TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Ensaios: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  4.277 Palavras (18 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução 2

Definições do Planejamento 3

Tipos de Planejamento 4

Projeto de Extensão Universitária 5

Planejamento Dentro de uma Organização 7

Planejamento e Organização 7

Direção 10

Controle 11

A Importância do Administrador 11

Considerações Finais 13

Implicações Éticas 15

Referencias Bibliográfica 16

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da administração na organização sendo fundamental que o profissional desta área entenda seus conceitos na sua gestão, e para isso vamos analisar textos e utilizar conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Processos Administrativos estão divididos em algumas etapas: Planejamento da ação empresarial, organização e direção. O Planejamento diz respeito á formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e sua execução. Analisaremos alguns artigos acadêmicos que falam sobre a importância do planejamento nas atividades do administrador.

O Planejamento é essencial para o bom funcionamento de uma empresa, para isso apresentamos três tipos de planejamento, o estratégico, o tático e o operacional e suas vantagens na qual auxiliarão na tomada de decisão, que vem através das Funções Administrativas. Colocamos neste desenvolvimento da melhor forma de esclarecer suas habilidades e mostrar de forma clara suas vantagens quando são utilizadas de maneira efetiva nos processos de melhoria.

Etapa 1 – passo 1(Mariana) Definições do Planejamento

Podemos afirmar que o planejamento surge a partir da necessidade de gerenciar um projeto. Planejamento serve para definir o acontecimento das ações.

O autor Roberto Shinyashiki define Visão como a arte de enxergar o invisível, e afirma que isto torna uma pessoa especial. Consegue ver muito além criando uma competência para enxergar oportunidades. E o futuro é uma consequência do planejamento no presente, fazendo com que a pessoa esteja atenta a novas oportunidades. Quando não enxergamos adiante sofremos as consequências da falta de visão. Um bom empreendedor sabe que temos duas batalhas o presente e o futuro. Já o autor Paulo Barreto dos Santos pode-se observar que todas as dimensões das atividades humanas têm o Planejamento, que é o esforço para diminuir o caos. É também um conjunto de intenções necessárias para atingirmos um objetivo. Viabiliza a visão antecipada das ações que iram desencadear ao longo de um processo. Seja ele um processo contínuo e dinâmico que consiste em conjuntos de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas para que elas sejam executadas de forma adequada. Considerando como aspectos o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos.

Tais como:

controle apropriado;

Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;

Melhor coordenação das interfaces do projeto;

Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e

Proporciona um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.

O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

Qualquer atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo é uma atividade aleatória que conduz, em geral, o indivíduo e as organizações a destinos não esperados.

É condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que procure a melhoria da qualidade. Esse planejamento deverá ser feito nas diversas etapas da cadeia de fornecimento de um produto ou serviço, isto é, desde a pesquisa de mercado, o projeto, o fornecedor até a loja que fornece este item ao consumidor ou cliente.

PASSO 2(Mariana) TIPOS DE PLANEJAMENTO

Planejamento Estratégico

A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente dos conjuntos de decisões ou deliberações, tomadas em uma determinada empresa sobre um empreendimento. É mais abrangente é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais um plano refeito a cada ano que passa. Suas decisões são tomadas no presente.

Planejamento Tático

São o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisão sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais baixos da hierarquia da organização, está contido no planejamento estratégico, a sua organização pode ser considerado estratégico em relação em todas as umas das seções que compõem aquele departamento. Tem a função administrativa que determina com antecedência o que vai ser feito e quais os objetivos que serão alcançados. Visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.

Planejamento Operacional

Preocupa-se basicamente com “o que fazer " e com o "como fazer " no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional. Pode ser visualizado como um sistema. Começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolvem planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para aperfeiçoar e maximizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com