TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS DE SUPRIMENTO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]ATIVIDADE AULA 01

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM RECURSOS HUMANOS.

MÓDULO: POLÍTICAS DE SUPRIMENTO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Vocês deverão responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail vpereira@unigran.br 

  1. Conceitue a política de Recrutamento e caracterize a prática dessa ferramenta, contextualizando a importância nos dias atuais; Aproveite para fazer uma apreciação do R/S tradicional e estratégico, conforme quadro em destaque na aula.

R: Recrutamento e seleção é uma atividade que as empresas realizam para atrairem pessoas (candidados) para uma vaga em aberto com base nos pré-requisitos do cargo (escolaridade, experiêcia proficional, cursos, etc). O recrutamento e seleção e uma atividade realizada por organizações com menos recursos e tem muito investimento já o recrutamento e seleção estratégico é mais trabalhado, feito geralmente por grandes empresas e consegue atrair bons candidatos para o seu processo seletivo.

  1. Quais as etapas a serem cumpridas para que um Processo de Recrutamento ocorra com eficiência e eficácia? Qual a Postura do Gestor frente à essas etapas? Todas as Organizações cumprem com rigor? Justifique sua Resposta.

R: Surgimento da vaga, aprovação da vaga, elaboração do perfil profissiográfico, divulgação da vaga, recebimento dos currículos ou candidatos, pré-seleção, seleção, decisão, contratação, efetivação.

        O gestor é preciso colocar profissionais capacitados e qualificados para a tarefa evitando erros que prejudique a seleção assim trasendo problemas posteriores.

       Nem todas as empresas cuprem com rigor, por que em boa parte delas não tem uma área específica de recursos humanos que possa desenvolver todas as etapas, geralmente as grandes empresas cumprem e as pequenas empresas, as seleções são feita pelos proprietários que não tem muitos recusos.

  1. O que é Perfil Profissiográfico? Qual a importância da definição para processo de Recrutamento? Justifique

O perfil prossiográfico é o perfil que a empresa procura para uma vaga de emprego anunciada, com a definição do perfil profissiográfico a chance de erro será muito menor, más é preciso que a empresa de detalhes do perfil como, idade, escolaridade, sexo, um conjunto de característica.

  1. Crie um perfil profissiográfico (conforme modelo sugerido nesta aula) para o cargo de Gerente de Recursos humanos, considerando a realidade de uma empresa de médio porte. Pode aproveitar os itens que consta no exemplo, assim como, pode retirar ou incluir.

EMPRESA

MAIS SUPERMERCADOS

ATUAÇÃO DA EMPRESA

VAREJO

CARGO

GERENTE DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE

RECRUTAMENTO  E SELEÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAL

VAGAS

1

EXPERIÊNCIA

EXPERIÊNCIA NO CARGO NO MINIMO 2 ANOS

SALÁRIO

R$ 15.000,00

FORMAÇÃO

SUPERIOR EM RECURSOS HUMANOS.

VALORES

ÉTICA E VALORIZAÇÃO NA CULTURA ORGANIZACIONAL

CONTATOS

CONTATO DIÁRIO COM FUNCIONÁRIOS E CANDIDATOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (69.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com