TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: CICLO DE INTERAÇÕES

Por:   •  1/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO:

CICLO DE INTERAÇÕES

INTRODUÇÃO

Priorizar, cuidar, intervir e manter-se em alerta: estas são algumas das ações que podem fazer diferença quando se trabalha na gestão de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Quando se observa a sociedade atual, marcada pelas indiferenças, pelas disputas acentuadas para conquistar espaços de poder, intensas discrepâncias econômicas fundamentadas a partir de políticas que pouco interferem no status quo da hegemonia. Uma ideia surge então como alento: AGRUPAR-SE.

A ideia central deste trabalho se fundamenta no intuito de fazer com que os povos se agrupem e na medida em que tenham ciência das realidades experimentadas pelo outro, consigam construir uma rede de apoio e de ajuda mútua.

Muito se discute sobre desenvolver a autonomia do sujeito, mas pouco comprometimento é embutido nestes espaços.

OBJETIVOS GERAIS:

Proporcionar um espaço de fala e de escuta para as mulheres beneficiárias do Programa Criança Feliz, para que através da troca de vivências sintam-se acolhidas e capazes de construir um sistema de apoio mútuo.

METODOLOGIA:

As rodas de conversa são fundamentadas nas falas de um técnico de referência, expondo pontos fortes sobre a problemática. As falas terão duração de 18 minutos aproximadamente, para reforço da objetividade e concisão na exposição dos assuntos.

Os temas centrais partem das observações dos visitadores durante o desenvolvimento das atividades do programa.O ciclo de interações será realizado por meio da criação de espaços de falas, discussão de situações problema e será dividido em dois momentos centrais:

I MOMENTO: Exposição de situações problema experimentados pelas mulheres atendidas pelo programa. Este momento será desempenhado por um técnico que tenha domínio da temática que será discutida.

II MOMENTO: Dinâmica de divisão de grupos para discussão sobre o tema apresentado no momento anterior e exposição de particularidades, no intuito de encontrar alternativas eficazes de superação.

SITUAÇÕES PROBLEMA

A proposta é que o ciclo de interações aconteça com alguma frequência (avaliar a condição da equipe de referência). Cada ciclo terá a exposição de uma situação problema específica, a partir das demandas observadas durante as visitas do Programa Criança Feliz. Alguns temas sugeridos:

I - A DIFICULDADE DE EDUCAR OS FILHOS NOS DIAS ATUAIS

A missão de educar na contemporaneidade não é uma tarefa fácil e muitas famílias sentem-se sozinhas e despreparadas para lidar com essa tarefa. Enfatiza-se que cada família tem autonomia para conduzir esta tarefa, a abordagem central é apresentar como a Política de Assistência Social pode apoiar e orientar as famílias com relação a este tema especificamente.

II - ESCASSEZ, DESEMPREGO E RELAÇÕES DE AFETO.

O modo de vida sertanejo é acentuado pela escassez e pela dificuldade de encontrar empregos. A abordagem central aqui é apresentar proposições de como fortalecer as relações de afeto no contexto familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com