TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL

Por:   •  2/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL

PROPOSTA PRELIMINAR:

A política de assistência social reconhece que somente é possível tecer uma rede de proteção social ao se compreender os determinantes familiares de uma situação de vulnerabilidade social e acolher mais de um membro dessa família na busca da superação dessa situação. Contudo, o atendimento à família deve ser planejado a partir do conhecimento das necessidades e expectativas diferenciadas dos seus membros, fortalecendo os vínculos familiares, a defesa e promoção do direito à convivência familiar e comunitária.

A assistência social centra esforços na prevenção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco sociais, por meio de intervenções com foco nas relações familiares e comunitárias. Uma maneira de enfrentar uma situação de vulnerabilidade é garantindo um benefício eventual, que é concedido mediante o aparecimento de demandas em virtude de morte, nascimento, calamidade pública e vulnerabilidade temporária.

Os benefícios eventuais são um direito do cidadão, por isso deve ser concedido primando-se pelo respeito à dignidade dos indivíduos que dele necessitem, porém cada município regulamenta as formas de acesso conforme a sua realidade. Atualmente a principal forma de acesso é estar inserido no Cadastro Único.

No CRAS Jereissati, no município de Maracanaú com a crescente demanda no pedido de concessão do auxílio natalidade, percebe-se a necessidade de um acompanhamento das gestantes, e assim foi formado o grupo de gestante. Nesse grupo é informado e debatido junto à gestante e seu companheiro ou familiar, os cuidados com a gestação e o bebê, o valor de uma boa alimentação e conhecer o projeto de vida da família e o seu futuro filho.

Ao ter acesso ao grupo me inquietou a falta de informação sobre os direitos das gestantes e de seus companheiros no período pós-parto. Por isso, considero necessário um maior esclarecimento sobre esse assunto, haja vista que muitos usuários estão empregados no Pólo Industrial existente no município de Maracanaú. Como o grupo já existe no equipamento considero bem viável a concretização desse projeto.

DIAGNÓSTICO SOCIAL:

O CRAS Jereissati desde o ano de 2008 está instalado em um prédio alugado na Rua 11, 596, bairro Jereissati I, telefone: 3392.8893. Sua área de abrangência territorial compreende quatorze bairros: Coqueiral, Centro, Jenipapeiro, Novo Maracanaú, DI 2000, Piratininga, Residencial Maracanaú, Jereissati I e II, Timbó, Maracananzinho, Horto, Olho d’ água, Picada e Planalto Verde.

O CRAS tem como uma de sua missão, articular e potencializar os serviços socioassistenciais, assim como o acesso a programas de transferência de renda da rede de proteção social básica, como aos demais direitos sociais, civis e políticos disponível para atender adequadamente as necessidades das famílias e territórios, buscando promover a convivência social, familiar e comunitária assegurando aos usuários condições para o exercício da cidadania.

Durante o ano de 2010 o CRAS concedeu mais de 60 kit’s de auxilio natalidade, que está concomitante com a participação do grupo de gestante. E em 2011 tem como demanda respondida através do beneficio eventual a demanda de 21 kit’s e até essa data uma demanda retraída de 45.

JUSTIFICATIVA

Os grupos socioeducativos na assistência são recursos que permitem a aproximação entre profissionais e usuários, além de contribuir para o fortalecimento do usuário com o equipamento. O trabalho grupal pode ser utilizado como estratégia do processo educativo, pois a construção deste acontece a partir das interações entre os usuários de forma dinâmica e reflexiva.

Considerando a falta de informações dos usuários no que diz respeito aos direitos sociais e trabalhistas da gestante e de seus companheiros no período da gestação e de pós-parto, avalio a necessidade de um maior esclarecimento sobre tais assuntos.

Justifico esse projeto a partir da orientação do Programa de Atenção Integral às Famílias - PAIF, que as oficinas nos CRAS devem ter o “intuito de suscitar uma reflexão sobre um tema de interesse das famílias, contribuindo para o alcance de aquisições, em especial o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e para a prevenção a riscos”( Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília: MDS, 2009; página 6.).

OBJETIVO GERAL:

Sensibilizar as usuárias gestantes do CRAS, bem como seus companheiros e familiares, no que diz respeito a direitos sociais e trabalhistas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Socializar conhecimentos sobre os direitos sociais das gestantes;

• Abordar os direitos trabalhistas das gestantes e seus companheiros;

• Ressaltar o fortalecimento dos vínculos familiares e do projeto de vida das usuárias e da família, a partir da chegada de um novo membro.

METAS

O projeto tem como meta, atingir as gestantes e/ou seus companheiro/familiares que compareçam ao CRAS para solicitar o beneficio eventual do auxilio natalidade, através de oficinas, para ampliação dos conhecimentos das usuárias sobre seus direitos sociais e trabalhistas.

A expectativa de resultados é conseguir informar as gestantes de seus direitos, alcançando em média por grupo 80% daquelas que se escreverem.

METODOLOGIA

Este projeto contará com a participação de profissionais do serviço social e da psicologia que formam a equipe do CRAS e as usuárias gestantes que procurarem o equipamento. No período da intervenção utilizaremos o espaço físico e material didático do próprio equipamento.

As ações acorrerão em 3 reuniões, a primeira terá como principal objetivo a apresentação do grupo e dos participantes, na segunda serão discutidos assuntos como, direitos sociais, direitos trabalhistas, e no terceiro será abordado o fortalecimento de vínculos familiares e projetos de vida da gestante e sua família,e no final de cada encontro acontecerá um momento social com lanche.

Para que o grupo possa avaliar seu trabalho e compreensão dos participantes, haverá na última um momento de conversar para uma avaliação grupal e preenchimento do questionário de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com