TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA DE ADMISSÃO ( RECRUTAMENTO E SELEÇÃO )

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 5

POLITICA  DE ADMISSÃO ( RECRUTAMENTO E SELEÇÃO )

O  Recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.

Este é o papel do recrutamento: divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.

No caso de recrutamento interno pois é um procedimento econômico e demostra credibilidade por parte da empresa que se preocupa em promover os funcionários. Tem como vantagem privilegiar os funcionários oferecendo-lhes melhores oportunidades dentro da organização, aproveita melhor o potencial humano, motiva e encoraja o desenvolvimento dos profissionais  ,proporcionando um clima favorável dentro da organização.

A seleção é um processo decisório  baseado em dados confiáveis para agregar talentos e competências capazes de contribuir no longo prazo para o sucesso da empresa.

É preciso fazer do processo seletivo um mecanismo eficiente para aumentar o capital humano. É preciso focar a seleção na aquisição de competências individuais indispensáveis para o sucesso organizacional. O cargo a ser pretendido ou as competências a serem capturadas devem fundamentar o processo seletivo no caso em questão.

Será realizado uma descrição do cargo para selecionar o funcionário declarando suas  tarefas ,deveres e responsabilidades.  O modelo de seleção será neste caso o da agregação de valor ou seja focalizar o abastecimento e provisão de competências para a organização. Cada candidato é visualizado do ponto de vista das competências individuais que oferecem para incrementar as competências  organizacionais. Como método mais utilizado em seleção de pessoal ,usaremos a entrevista  de seleção pois apesar do forte componente subjetivo e impreciso a entrevista pessoal é aquela que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos.

POLITICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O Processo de treinamento e desenvolvimento visa o aperfeiçoamento de  desempenho ,aumento da produtividade e das relações interpessoais, mudanças de comportamentos e atitudes bem com a aquisição de novas habilidades e conhecimento. A gestão de pessoas pode contribuir de forma significativa nesse processo.

Treinamento e desenvolvimento  constituem processos de aprendizagem  compartilhados de informações de que se trata de uma mudança  de comportamento do individuo através da incorporação de hábito, atitudes e habilidades.

A Missão do treinamento pode ser descrita como uma atividade que visa conscientizar os funcionários  da importância de se auto desenvolver e de buscar o aperfeiçoamento contínuo, além de ambientar os novos funcionários. O treinamento tem foco imediato pois resulta em ganho de desempenho e motivação para a empresa e o próprio individuo.

O desenvolvimento caracteriza a execução de treinamentos em etapas sequenciais interligadas dentro de um mesmo objetivo gerando uma expectativa positiva para as pessoas na medida em que se sentem direcionadas ao crescimento permanente.

O treinamento para novos e antigos funcionários é utilizada a análise de tarefas onde se desmembra o cargo em subtarefas para ensinar cada uma delas  ao novo funcionário.

A empresa deve investir em programas de desenvolvimento e lideranças ,para cargos de gestão (gerentes ) de forma intensiva com programas de treinamentos formais internos e externos e estar atenta as constantes necessidades de seus gestores.

POLITICA DE RECOMPENSAS E BENEFICIOS

Vale transporte ,vale alimentação ,plano de saúde ,cesta básica ,plano odontológico ,auxilio creche e participação nos lucros são alguns benefícios oferecidos pelas empresas e garantidos pelas leis trabalhistas..

Pessoas mais qualificadas querem mais ,estão interessadas em outros benefícios como carro , ações , décimo quarto salário ,auxilio educação e previdência privada. As empresas  ,para motivar e reter talentos precisam usar de maneira inteligente os benefícios  que oferecem:

DINHEIRO – Pessoas que preferem remuneração variável pois aceitam o desconforto e a falta de estrutura ,se sentirem  que irão ganhar bem( recompensa monetária)

SEGURANÇA – Relacionada com a estabilidade e bom ambiente de trabalhos ,gostam de . empregos garantidos pois o medo de perder é maior que o desejo de ganhar.

APRENDIZADO- todo o conhecimento que a empresa proporciona através de oportunidades de receber treinamento técnicos intensivos e o aprendizado informal não adquiridos em livros e cursos.

RECONHECIMENTO – É como a empresa proporcionar a aprovação social ao individuo e o mesmo podr demonstrar sua competência profissional se sentir uma pessoa importante.

POLITICA DE SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A saúde e segurança do trabalho englobam o bem estar físico mental e social dos trabalhadores ou seja da pessoa no seu todo. Para serem bem sucedidas as medidas de saúde e segurança no trabalho exigem a colaboração e a participação tanto dos empregadores como dos funcionários  nos programas de saúde e segurança equacionando questões relacionadas com medicina do trabalho , engenharia de segurança , higiene no trabalho, a toxicologia a psicologia , a ergonomia e etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com