TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social Idosos CRAS, municipal

Por:   •  6/6/2019  •  Ensaio  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

OFICINA DE ELABORACAO DE PROJETOS SOCIAIS

O ENVELHECIMENTO SAÚDAVEL – UMA ANALISE SOBRE O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS NO CRAS DO MUNICÍPIO DE

2018

APRESENTAÇÃO

        Em 2003, no Dia Mundial do Idoso, foi promulgada a Lei nº 10.741 (mais conhecida como o Estatuto do Idoso) – tramitou durante seis anos pelas casas do Congresso Nacional até ser finalmente sancionado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva – que colocou em evidência a importância do reconhecimento da condição cidadã do idoso. O Estatuto do Idoso foi um insigne avanço para a terceira idade que passou a ter direitos protegidos legalmente, sobretudo, no que tange a assuntos como acesso aos serviços de saúde e de transporte, além de firmar critérios de convivência social e familiar. Os debates acerca dos idosos antecedem a promulgação da supracitada lei – a discussão interna entre os associados de inúmeras entidades que representam os interesses de idosos e aposentados iniciou na década de 80 e foi estabelecendo-se até meados da década de 90 –, haja vista o perfil da população idosa mundial ter sido modificado.

        Em meio à sociedade globalizada, vive-se cada vez mais e, em geral, em ótimas condições.  O próprio sucesso da teleassistência no país comprova que a terceira idade quer se manter independente e inserida na modernidade, relacionando-se bem com novidades tecnológicas que possam resultar em mais praticidade e melhoria de vida no dia-a-dia. Os idosos devem ser protegidos por meio do que designamos de direitos sociais passando estes a terem preferência no atendimento das políticas Públicas, quais sejam: saúde, educação, moradia, transporte, etc.

        O Estatuto do Idoso apresentou uma grande conquista social e um marco na garantia de direito. Nele, foi destacada a atenção integral à saúde do idoso pelo Sistema Único de Saúde, assim como a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Desse modo, faz-se necessário desencadear processos que estimulem a reflexão sobre o envelhecimento e qualidade de vida para os idosos, pois é nessa faixa etária que as relações sociais tendem a encolher instigadas por variados fatores, tais como: família, costumes pré-estabelecidos, entre outros.

Os grupos de convivência são as formas mais exploradas para ofertar esse envelhecimento ativo, onde proporciona, através de diversas atividades ocupacionais e lúdicas (viagens, cultura, saúde), estratégias para estimular uma melhor qualidade de vida da pessoa idosa. Nesta senda, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (localizado no Centro de Referência de Assistência Social do município de Alagoa Nova-PB) trabalha para resgatar o valor social do idoso, estimulando o desenvolvimento individual e coletivo na sociedade, instigando a autoestima e integração em inúmeros ambientes por meio de cursos, esportes, dança, artesanato, música e outras atividades.

OBJETIVO

GERAL:

        Promover um trabalho de inclusão concedendo aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (do Centro de Referência de Assistência Social do município de ), assuntos que favoreçam, de maneia clara e dinâmica, o envelhecimento ativo em grupos de convivência.

ESPECÍFICOS

  • Avivar a busca de uma melhor qualidade de vida dos idosos;
  • Trabalhar temáticas que venham aperfeiçoar a socialização dos idosos com os temas modernos;
  • Participar, de forma efetiva, no aumento da autoestima dos grupos através de reuniões voltadas para este fim;
  • Promover a capacidade de análise acerca da importância dos grupos de convivência.

JUSTIFICATIVA

        O envelhecimento da população brasileira está relacionado a um fenômeno mundial. O Brasil, desde os anos 1980, atravessa uma etapa na sua dinâmica populacional conhecida como “bônus demográfico” ou “janela de oportunidade demográfica”. Significa que, face ao declínio dos níveis de fecundidade, a inércia demográfica provoca o aumento significativo da população em idade ativa (15 a 64 anos) e, consequentemente, a razão de dependência total diminui. Diante desta realidade, a demanda por estudos acadêmicos e técnicos sobre o fenômeno da longevidade auxilia as políticas públicas nas áreas econômica, social, psicológica e, sobretudo, no campo da Saúde.

        Destarte, é de suma importância o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, pois tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

        A intervenção social é pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considera que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Incluídas vivências que valorizam suas experiências e que estimulam e potencializam a condição de escolher e decidir.

Nessa perspectiva que é realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de , o trabalho com grupos de idosos tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Possui, portanto, um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

APRESENTAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIAL SOCIAL

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de é o responsável pelos serviços socioassistenciais das áreas consideradas vulneráveis e com algum risco social no município. Seu principal trabalho é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), dando auxílio e orientações as famílias para prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, eles buscam reunir pessoas que estão na mesma faixa etária (crianças, adolescentes ou idosos) para desenvolver determinadas ações em grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com