), ranelato de estrôncio (atua tanto diminuindo a reabsorção quanto aumentando a formação óssea) e em casos mais graves, derivados de paratormônio (teriparatida). (http://www.ufrgs.br/ligadereumatologia/profsaude_osteop.html)

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »