TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Do Trabalho Docente.

Por:   •  9/8/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: A importância do planejamento na organização do trabalho pedagógico.

Titulo: Planejamento do trabalho docente.

Ana Carla Muehlmann

O planejamento acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana, de certa forma todos planejamos nossas ações diárias, através do pensamento sobre o que pretendemos fazer, refletindo sobre o que já foi feito. Assim do mesmo modo este é muito importante no cotidiano escolar para nortear o trabalho pedagógico. O planejamento é um processo de previsão do que ira acontecer dentro de um determinado prazo a partir do conhecimento e avaliação da situação original.

Durante toda a historia da humanidade, o homem sempre teve objetivos, sonhos e desejou alcançar algo. Assim o planejamento é fundamental em sua vida, porem no contexto escolar alguns profissionais que são negligentes a ele, improvisando suas aulas. Assim não conseguem alcançar os objetivos para a formação do educando.

“A ausência de um processo de planejamento de ensino nas escolas, aliado às demais dificuldades enfrentadas pelos docentes do seu trabalho, tem levado a uma contínua improvisação pedagógica das aulas. Em outras palavras, aquilo que deveria ser uma prática eventual acaba sendo uma “regra”, prejudicando, assim, a aprendizagem dos alunos e o próprio trabalho escolar como um todo.” (FUSARI, 2008, p.47)

Muitas vezes o planejamento é trocado pelo livro didático e o professor deixa de planejar tendo em vista a realidade de seus alunos, estando apenas preocupado em ministrar conteúdos. O livro didático deve ser apenas mais um instrumento de trabalho, para tanto a capacidade do professor deve ser maior não se limitando ao livro.

Nossos professores devem quebrar o paradigma de que o planejamento é apenas um ato burocrático, para que assim possam formar cidadãos aptos a sociedade que estão inseridos. Desse modo o planejamento devera buscar a transformação da sociedade.

“É um instrumento direcional de todo o processo educacional,

pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as

prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos

e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.” (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.40)

O planejamento deve facilitar o trabalho tanto do professor quanto do aluno, este deve ser utilizado na tomada de decisões.

Enquanto o planejamento do ensino é o processo que envolve "a atuação concreta dos

educadores no cotidiano do seu trabalho pedagógico, envolvendo todas as suas ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com