TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA DE RECRUTAMENTO ADMISSÃO E SELEÇÃO

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.635 Palavras (19 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO PRESENCIAL DE CATALÃO

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:

Relatório final Prointer III

CATALÃO

2017

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:

Relatório final Prointer II

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

Tutora Distancia: Márcio Pereira de Oliveira

 

CATALÃO

2017

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS        5

3 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO        6

4 POLÍTICA DE RECRUTAMENTO ADMISSÃO E SELEÇÃO        7

4.1 Recrutamento        7

4.2 Seleção de Pessoal        8

5. POLÍTICA DE DEMISSÃO        9

5.1 Metodologias a Serem Aplicadas:        9

6 POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        11

7 PLANO DE RECOMPENSA E BENEFÍCIOS        13

8 POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO        15

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

10 REFERENCIAS        18

1 INTRODUÇÃO

O trabalho foi desenvolvido com finalidade em buscar conhecimentos teóricos, com objetivo de ampliar e consolidar nossos conceitos na área de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas e na reestruturação dos Recursos Humanos. Os investimentos no capital humano levam as empresas dos mais diferentes segmentos e tamanhos a se destacarem no mercado. Para isso se torne realidade, as organizações precisam contar em sua estrutura com a área de Recursos Humanos, é nela que oferece o suporte necessário para que a alta direção e todos os demais líderes identifiquem quais os gaps existentes nos talentos e quais processos precisam ser implantados e melhorados para que os talentos tenham uma entrega cada vez mais expressiva.

Em um mercado altamente competitivo há uma preocupação das organizações com o padrão dos serviços oferecidos, preços, e agilidade nos processos. Diante da instabilidade mundial observa-se a necessidade de algumas mudanças em relação ao que o cliente quer e o que a empresa pode fazer para idealizá-lo.  Utilizar estratégias que aumentam a vantagem competitiva será um diferencial que poderá definir a preferência do consumidor.

Para atingir os objetivos propostos, a área de Recursos Humanos, além das atividades próprias do setor de RH, observa as variáveis ambientais, as necessidades das pessoas e elabora diretrizes nos setores específicos, as quais devem estar de acordo com as metas estratégicas da empresa, bem como com seus objetivos específicos.

O objetivo do trabalho é em elaborar um projeto voltado para a implantação do Setor recursos humanos em uma empresa privada, demonstrando sua aplicabilidade verificar, na prática, a aplicação dos conceitos apresentados pelas disciplinas, integrando e consolidando os conhecimentos em: Administração de Cargos, Salários e Benefícios; Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento através da realização de um Diagnóstico Organizacional vêm a complementar o todo. É um processo de melhoria no qual, a organização tem de andá-la atenta aos processos de renovação, criação, identificação e implantação de novos conceitos e metodologias. Onde o investimento, focará na parte principal da organização abrangendo são seus colaboradores.

2 NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS

O planejamento estratégico é um processo onde, a partir das condições endógenas e exógenas da empresa, procura estabelecer o desenvolvimento traçada pela empresa, a partir dele, os programas, ações e as diretrizes para atingir os objetivos propostos. Este planejamento estratégico parte dos Diretores, gestores da empresa onde identificam a necessidade de implantação e a estruturação do Setor de Recursos Humanos fazem-se necessárias para que, a longo prazo, as metas estabelecidas sejam atingidas.

A empresa Onix Varejista, com pouco tempo de atuação no mercado, mas com crescimento auto nos últimos anos, percebe a necessidade e importância do capital humano para o crescimento da empresa, uma grande preocupação por parte da direção com funcionários e com ambiente de trabalho. Sua missão é em ser uma empresa atuante, com crescimento sólido e de que atenda às necessidades de seus clientes. Numa visão de ser uma empresa modelo cujo os seus seja transparente, ética.

Seus Diretores e vendo o crescer da empresa e se firmando no mercado com segurança e solidez chegaram a conclusão da importância de implantação de um Departamento de Recursos Humanos para empresa e seu valor para seu desenvolvimento, pois está capacitada a ligar com o capital intelectual, sendo este o coração de uma empresa, e para atender a direção será implantada algumas atividades em elaborar um relatório contendo os pontos de atenção identificados e as sugestões de ações para minimizar ou anular essas anomalias na empresa.

Para iremos traçar as principais necessidades da nova empresa.

  • A primeira necessidade a ser cultivada é em criar um modelo de gestão, participativo, adaptando-se ao modelo já existente para um Novo. Onde será criado um grupo de gestores, treinados e capacitados composto por representantes de cada área da empresa.
  • Na segunda necessidade será em transmitir ao Gestores o emprego do planejamento como ferramenta para todas as atividades a ser desenvolvida na empresa.
  • Terceira necessidade a ser trabalha monitorar o ambiente interno e externo da organização, analisando, registrando e adotando medidas para todas as falhas, erros e desperdícios.
  • Quarto desafio será em deixar a informalidade, resolvendo os problemas, tomando decisões de modo sistêmico.

Os pontos propostos abaixo serão apresentados com objetivo em demonstrar os melhores métodos para ser adotado para uma boa gestão e que todos os colaboradores da empresa venham a alcançar alguma melhoria tanto profissional; remuneração e outros benefícios.

As necessidades primárias que foram abordadas e identificadas são:

  • Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Política de recrutamento admissão e seleção;
  • Política de demissão;
  • Política de cargos, Salários e Benefícios;
  • Política de treinamento e desenvolvimento;
  • Política de saúde e segurança do trabalho;

2.1 Pesquisa de Clima Organizacional

Medir a satisfação é extremamente importante, seja a satisfação dos clientes ou dos próprios funcionários. No ambiente de uma empresa, a satisfação da equipe reflete no clima organizacional. Tanto os gestores quanto a equipe de Recursos Humanos devem sempre trabalhar para manter os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e com o ambiente de trabalho como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (422 Kb)   docx (731.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com