TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA PRATICA DOCENTE REFLEXIVO

Artigo: DESAFIOS DA PRATICA DOCENTE REFLEXIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Orientações institucional ou escolar do trabalho com alunos em sala de aula, são práticas difíceis de realizar ou refletir. Uma prática reflexiva pretende sugerir idéias de privilégios a alguns e nem sempre a todos. O antigo professor conviveu com a exclusão em outro tempo, ou nível, onde ensinar era dissociado de aprender. Segundo a lógica da inclusão, ensinar e aprender não se separam, mesmo com precariedades, complexidades e diversidades expressivas.

Nas escolas contemporâneas são apresentados novos desafios aos docentes, a educação escolar ao alcance de todos, básica, sem ameaças de repetência ou da antiga “exclusão”.

Quando ensino, aprendizagem, teoria e prática são inseparáveis, as relações ficam mais completas, o ensinar e o aprender se interagem. Mas se o aluno não aprende é porque o professor não soube ensinar ou não pôde.

Leis garantem às crianças o direito de aprender nas escolas. Está o professor preparado para ensinar, tendo que levar em consideração o cotidiano escolar do aluno? Qual o papel da instituição escolar de hoje? Como aprendeu os que ensinam?

Vive-se um mundo tecnológico, com saberes diferentes do tradicional, um ensino investigativo, com projetos e situações-problemas muitas vezes sem resposta. A prática reflexiva supõe dar um tempo para o que não teve resposta imediata ou fácil, propõe o igual e o contrário, cria um contexto que motiva o conhecimento, direciona o sujeito e o objeto, transforma o ser docente em mediador. Transportar esse ser ao plano reflexivo, seria aprender reconstruir sua representatividade, seu processo formativo e suas resistências, para assim, assumir riscos, mobilizar recursos e tomar decisões frente aos outros, bem como nos libertar da solidão ou mesmo do anonimato.

Precisam aprofundar a discussão sobre a indisciplina em sala de aula como um obstáculo para o aprendizado. O problema precisa ser enfrentado por toda a equipe pedagógica das escolas. Neste processo, é imprescindível que se ouça o aluno e as famílias.

Não há uma estratégia-padrão a aplicar perante uma atitude do aluno. O professor não deve ter comportamentos que induzam violência física ou moral para com os alunos. Compete ao professor conduzir o aluno de forma a que ele se sinta responsável e cooperante.

Precisamos achar o erro, e de nada adianta buscar culpados. É preciso sim, buscar soluções. É necessário também que a Escola tenha claro o que é indisciplina.

A realidade imediata é a questão da indisciplina. É preciso discutir esta realidade. Deixar de ver este problema de maneira mecânica e sim, olhar o problema através de uma análise. Só assim irá mudar sua prática social e pedagógica.

INTRODUÇÃO

Atualmente a indisciplina tornou-se um obstáculo ao trabalho pedagógico e os professores ficam desgastados, tentam várias alternativas, e já não sabendo o que fazer, chega mesmo em algumas oportunidades a pedir ao aluno indisciplinado que se retire da sala já que ele atrapalha o rendimento do restante do grupo.

Como se resolve a indisciplina?

Não há solução fácil. Mas é essencial trabalhar como conteúdo de ensino as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente de cooperação.

As estratégias utilizadas ultimamente por grande parte dos professores para lidar com a indisciplina têm sido desastrosas e estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. Se repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula. Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo.

A situação parece ser muito pior a cada dia: alunos agridem professores e muitas vezes saem da escola com um baixo nível de aprendizado, mas é valido poder encarar está situação e tentar revertê-la. Acredita-se que o professor que realmente aprecia o seu trabalho tem o poder pessoal e intelectual para impulsionar a mudança. É evidente que não conseguirão mudar o processo integral de educação, mas com certeza a contribuição por parte dos mesmos é bastante valiosa.

O que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, ele vai procura algo mais interessante para fazer.

É muito importante no inicio do ano o professor ter alguma estratégia para prevenir comportamentos de indisciplina dos alunos. As estratégias devem ser utilizadas e adequadas a cada aluno e a cada situação.

Ensinar: não é apenas apresentar ou explicar um conteúdo, satisfazer as dúvidas dos alunos e aplicar exercícios para fixação, mas sim, apresentar um conteúdo fazendo que o aluno tenha condições de apropriar-se do conhecimento esperado para prosseguir seu caminho escolar.

Aprender e Apreender: aprender – tomar conhecimento, reter na memória. Apreender – assimilar mentalmente, entender, compreender. Ação conjunta de fazer aulas.

Processo de ensinarem: engloba ações de ensinar e apreender. Construir o conhecimento com ações realizadas dentro e fora da sala de aula. Fazer o aluno tomar gosto pelo que está sendo ensinado. Professor prepara e dirige as atividades, levando os alunos a desenvolver e elaborar um sistema de conhecimento. Vencer a simples memorização. O aluno deve refletir quantas vezes forem necessárias para apropriar-se do conhecimento objetivado pelo professor.

O movimento necessário: inicialmente predominava a aula expositiva. O processo de ensino deveria ser estruturado em passos para alcançar o conceito final. Atualmente as orientações não se referem aos passos, mas aos movimentos que devem ser construídos.

Projeto – Histórias infantis

Público-alvo: Educação infantil Pré II

Justificativa: Oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.

Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.

Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com