TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUZIR BIOGRAFIAS E IMPACTO

Projeto de pesquisa: PRODUZIR BIOGRAFIAS E IMPACTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.554 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade de auto aprendizagem interdisciplinar, foram elaboradas as biografias de um Filosofo Sócrates, do Físico Albert Einstein, e do matemático Bhaskara, em seguida suas principais idéias e realizações foram expostas. Foram também abordados neste trabalho, de maneira clara e objetiva os impactos produzidos por essas três pessoas.

CAPÍTULO 1 - BIOGRAFIAS E IMPACTOS PRODUZIDOS

1.1 – FÍSICO ALBERT EINSTEIN

Albert Einstein, o mais célebre cientista do século 20, foi o físico que propôs a teoria da relatividade e ganhou o Prêmio Nobel de física de 1921. Suas descobertas provocaram uma verdadeira revolução do pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências.

Nascido no dia 14 de março de 1879, em Ulm na Alemanha, Albert Einstein, foi um físico teórico alemão posteriormente domiciliado nos Estados Unidos da América.

O jovem Einstein sempre foi fascinado, principalmente quando visitava a fabrica que pertencia ao seu pai, Hermann, e o seu tio, Jacob, foi neste mesmo lugar, que ele se maravilhou-se com a descoberta dos dínamos e de outras maquinas elétricas. Albert Einstein sempre demonstrou interesse e curiosidade para as coisas que lhe cercavam, como quando o seu pai lhe apresentou a bússola aos 5 anos; e quando tinha 11 anos, descobriu o que mais tarde designou o “livro sagrado de geometria”.

Quando esteve na escola secundaria (antigo ginásio), teve boas notas em física e matemática, mas não conseguia manter o mesmo desempenho nas disciplinas que não despertavam um particular interesse.

Em 1884, mudou-se para a Itália, acompanhado de sua família, tal atitude evitou que fosse convocado para servir as forças armadas alemães. Um ano apos, com a rejeição da admissão ao Instituto Politécnico Federal em Zurique (E.T.H), freqüentou então, a Escola Cantonl em Aurau, ficando hospedado na casa de um de seus professores, Jost Winteler. Logo após, em 1886, consegue entrar para E.T.H, onde conheceu, Mileva Maric (1875-1948), que tornaria a ser a sua primeira mulher.

Após conseguir a nacionalidade sueca, Einstein começa a trabalhar como examinador de 3º classe na Repartição das Patentes de Berna, neste mesmo ano,casou-se com Mileva, tiveram uma filha, Liserf, que aparentemente nunca chegou a viver com o casal, também tiveram mais dois filhos, Hans Albert (1904-1973) e Eduard (1910-1965). Durante o tempo que permaneceu no Escritório de Patentes, publicou alguns artigos, também, o seu trabalho relacionava-se sobre a transmissão de sinais elétricos e sincronização eletromecânica do tempo, experiências e pensamentos sobre a natureza da luz e da conexão fundamental entre espaço-tempo.

Em 1915, apresentou sua teoria da relatividade geral, apresentando através de uma serie de conferencias. No ano seguinte Einstein publicou “Fundamento Geral da Teoria da Relatividade”.

Depois de uma perturbada relação com a ate então, sua esposa Milev, em 1919, se separam. Logo após, Einstein casasse com a sua prima Elsa. Neste mesmo ano, se torna conhecido em todo o mundo, depois que a sua teoria foi “comprovada” no famoso eclipse de sobral, onde foi detectados a deflexão da luz das estrelas e o valor de deflexão previsto pela sua Teoria Geral da Relatividade.

Em 1921, Einstein ganhou o Premio Nobel de Física, e foi indicado para integrar a Organização de Cooperação Intelectual da Liga das Nações. No mesmo ano publicou “Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral”.

Em 1933, Hittler tornou-se chanceler da Alemanha, seu projeto nacionalista rearmou o país, chegando ao poder, e o cientista foi aconselhado por amigos a deixar o país, renunciando mais uma vez a cidadania alemã. Einstein decidiu não voltar para a Alemanha devido à ascensão dos nazistas.

Einstein se alia à causa dos judeus, em parte para estabelecer uma universidade israelita em Jerusalém. Ele sempre ressaltou o seu caráter pacifista, e sempre se sentiu triste e amargamente, que a criação de armas nucleares tenham sido possíveis devido as suas equações. Devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, Einstein se estabelece nos Estados Unidos, com sua segunda esposa,onde ocupa um cargo no Instituto de Estudos Superiores, em Princeton. Onde, em 1940, ganha a cidadania americana.

O Projeto Manhattam não teve a participação de Albert Einstein, que visava o desenvolvimento da bomba atômico pelos americanos. Einstein escreveu uma carta com Szilard ao presidente americano Roosevelt para alertá-lo sobre essa possibilidade, recomendando assim, que o governo dos Estados Unidos prestasse atenção e se envolvesse diretamente na pesquisa de urânio e de pesquisas associadas à reação em cadeia.

Einstein morreu a 18 de abril de 1955, em Princeton, Nova Jersey, aos 76 anos, e o seu corpo foi cremado.

Sem as teorias de Einstein os experimentos realizados no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) não seriam possíveis, também o trabalho sobre o efeito fotoelétrico (complementando os estudos iniciados por Max Planck) e o sobre a relatividade especial, que fala sobre a velocidade da luz. A luz síncrotron é uma espécie de radiação eletromagnética bastante intensa e que é produzida por elétrons dentro de um acelerador de partículas. Além das teorias citadas por Westfahl Jr, foram publicados uns artigos sobre o movimento Browniano e outro sobre a equivalência entre massa e energia (conceitos considerados completamente distintos, na época), que podia ser descrita pela famosa fórmula E=mc2. Trabalhos que provocaram tamanha revolução na física em tão pouco tempo fizeram de 1905 o chamado ano Mirabilisde Einstein

1.2 – FILÓSOFO SOCRATES

Acredita-se que o filósofo nasceu em 469 a.C., nas planícies do monte Licabeto, localizado perto de Atenas, na Grécia. Sócrates era filho de um escultor e de uma parteira. Em Atenas, recebeu uma educação clássica, que incluía ginástica, música e gramática. Durante a infância, Sócrates vivia em uma família humilde, tanto que auxiliou o pai em seu trabalho, percorrendo descalço as ruas de Atenas. Tornou-se o filósofo por excelência, "amigo do saber". Passou a ensinar em praça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com