TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Casa Do pão De Queijo Minas

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso Casa Do pão De Queijo Minas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 11

E. E. E. F. M – ANTÔNIO ENGRÁCIO DA SILVA

CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

SEGURANÇA DO TRABALHO NA CADEIA LOGÍSTICA

EDMAR

SERRA

2014

E. E. E. F. M – ANTÔNIO ENGRÁCIO DA SILVA

CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

SEGURANÇA DO TRABALHO NA CADEIA LOGÍSTICA

EDMAR

SERRA

2014

PROTEÇÃO AO EMPREGADO E EMPREGADOR NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI pelos colaboradores de companhias de logística traz benefícios não apenas para a saúde do empregado, mas para a segurança da empresa, que passa a ser protegida de indenizações em casos de acidentes de trabalho, caso cumpra seus deveres.

O tema EPIs – Equipamentos de Proteção Individual nunca esteve tão em alta. A morte e acidentes graves com funcionários nas obras dos estádios da Copa do Mundo trouxe à tona a necessidade de se levar a sério o uso dos equipamentos, muitas vezes negligenciados. E, apesar dos acidentes recentes noticiados nada terem a ver com a logística de transporte e armazenagem de carga, os fatos não podem ser esquecidos também por este setor, que lida diariamente com o risco iminente de acidentes graves e até fatais. Apesar de diversas normas estarem vigentes para a obrigatoriedade do uso do EPI, ainda é muito comum notar colaboradores atuando sem qualquer proteção em operações logísticas.

A utilização dos equipamentos de proteção individual gera uma série de benefícios ao trabalhador e às organizações. “As empresas se beneficiam com a diminuição dos riscos de acidente de trabalho e afastamentos que demandam, na maioria das vezes, um custo bem maior que o de um EPI. A ausência do trabalhador traz outros prejuízos, como a substituição do empregador afastado, quebras na produção e passivos trabalhistas. Já com relação à saúde dos funcionários, o EPI, além de proteção, aumenta o desempenho e a produtividade no trabalho. Por exemplo, é comum haver manipulação de peças escorregadias, fáceis de quebrar. Por isso, diversas luvas geram aderência e fazem com que o produto não caia, evitando, assim, novos acidentes. O uso de EPI corretamente também diminui a ocorrência de doenças ou danos incuráveis – como a perda auditiva –, garantindo o desempenho do empregado”.

TIPOS DE EPIS DISPONÍVEIS E NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES LOGÍSTICAS.

Entre eles, estão o EPI para proteção da cabeça, que atua na proteção contra impactos, choques elétricos e agentes térmicos; EPI para proteção dos olhos e face, protegendo contra impactos de partículas volantes, luminosidade intensa, radiação ultravioleta, radiação infravermelha e riscos de origem térmica; além do EPI para proteção auditiva: protetor auditivo (circum-auricular, de inserção, semi-auricular) para proteger o sistema auditivo contra níveis de pressão sonora superiores ao estabelecido na Norma Regulamentadora (NR) 15.

O EPI para proteção respiratória atua contra poeiras, névoas, fumos e radio nuclídeos, gases e vapores e ou material particulado, com respiradores de ar não motorizados, além de respiradores de ar motorizados para proteger as vias respiratórias nas operações de jateamento e em atmosferas com concentração de oxigênio maior que 12,5% (em atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e a Saúde - IPVS).

Vestimentas para proteção do tronco contra riscos de origem térmica, mecânica, química, radioativa, meteorológica e umidade proveniente de operações com uso de água também devem ser usadas, além de colete à prova de balas de uso permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo. Para proteger membros superiores devem ser utilizadas luvas, creme protetor, braçadeiras, dedeiras e mangas para proteção das mãos, braço, antebraço e dedos contra agentes abrasivos e escoriantes, cortantes e perfurantes, choques elétricos, agentes térmicos, biológicos, químicos, vibrações, umidade proveniente de operações com uso de água e radiações ionizantes. Para membros inferiores, calçados, proteção dos pés e perna, meias, perneiras e calças específicas devem ser usadas para proteção contra impactos de quedas de objetos e agentes provenientes de energia elétrica, térmicos, abrasivos e escoriantes, cortantes e perfurantes, contra umidade de operações com uso de água e respingos de produtos químicos.

O EPI para proteção do corpo inteiro envolve o uso de macacão para proteção do tronco e membros superiores e inferiores, vestimenta para proteção de todo o corpo; e o EPI para proteção contra quedas com diferença de nível envolve um cinturão de segurança com dispositivo trava-queda e cinturão de segurança com talabarte para proteção contra riscos de queda em trabalhos em altura.

E a escolha do EPI deve ser feita através de uma análise preliminar de risco. Os fatores a serem considerados para essa escolha são “o tipo de trabalho a ser executado, a confiabilidade do fornecedor do equipamento e a verificação do CA, que vem a ser o certificado de aprovação do equipamento, emitido pelo Ministério do Trabalho”.

A escolha correta do EPI, nacional ou importado, dever ser feita em conformidade com a indicação do CA, expedido pelo órgão competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. A expedição do CA é baseada em informações sobre os processos e/ou procedimentos de cada empresa que pleiteia adquirir o certificado em questão, sendo que acaba envolvendo profissionais de logística na coleta de tais informações e estes devem trabalhar em parceria com os profissionais de segurança e saúde no trabalho.

USOS NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

Dentro das operações logísticas, os EPIs são usados em diversas áreas, como no abastecimento de caminhões-tanque, carregamento, enlonamento e desenlonamento de caminhões, arrumação de vagões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com