TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PALESTRA: GESTÃO FARMACÊUTICA Cifarm

Casos: PALESTRA: GESTÃO FARMACÊUTICA Cifarm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

PALESTRA: GESTÃO FARMACÊUTICA

1. Cite e comente 05 (cinco) atribuições da Garantia da Qualidade em uma Farmácia Magistral?

As operações de manipulação sejam claramente especificadas por escrito e que as exigências de BPMF sejam cumpridas; a aceitação de demanda de manipulações seja compatível com a capacidade instalada da farmácia; os controles necessários para avaliar as matérias-primas sejam realizados de acordo com procedimentos escritos e devidamente registrados; os equipamentos sejam calibrados, com documentação comprobatória; sejam elaborados procedimentos escritos relativos a todas as operações de manipulação, controle de qualidade e demais operações relacionadas ao cumprimento das BPMF.

2. Diferencie os fretes tipo "CIF" e "FOB" que poderão ser utilizado na aquisição de matérias-primas na Farmácia Magistral.

CIF: Neste caso o fornecedor se responsabiliza pelo seguro e pelo frete até ao local de destino, indicado pelo comprador. FOB: o responsável por pagar todos os custos referentes ao frete e seguro é do comprador.

3. Qual a importância da RDC 67/2007 da ANVISA para a gestão da Farmácia Magistral?

A partir de então, os estabelecimentos que atendessem às exigências desta resolução, passariam a ter condições de realizar suas atividades em instalações melhor equipadas, com adequações que vão do tipo de revestimento utilizado em paredes e piso, à implantação de treinamento de funcionários com relação a normas de higiene, paramentação e conduta, até à existência de um programa de manutenção preventiva dos equipamentos utilizados na manipulação propriamente dita. Enfim, as farmácias teriam condições mais adequadas para a preparação de medicamentos com qualidade melhor assegurada.

4. Cite e comente 06 (seis) áreas físicas que uma Farmácia Magistral deve possuir segundo a RDC 67/2007.

Área ou sala para as atividades administrativas; área ou sala de armazenamento; área ou sala de controle de qualidade; sala ou local de pesagem de matérias-primas; sala(s) de manipulação; área de dispensação.

PALESTRA: CONTROLE DE QUALIDADE E GARANTIA DA QUALIDADE

1. Diferencie Controle de Qualidade (CQ) e Garantia da Qualidade (GQ), destacando a importância de cada setor na farmácia magistral.

O controle de qualidade seria o conjunto de operações (programação, coordenação e execução) que possui como objetivo verificar a conformidade das matérias-primas, materiais de embalagem e do produto acabado, com as especificações estabelecidas em Resoluções da Diretoria Colegiada e literaturas aprovadas pela mesma.

A Garantia da qualidade seria o esforço organizado e documentado dentro de uma empresa no sentido de assegurar as características do produto, de modo que cada unidade do mesmo esteja de acordo com suas especificações.

2. Comente as principais vantagens para uma farmácia magistral que possui seu Laboratório de Controle de Qualidade?

Apesar das inúmeras vantagens que o medicamento manipulado oferece em relação ao industrializado que vão desde a facilidade posológica até a econômica, são inúmeros os obstáculos que dificultam o crescimento do setor. O maior destes obstáculos é a falta de credibilidade do produto manipulado pela suposta ausência de um controle da qualidade rígido das matérias-primas e produtos acabados, ausência de controle do processo de produção e sua reprodutibilidade, por isso o laboratório de controle da qualidade é uma ferramenta indispensável para o crescimento e a solidificação do setor magistral e, que é perfeitamente possível a implantação do controle da qualidade dentro das farmácias magistrais.

3. Quais os ensaios mínimos preconizados pela legislação pertinente que devem ser realizados com os insumos farmacêuticos e preparações magistrais e oficinais?

Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, peso médio. Devem ser calculados o desvio padrão e o coeficiente de variação em relação ao peso médio.

4. Conforme exposto em aula, existem diferenças no processo de controle de qualidade de matérias primas, de preparações magistrais e oficinais. No CQ da matéria prima inicia-se pelo recebimento e no CQ de preparações magistrais e oficinais pela conferência. Monte um esquema ou fluxograma mostrando as etapas para cada um e comente as diferenças.

Qualificação dos fornecedores - A farmácia magistral antes de comprar suas matérias-primas e embalagens, precisa qualificar os fornecedores através da exigência de documentos que comprovem sua regularidade fiscal e sanitária, envio de laudos técnicos dos insumos os quais comprovam a qualidade dos mesmos, além da certificação de auditoria realizada pela própria farmácia ou por entidade representativa, como a Associação Nacional de Farmácias Magistrais – ANFARMAG. Na chegada dos insumos adquiridos dos fornecedores qualificados, há a primeira conferência na área de recebimento por um profissional treinado, que verifica as condições das caixas e embalagens primárias dos produtos. Neste momento, se alguma irregularidade for identificada, é feita a devolução ao fornecedor. Aprovada na área de recebimento, a matéria-prima é encaminhada ao Laboratório de Controle de Qualidade (CQ) da farmácia, onde passa por análises de identificação, em equipamentos e testes específicos. Se o resultado das análises não estiver de acordo com os resultados do laudo técnico e da ficha técnica da farmácia, a matéria-prima é reprovada. Se os resultados estiverem de acordo, a matéria-prima é aprovada e encaminhada ao almoxarifado e conforme necessidade, ao laboratório onde será preparado o medicamento ou produto magistral. Além dessas análises realizadas pela farmácia magistral em todos os insumos adquiridos, outras análises são realizadas por laboratório de Controle de Qualidade terceirizado, como: água potável, água purificada, doseamento de cápsulas, matérias-primas, bases galênicas, como cremes, géis e pomadas, dermocosméticos, homeopatia, entre outras.Após a preparação dos produtos nos laboratórios da farmácia, há controles específicos que são registrados nas ordens de manipulação, conforme a forma farmacêutica:Cápsulas e saches – são verificados peso médio, desvio padrão e coeficiente de variação, por equipamentos específicos para esta finalidade. Medicamentos e produtos líquidos e semi-sólidos – características organolépticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com