TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO REFLEXIVO

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

                                                     [pic 1] 

       

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- SÃO PAULO

Campus- Marte SP

SERVIÇO SOCIAL

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇOS SOCIAL

                                   

Virginia Martins Oliveira Pantaleo           RA 1299927034

Carla Nathalie da Silva                              RA 1299173373

Fabiane Alves da Silva                               RA 4322813964

Silene Ap. Luciano Veríssimo                    RA 5732171534

PORTFÓLIO REFLEXIVO

TUTORA À DISTÂNCIA: Profa. Maria Ana Lúcia A. Antônio

SÃO PAULO – SP

2015

SUMÁRIO

1.ASSESSORIA......................................................................................................................031.1 ASSESSORIAS NO SERVIÇO SOCIAL.......................................................................03

1.1.1 SERVIÇOS SOCIAIS E A SUPERVISÃO PROFISSIONAL....................................04

1.1.2 SERVIÇOS SOCIAIS, COMUNIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS.....................04

1.1.3 ASSESSORIA DESENVOLVIDA PELOS SERVIÇOS SOCIAL.........................04.    1.14 ASSESSORIAS À ORGANIZAÇÃO POLITICA DOS USUARIOS.........................05

1. ASSESSORIA

          Assessoria vem de assessor, que vem do Latim ASSESSARE, originalmente “sentar-se ao lado de”, formada por AD-, “a; mais tarde o significado passou para “determinar uma taxa ou imposto”, já que uma das pessoas que auxiliavam um magistrado e se sentava junto a ele era quem fazia os cálculos de multas ou impostos devidos”.

          Define-se assessoria como a ação que é desenvolvida pelo profissional que tem conhecimento na área estudada, que usa a realidade como objeto de estudo e tem a intenção de alterá-la. Devemos lembrar que o assessor não é aquele que intervém na realidade, mas sim, aquele que propõe caminhos e estratégias ao profissional ou equipe que assessora.

          A assessoria e formada por órgão ou conjunto de pessoas que assessoram uma pessoal ou uma instituição. Sendo o ato de assessorar identificado como uma ação que auxilia tecnicamente outras pessoas ou instituições, graças a conhecimentos especializados em determinado assunto, assim, o assessor é tido como um assistente, adjunto, auxiliar ou ajudante que detém conhecimentos que possa auxiliar a quem assessora. Já o ato de consultar é muito confundido com o ato de dar uma assessoria, pois é tido como a ação de pedir conselho, instruções, opinião ou parecer. Significa também a ação de dar ou apresentar parecer sobre algum assunto, sendo entendido como consultor aquele que desenvolve essas ações, ou seja, que dá parecer sobre assunto de sua especialidade.

1.1 ASSESSORIAS NOS SERVIÇOS SOCIAIS

          A assessoria nos Serviços Social é variada e marcada por diferentes áreas. Mas existem poucas publicações e trabalhos sobre o assunto. Tal fato ocorre pelo fato dos processos de renovação do Serviço Social ser relativamente recente, basicamente da década de 80.

          Em posse da auto identificação e reconhecimento do Serviço Social, e na sua capacidade de intervenção e atuação no campos das politicas sociais, ouve o reconhecimento e a valorização dos processo de assessoria prestados pelo Serviços Social.

          As recentes inclusões do termo assessoria no Serviço Social, que foi observado recentemente, nos anos 80, misturado com as ações politicas, se misturam com os movimentos sociais e com os trabalhos realizados com as comunidades e com os movimentos.

         

1.1.1 SERVIÇOS SOCIAIS E A SUPERVISÃO PROFISSIONAL

          A partir do movimento de reconceituação dos Serviços Social, o termo supervisão profissional caiu em desuso, pois o supervisor e tido como aquele que através de seu conhecimento, vai adaptar o profissional à necessária atuação competente.

          Com as mudanças no processo de trabalho, as instituições vão iniciar seus processor de restruturação de produção, e as supervisões profissionais vão sendo d ‘estruturadas, dando acesso aos processos de assessoria e de consultoria.

1.1.2 SERVIÇOS SOCIAIS, COMUNIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS.

          No final da década de 70 e durante a década de 80, o Serviços Social começa a aumentar a sua atuação nos movimentos sociais, vinculadas a questões do cotidiano e na luta por melhores condições de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com