TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Perfil epidemiológico da tuberculose entre casos notificados no Município de Piripiri, Estado do Piauí, Brasil

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Perfil epidemiológico da tuberculose entre casos notificados no Município de Piripiri, Estado do Piauí, Brasil

O artigo Perfil epidemiológico da tuberculose entre casos notificados no Município de Piripiri, Estado do Piauí, Brasil diz que apesar de a tuberculose ser uma velha conhecida, ainda é motivo de preocupação para profissionais e órgãos responsáveis pela saúde pública no Brasil. Trata-se de uma doença crônica infecciosa, causada pela bactéria patogênica Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o trabalho do indivíduo.

Através do perfil epidemiológico da tuberculose dos casos notificados no Município de Piripiri, observa-se que o perfil de quem contrai a doença, no período entre 1997 e 2000, são de 61,4% em homens, com idade média de 42,6 anos, onde 68,4% eram analfabetos, números esses que estão dentro de um padrão nacional. Outros números relativos às causas do problema no município: a) falta de meios diagnósticos para a forma extrapulmonar da tuberculose, associada à ausência de médicos especialistas no Município; b) eficiência do diagnóstico da forma pulmonar; c) procura sistemática de sintomáticos respiratórios pelas ESF; ou, ainda, d) boa cobertura vacinal com BCG.

Demonstra-se, através desse perfil que os principais fatores de risco são a baixa escolaridade, a falta de informação, que leva a não adesão dos tratamentos adequados, deficiência nos serviços públicos de saúde, entre outros.

A fim de erradicar ou até mesmo minimizar os casos da doença em 1999 foi lançado o Plano Nacional de Controle da Tuberculose. Ações como implementar a cobertura do plano a 100% dos municípios brasileiros, diagnosticar 92% dos casos e tratar com sucesso, pelo menos 85%, reduzir a incidência da doença em 50% e a sua mortalidade em dois terços faziam parte do programa nacional.

Tais ações foram postas em prática no Município de Piripiri. Com uma população de 61.045 habitantes, com um hospital de 90 leitos, um centro de saúde, 13 postos de saúde, o Programa de Saúde da Família instalado com 14 equipes de Saúde da Família, foi alcançada uma cobertura de 74,08%. As suspeitas de casos eram então encaminhados para um centro de saúde pelos agentes comunitários de saúde ou outros profissionais locais de saúde onde eram realizados os exames de diagnóstico. Confirmada a suspeita o paciente era inscrito no Programa de Controle da Tuberculose e iniciava-se o tratamento.

Com as ações implementadas o município teve uma taxa de cura de mais 90%, superior à meta nacional que era de 85%. A efetividade do serviço também ficou clara com a taxa de abandono do tratamento de 0,7%, menor que o tolerado pelo Ministério da Saúde que são de 10%.

Vemos então a importância vital do trabalho comprometido dos profissionais de saúde, além dos programas de combate a doenças. Faz necessário o rompimento do círculo vicioso onde tem gestores não compromissados com a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com