TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteoporose

Resenha: Osteoporose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

Os ossos são compostos de uma matriz onde se depositam complexos minerais, esses ossos estão em constante processo de renovação, o que possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas. Com o tempo, a absorção de células velhas aumenta e a formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos, perdendo assim a resistência.

Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa.

Entre os fatores de risco que podem aumentar as chances de aparecimento da osteoporose destacam-se:

Histórico familiar da doença;

Deficiência na produção de hormônios;

Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;

Baixa exposição solar.

A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso, que não suporta mais nenhum trauma ou esforço, por menor que seja.

As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, as fraturas do colo, do fêmur, rádio e costelas. A dor está diretamente ligada ao local em que ocorreu o desgaste ósseo ou a fratura.

HÉRNIA DE DISCO

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares estão os discos intervertebrais, constituídos por tecido cartilaginoso cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos desgastam-se com o tempo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida de envelhecimento e pouca atividade física. Carregar ou levantar muito peso também pode favorecer o aparecimento das hérnias.

Os sintomas podem não aparecer ou então provocar dor de intensidade moderada ou tão forte, chegando a ser incapacitante.

As hérnias de disco acometem, em geral, as pessoas entre 30 e 50 anos. O que não quer dizer que não possa ocorrer em outras faixas etárias. Cerca de 30% da população mundial acima dos 50 anos apresenta alguma forma de hérnia de disco.

Praticar atividades físicas, realizar alongamentos e manter uma postura corporal correta são medidas importantes para prevenir as doenças de coluna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com