TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO

Pesquisas Acadêmicas: PREPARAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  2.211 Visualizações

Página 1 de 2

PREPARAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO

INTRODUÇÃO

O cloreto de sódio é composto iônico resultante de interações entre cátions Na+ (sódio) e ânions Cl – (cloro). Popularmente é conhecida como sal ou sal de cozinha. A sua fórmula química é NaCl.

As principais características do cloreto de sódio, ou, popularmente sal de cozinha, são elevados pontos de fusão e de ebulição, é um sólido cristalino incolor, muito solúvel em água. Sua densidade é relativamente próxima a 2,17g/cm³, a massa molar é aproximadamente 58,443 g/mol.

Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico que é uma mistura de água (H20) com cloreto de sódio (NaCl).

OBJETIVO

O objetivo deste experimento é:

• Aprender métodos de preparação de diferentes tipos de soluções de uso comum em laboratórios.

• Observar a preparação de cloreto de sódio a partir da mistura com ácido.

• Através do cloreto de sódio, adicionando acido clorídrico 6M observar sua efervescência, após isso, depois de aquecido, observar o inicio da cristalização do sal.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

 Balança semi-analítica

 Cápsula de porcelana

 Vidro de relógio

 Bicarbonato de sódio

 Água destilada

 Proveta

 Ácido clorídrico

 Pisseta

 Bico de bunsen/tela de amianto

MÉTODOS

Iniciamos nosso experimento pesando, em uma balança semi-analítica, uma capsula de porcelana e um vidro de relógio. Também pesamos aproximadamente 1,00g de bicarbonato de sódio. Então, medido com uma proveta, adicionamos 10mL de água destilada e logo cobrindo com o vidro do relógio. Após isso, levantando ligeiramente o vidro do relógio, adicionamos gota a gota, 6 gotas por vez de ácido clorídrico 6M até não provocar mais efervescência.

Quando não provocou mais efervescência, lavamos cuidadosamente a face interior do vidro de relógio com água destilada, usando uma pisseta. A água usada na lavagem foi recolhida na cápsula.

Em seguida, retiramos o vidro de relógio, e aquecemos a cápsula suavemente utilizando o bico de bunsen e a tela de amianto para evaporar a água. Recolocamos o vidro de relógio no momento em que o sal começou a cristalizar, pois nesse momento havia uma grande tendência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com