TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em Serviço Social I - Plano de trabalho A dimensão investigativa e interventiva-trabalho pronto

Por:   •  28/4/2022  •  Dissertação  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURA OBRIGATÓRIA        4

2        ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO SELECIONADA        6

3        ELABORAÇÃO DA CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL        6

2 OBJETIVO INSTITUCIONAL        8

3 AMBITO INSTITUCIONAL        10

4        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O presente relatório de estagio se refere ao estágio em Serviço Social I, modelo reformulado devido a pandemia do Covid-19, o que impediu sua realização de forma presencial. Por ter sido realizado de forma remota, a instituição aqui apresentada foi observada de forma remota através de informações disponibilizadas em sites na internet.

Elaborar este relatório constituiu-se numa tarefa desafiante frente às mudanças que se processam rapidamente na sociedade tanto nos aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais, situando o processo de formação profissional do assistente social frente uma realidade dinâmica e permeada por contradições. Para compreender a formação profissional nos tempos atuais é preciso considerar essas transformações societárias que tem como pano de fundo o capitalismo imperante, é preciso fazer leitura crítica dessa realidade e seus rebatimentos no Serviço Social.

Nesse sentido o presente estágio proporcionou uma maior compreensão sobre o verdadeiro sentido do fazer profissional do Assistente Social frente as demandas e necessidades da sociedade contemporânea.

Nesse sentido, o estágio supervisionado I nessa dimensão constitui-se primordial para o conhecimento e análise crítica da realidade social, sendo propício à produção de conhecimentos pelas situações cotidianas de vida e de trabalho que se apresentam junto aos segmentos sociais e populares.

  1. LEITURA OBRIGATÓRIA

A partir da leitura dos materiais disponibilizados e dos vídeos assistidos para a realização da presente atividade foi possível compreender que o Estágio Supervisionado em Serviço Social é essencial para formação do Assistente Social, pois complementa o processo de ensino e aprendizagem e possibilita que o aluno/estagiário do curso de Serviço Social vivencie na prática, as situações reais do cotidiano do profissional. Por ter sido realizado de forma remota, o presente estágio foi realizado por meio de leituras e pesquisas, mas mesmo assim sua função foi cumprida com êxito, uma vez que foi possível um melhor aperfeiçoamento acerca das atribuições do assistente social em suas atribuições profissionais.

Considerando a legislação analisa, a RESOLUÇÃO CFESS Nº 533, acerca da supervisão direta de estágio em Serviço Social, este deve estar em consonância com os princípios do Código de Ética dos Assistentes Sociais, com as bases legais da Lei de Regulamentação da Profissão e com as exigências teórico-metodológicas das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS, bem como o disposto na Resolução CNE/CES 15/2002 e na lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Além do mais os documentos analisados permitiram uma maior compreensão sobre as competências que o assistente social necessita desenvolver para executar bem sua função.

A Lei nº 8.662/93 Lei nº 8.662/93, em seu artigo 4º destaca as competências do Assistente Social, dentre as quais pode-se citar:

I - Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;

II - Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;

 III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

As demais competências explanam a importância de o assistente social buscar manter uma postura ética frente ao seu campo de atuação.

Com base nas leituras e analises das legislações que regem o serviço social, fica claro o quanto a essa área ainda necessita ser dinamizada para que os profissionais em formação alcancem o máximo de conhecimento possíveis, para isso é preciso conhecer os pressupostos e concepções que permeiam a área de atuação do assistente social.

O estágio supervisionado é o momento em que assistente social em formação pode confrontar seus conhecimentos teóricos com a prática, percebendo o que ainda precisa conhecer para melhor desenvolver sua função enquanto futuro profissional.

Em 2008 foi aprovada a Lei nº. 11.788, que passou a ser reconhecida como Lei Geral do Estágio, com objetivo de coibir constantes violações quanto aos objetivos no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma legislação, que afirma em seu Artigo 1°: que:

 Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo [...] e em seu § 1° ressalta que ‘o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando’ (BRASIL, 2008).

A partir de sua regulamentação, o estágio no ensino superior passou a ser visto como processo educativo, o qual é desenvolvido nos espaços sócio ocupacionais, visando à preparação dos acadêmicos para o seu futuro campo de trabalho.

Em Serviço Social o estágio supervisionado deve ser compreendido como processo pedagógico de ensino-aprendizagem, elemento síntese no campo da formação (ABEPSS, 1996). Tendo em vista que se trata de atividade em uma profissão regulamentada, é preciso considerar algumas normativas específicas como: a Política Nacional de Estágio (PNE, 2010), que se constitui a partir do compromisso com as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (1996) e a Resolução 533/2008, do Conselho Federal de Serviço Social. Ambos os documentos constituem um projeto de formação profissional e de enfrentamento à precarização do ensino superior, além de contribuir de forma permanente na defesa da qualificação da formação pelas entidades representativas (CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com