TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORT. 4 SEMESTRE

Trabalho Escolar: PORT. 4 SEMESTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA

NOSSA LOCADORA DE LIVROS

Parte II

Colinas do Tocantins

2012

NOSSA LOCADORA DE LIVROS

Parte II

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Analise de Sistemas III, Desenvolvimento Orientado a Objetos II, Linguagens e Técnicas de Programação III, Comunicação de Dados e Teleprocessamento e Ética e Responsabilidade Social, no Curso de Análise e Desenvolvimento e Desenvolvimento de Sistemas.

Professores: Polyanna P. Gomes Fabris, Márcio Chiaveli, Anderson Macedo, Paulo Nishitani e Sérgio de Goes Barboza.

Colinas do Tocantins

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CENÁRIO PROPOSTO 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

4. REFERÊNCIAS 15

3. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, usando o cenário proposto “Nossa Locadora de Livros”, é apresentado informações importantes sobre diagramas da UML, levantando as vantagens sobre o entendimento do sistema criado por esses diagramas. Será apresentado em especial diagrama de estado e diagrama de implantação;

Será abordado sobre as questões éticas no contexto do cenário proposto e quais os possíveis projetos de responsabilidade social que a empresa pode aplicar na comunidade e clientela.

Apresentará uma pesquisa sobre a possibilidade de disponibilizar livros digitais na área de Comunicação de Dados.

2. CENÁRIO PROPOSTO

O cenário proposto “Nossa Locador de Livros”, usado para elaborar as atividades com base nas seguintes diretrizes:

1.1 Conforme estudado não é a quantidade de diagramas UML criada num projeto que irá determinar a qualidade no processo e no produto, mas a eficiência no uso deles, ou seja, se criar um diagrama de caso de uso é necessário que haja atualização ao serem implementadas novas funcionalidades no projeto.

1.2 Com base na afirma (1.1) levante as vantagens que o diagrama de estado pode trazer para o entendimento do sistema em desenvolvimento.

O Diagrama de Caso de Uso fornece ao diagrama de classe uma perspectiva do sistema de um ponto de vista externo (o Ator). Internamente os objetos colaboram para atender as necessidades do sistema. Essa colaboração é feita através das Classes, essas são representadas pelo Diagrama de Classe que mostra a os atributos e operações da classe e como essas se relacionam. Mas o Diagrama de Caso de Uso em si não é muito importante, o que importa mais é sua descrição, pois é nela que iramos identificar as classes e ter idéia de seus relacionamentos.

O Diagrama de Classe mostra um conjunto de Classes, Interfaces e Colaborações e seus relacionamentos, ele evolui junto com o sistema e pode ter perspectivas diferentes: Análise onde identificamos os objetos(Classes) no domínio do problema; No projeto, pensamos em objetos(Classes) para a solução do problema.

O Diagrama de Classe pode apresentar ainda outros modelos: Conceitual(análise), representa as Classes no domínio do negócio sem levar em consideração restrições referentes a tecnologia que será usada na solução do problema; Especificação(projeto), obtido dos detalhes do modelo anterior conforme a solução de software escolhida; Implementação, corresponde a implementação das classes em alguma linguagem de programação.

Os Diagramas de Estado, também conhecido por diagrama de transição de estado são amplamente utilizados na metodologia UML.

Nesse tipo de diagrama são mostrados todos os estados possíveis de um objeto, os eventos que mudam seu estado, as condições que devem ser satisfeitas antes que uma transição (mudança de estado) ocorra e as ações durante a vida do objeto.

Um pré-requisito para sua utilização é que já exista o diagrama de caso de uso e o diagrama de classe.

A principal vantagem, é que o Diagrama de Estado ajuda a validar o Diagrama de Caso de Uso e Diagrama de Classe localizando possíveis alterações antes de começar a programação economizando possíveis retrabalhos.

Uma desvantagem é que a medida com que o sistema se torna mais complexo, o diagrama de estado também se torna complexo.

Com base no cenário proposto “Nossa Locadora de Livros” e usando o Diagrama de casa de uso apresentado no cenário proposto, segue abaixo o Diagrama de Caso de Uso e Diagrama de Classe e um exemplo de Diagrama de Estado.

Diagrama de Caso de Uso

Descrição do diagrama de Caso de Uso

O Funcionário(Ator) do Departamento de Locação é responsável por:

• Manter Livros: Além de manter o cadastro de todos os livros cadastrados e atualizados deverá fazer o Controle de Autor, pois um Livro pode ter vários autores e um ator pode ter vários livros escritos;

• Manter Usuário: Será responsável por realizar o cadastro de novos usuários assim como manter os dados de usuários cadastrados atualizados;

• Gerenciar Empréstimo: O funcionário será responsável por registrar todos os empréstimos feitos ao usuário;

• Gerenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com