TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSPECTIVAS SOBRE O URBANO E O RURAL

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 2

PERSPECTIVAS SOBRE O URBANO E O RURAL

Este texto tem por finalidade discutir as perspectivas sobre o rural e o urbano e discute como o capitalismo influencia num processo em que não se consegue mais distinguir a diferença entre um e outro, os fatores da urbanização cada vez mais ocupam o meio rural.

Se pararmos para nos perguntar o que e rural e o que e urbano ambos podem ter significados opostos, porem no contexto atual não conseguimos distinguir um do outro tendo em vista que a urbanidade invade cada vez mais o meio rural .

Com o avanço do capitalismo, a propriedade da terra e a produção agrícola tornam-se negocio dos capitalistas urbanos, e passam a ser comandados por estes. Perfila-se um modo de viver urbano, que penetra nos campos, comportando sistemas de objetos e sistemas de valores (p.21).

Nesse sentido conclui-se que o modo de vida urbano invade o meio rural como cultura em praticamente todos os sentidos, como a tecnologia de maquinas muito modernas que são utilizadas na colheita de produtos agrícolas, ou no modo de vida de camponeses que de algum modo tentam viver como se estivessem na cidade, e também destaca que algumas atividades urbanas estão sendo desenvolvidas no campo de acordo com a necessidade.

No passado com o fim do feudalismo pessoas se deslocaram do campo para a cidade com a finalidade de buscar um novo meio de sobrevivência, nos dias atuais acontece o contrário pois pessoas saem das grandes cidades e vão viver no campo, tendo em vista que a urbanização tende a apagar a distinção entre cidade e campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com