TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA 2

Casos: PRATICA 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

PRATICA 2 – USO DE APARELHOS E MEDIDAS ELÉTRICAS

INTRODUÇÃO

A operação e utilização corretas de equipamentos elétricos e dispositivos eletrônicos em um circuito dependem do conhecimento de algumas grandezas elétricas como a resistência, a corrente e a tensão. Todas essas grandezas podem ser medidas por um instrumento chamado multímetro que reuni, entre muitas outras, as funções de voltímetro, para medida te tensões elétricas; amperímetro, para a medida de correntes elétricas; e, ohmímetro, para medida de resistências elétricas.

OBJETIVO

Manipular uma fonte de tensão variável; realizar medidas de tensão, corrente e resistência com um multímetro digital; montar circuitos elétricos simples.

PROCEDIMENTOS

Para a realização da prática utilizamos os seguintes aparelhos: 1 fonte de tensão variável; 1 multímetro digital; 2 cabos banana/jacaré; 1 pilha de 1,5 V; 1 resistor de 100 ohms e 1 de 220 ohms; placa para montagem de circuitos. Esta prática foi dividida em três partes numeradas adiante.

I – Efetuando medidas de tensão elétrica

Inicialmente, configuramos o multímetro como voltímetro em um fundo de escala de 20V, ligamos a fonte de tensão variável ajustada em 6V. Conectando os cabos do voltímetro nos bornes de saída da fonte obtivemos o valor de sua tensão com sua respectiva incerteza (5,97 ± 0,06) V

Observamos que não há diferença nos valores indicados nos displays da fonte e do voltímetro, desse modo, podemos utilizar o voltímetro da fonte como uma referência

Invertemos os cabos do voltímetro que estão ligados a fonte e observamos que o mesmo valor encontrado ficou negativo porque invertemos o sentido da corrente.

Com a mesma escala do voltímetro anterior (20V) medimos a tensão da pilha com sua respectiva incerteza, obtivemos o valor de (1,58 ± 0,04) V

Mudando o fundo de escala do voltímetro para 2V medidos novamente a tensão da pilha com sua respectiva incerteza, obtivemos (1,593 ± 0,010) V

Observando os valores em suas respectivas escalas encontra-se diferença de precisão, sendo a escala em 2V a mais precisa.

I.I – Medidas de tensão em elementos de um circuito elétrico

Montamos um circuito em serie utilizando os dois resistores, a placa de montagem de circuitos e a fonte de tensão ajustada em 6V. Utilizando o voltímetro em escala de 20V medimos as tensões nos terminas de cada resistor com suas respectivas incertezas como mostra a imagem 1.

Imagem 1

Os valores encontrados foram:

⦁ R1 = (4,07 ± 0,05) V

⦁ R2 = (1,58 ± 0,04) V

⦁ Fonte = (5,93 ± 0,06) V

II – Efetuando medidas de corrente elétricas

Utilizando o mesmo circuito, agora medindo corrente elétrica, configuramos o multímetro como amperímetro. Para medir a corrente elétrica é necessário que o amperímetro esteja ligado e serie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com