TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Do Trabalho Docente.

Casos: Planejamento Do Trabalho Docente.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: A importância do planejamento na organização do trabalho pedagógico.

Titulo: Planejamento do trabalho docente.

Ana Carla Muehlmann

O planejamento acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana, de certa forma todos planejamos nossas ações diárias, através do pensamento sobre o que pretendemos fazer, refletindo sobre o que já foi feito. Assim do mesmo modo este é muito importante no cotidiano escolar para nortear o trabalho pedagógico. O planejamento é um processo de previsão do que ira acontecer dentro de um determinado prazo a partir do conhecimento e avaliação da situação original.

Durante toda a historia da humanidade, o homem sempre teve objetivos, sonhos e desejou alcançar algo. Assim o planejamento é fundamental em sua vida, porem no contexto escolar alguns profissionais que são negligentes a ele, improvisando suas aulas. Assim não conseguem alcançar os objetivos para a formação do educando.

“A ausência de um processo de planejamento de ensino nas escolas, aliado às demais dificuldades enfrentadas pelos docentes do seu trabalho, tem levado a uma contínua improvisação pedagógica das aulas. Em outras palavras, aquilo que deveria ser uma prática eventual acaba sendo uma “regra”, prejudicando, assim, a aprendizagem dos alunos e o próprio trabalho escolar como um todo.” (FUSARI, 2008, p.47)

Muitas vezes o planejamento é trocado pelo livro didático e o professor deixa de planejar tendo em vista a realidade de seus alunos, estando apenas preocupado em ministrar conteúdos. O livro didático deve ser apenas mais um instrumento de trabalho, para tanto a capacidade do professor deve ser maior não se limitando ao livro.

Nossos professores devem quebrar o paradigma de que o planejamento é apenas um ato burocrático, para que assim possam formar cidadãos aptos a sociedade que estão inseridos. Desse modo o planejamento devera buscar a transformação da sociedade.

“É um instrumento direcional de todo o processo educacional,

pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as

prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos

e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.” (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.40)

O planejamento deve facilitar o trabalho tanto do professor quanto do aluno, este deve ser utilizado na tomada de decisões.

Enquanto o planejamento do ensino é o processo que envolve "a atuação concreta dos

educadores no cotidiano do seu trabalho pedagógico, envolvendo todas as suas ações

e situações, o tempo todo, envolvendo a permanente interação entre os educadores e

entre os próprios educandos" (FUSARI, 1989, p. 10).

Assim podemos compreender que o planejamento é uma tarefa necessária para que os objetivos sejam alcançados.

http://www.uemmg.org.br/list.noticia.php/origem/20/noticia/510/titulo/Planejamento_Pedagogico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com