TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE AÇÕES DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO

Por:   •  3/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

PLANEJAMENTO DE AÇÕES DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO

1 – Informações Gerais

UF: SP Município: Araras

Meta pactuada: 200          

Valor do Cofinanciamento Federal: R$ 59.729,00

Saldo Acessuas Trabalho (em 05/2019) R$ 57.638,50

Nível de Gestão: Básica

Período de Execução: Janeiro 2020 a janeiro 2021

Técnico de Referência do Acessuas Trabalho no Município: Gisele C. Januário Santos - Assistente Social - Coordenadora do Programa.  

Telefone: (19) 35431700

  1. mail: suportetecnico@araras.sp.gov.br

2 – Oferta Acessuas

  1. EXECUÇÃO DO PROGRAMA:

A execução do Programa Acessuas no município ocorrerá de forma direta por equipe técnica municipal.

Local de oferta: Equipamentos da Assistência Social, sendo: CRAS Brasílio Penteado de Castro, CRAS Irmã Annadora Sironi, CRAS José Ometto, CREAS e as Organizações da Sociedade Civil – OSCs, referenciadas aos CRAS e que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV.

Periodicidade das oficinas: Semanal

Quantidade de encontros: Oficinas de 08 encontros.

Quantidade de participantes: até 25 participantes.

Temas que serão abordados:

  • Desenvolvimento de habilidades: autoconhecimento, autonomia e projeto de vida.
  • Orientações sobre o mundo do trabalho: Conceito de trabalho, o trabalho como direito e as questões voltadas ao mundo do trabalho (questão social, relações de poder, aspectos legais, entre outras).
  • Formas de inserção: Empreendedorismo Social, empreendimentos econômicos solidários, cooperativas e o mercado formal de trabalho (currículo, entrevista de emprego, dinâmicas de grupo e apresentação pessoal).
  • Vivência profissional: Relações de trabalho.
  • Mapa de oportunidades: Construção de mapas locais de oportunidades

Parceiros que serão mapeados: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Social da Indústria – SESI, Associação Comercial Industrial de Araras – ACIA, Empresas do município, Agências de emprego e OSCs que executam o Programa Sócio Aprendizagem.

Secretarias Municipais: (Agricultura, Educação e Desenvolvimento Econômico).

  1. EQUIPE:

A equipe que executará o programa é composta por: um coordenador (Assistente Social), um Técnico de Nível Superior (Assistente Social) e um Técnico de nível médio (auxiliar administrativo).

Sendo eles: Coordenadora: Gisele C. Januário Santos

Técnico de Nível Superior: Cristiane Carrascosa Mastellaro

Técnico de Nível Médio: Thaís Domaradzki Santana.

c) ESTRUTURA:

As oficinas serão executadas nos CRAS, CREAS e nas OSCs referenciadas aos equipamentos. Possuem estrutura física adequada para execução dos eixos do Programa, contam com salas para as atividades coletivas, individuais e reuniões de equipe, iluminação, ventilação, além de condições de higiene adequadas e recursos de informática necessários.

O Planejamento das ações do Programa será realizado na Secretaria de Assistência Social pela comissão formada por coordenadoras de CRAS e a equipe que executará o Programa, possui uma sala compartilhada, com um armário para arquivamento, duas mesas, dois computadores e uma sala de reunião.  

  1. MONITORAMENTO:

O monitoramento se dará de forma contínua, com o objetivo de identificar dificuldades vivenciadas pelos usuários desde a acolhida para participação do programa, durante os encontros, como também após o término do programa. Pretende-se desta forma, criar estratégias de superação das problemáticas apresentadas, buscando a eficácia e eficiência do programa no município. Utilizaremos como instrumentais para o monitoramento e avaliação: relatórios técnicos, diálogo entre as equipes ACESSUAS PAIF/PAEFI e OSCs, reuniões periódicas com os parceiros, atendimentos individualizados, encaminhamentos e visita domiciliares.

  1. CAPACITAÇÃO:

O processo de capacitação antecederá o início da execução do programa, será direcionado as equipes técnicas dos equipamentos da Assistência Social e parceiros, além da equipe do Acessuas. A capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais para o atendimento/acompanhamento do público prioritário da Política de Assistência Social.

A equipe do ACESSUAS pretende realizar visita técnica ao munícipio de Mogi Mirim – SP, o mesmo já executou o Programa apresentando resultados efetivos. Planeja-se também, buscar capacitação nos temas relacionados à economia solidária e empreendedorismo.

3 – Descreva, entre 5 a 10 linhas, as ações previstas para cada eixo do Programa Acessuas Trabalho em 2019.

a) Eixo “Identificação e sensibilização dos usuários”:

Realizar reuniões com as equipes técnicas dos serviços da Assistência Social para apresentação do programa, pois eles serão os responsáveis pela identificação e sensibilização dos usuários para o programa, através de atendimentos individualizados e coletivos, acolhida, escuta qualificada, busca ativa responsável e articulação com serviços que compõem a rede socioassistencial e intersetorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (423 Kb)   docx (258.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com