TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR

Casos: PROJETO INTEGRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 9

Acadêmico: Rubiédison Ferreira Galvão

Turma: 2012/01 - Noturno

Docente: Prof. Drª. Maricéia T. Vilani

Trabalho de

Análise de Investimentos

Curso de Ciências Contábeis

Introdução:

Quando falamos de Analise de Investimento ou Financiamento financeiro temos varias situações que temos que levar em conta para uma melhor escolha e alternativas.

Como taxa de atratividade (TMA), ponto de equilíbrio (PE), taxa de rentabilidade,e desejamos saber a taxa real de juros da operação, para poder tomar uma decisão. Existem dois importantes objetos ferramentas matemáticas que são utilizadas na analise da operacão financeira de Investimento ou Financiamento: Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno (TIR).

“As empresas e os indivíduos investem numa grande variedade de ativos. Alguns são ativos reais, como maquinas e terrenos, e outros são ativos financeiros, tais como ações, títulos de renda fixa. O objetivo do investimento e maximizar o seu valor. Ou seja, encontrar ativos que tem mais valor para a empresa do que custam” (Ross, Westerfield e Jaffe, 1995).

METODOLOGIA

O trabalho vai ser realizado baseado em referências bibliográficas, em aulas ministradas, na disciplina de Análise de Investimentos e Mercado Financeiro sobre o tema ANALISE DE INVESTIMENTOS, em pesquisas feitas na internet.

Dado a dificuldade de novos empresários utilizarem o capital de maneira correta e no tempo certo, o trabalho visa ajudar os gestores a realizarem uma análise da viabilidade de um novo projeto nas suas organizações.

Dessa forma, o estudo vai ajudar não só o administrador, mas também os estudantes e os leitores para que antes de aplicarem o dinheiro em um projeto, vão passar a utilizar os conceitos apresentados no trabalho e assim aumentar seus lucros e suas satisfações, contribuindo assim para economia como um todo no seu PIB.

CONCEITO

Toda empresa tem necessidade de obter procedimentos para avaliar seus investimentos, principalmente aqueles de longo prazo. Com o decorrer dos anos as empresas são obrigadas a tomar decisões de investimentos sejam ela por causa de reformas, ou seus ativos estão desgastados, e o orçamento de capital avalia e escolhe os investimentos de longo prazo de acordo com os objetivos da organização (GITMAN, 2000)

Etapas do orçamento de capital:

• Gestão de propostas- a propostas são feitas por todos os segmentos da empresa.

• Revisão e análise- nesta etapa é feita uma revisão da proposta e verifica sua viabilidade.

• Tomada de decisão- consiste em dizer se o projeto vai ser feito ou não.

• Implantação- em caso de aprovação, o projeto é implantado.

• Acompanhamento- processo no qual se compara se o que está acontecendo foi aquilo proposto.

Existem situações em que o gestor se depara com dois ou mais projetos, e tem que avaliar e verificar sua viabilidade, em algumas situações esses projetos possuem o mesmo objetivo, porém de maneiras diferentes, então em caso de escolha de um projeto o outro não vai ser implantado esses casos são chamados de projetos mutuamente exclusivos eles competem entre si, e possuem também os projetos independentes, ou seja, mesmo que um dos projetos seja implantado o outro não vai ser eliminado necessariamente.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS INVESTIMENTOS

Os investidores ao realizarem determinado investimento, estão com o objetivo de aumentar seu capital, seja ele em ações, debêntures, poupança e títulos. Nenhum investidor qualquer que seja, aplica o seu dinheiro, pensando em perdê-lo, dessa forma na medida em que se faz um estudo detalhado antes de aplicar o capital aumenta a chance de se conseguir fazer com o que o seu capital após o investimento seja aumentado e não diminuído.

Algumas pessoas pensam que se existe a possibilidade em se perder o dinheiro investido, ou ter um resultado negativo após o investimento, porque ao invés de ser, não deixar dinheiro em “baixo do colchão”? O problema é que isso não é tão simples assim se for analisado pelo lado do poder de compra, em que o dinheiro que está guardado pode ir perdendo sua capacidade de compra na medida em que os preços vão variando, ou seja, inflação, o carrão que você poderia compra antes, agora depois do tempo em que o dinheiro ficou guardado não se pode comprar mais, assim verifica que não é tão vantajoso estocar o capital em algum lugar como um cofre ao invés de investir.

Existem muitos tipos de investimentos e devido essas dúvidas que são criadas sobre o que é melhor se investir, onde aplicar o dinheiro no maior lucro ou no menor risco, é que economistas mostram maneiras que podem ser utilizadas a fim de ajudar o investidor, a saber, onde é melhor se investir de acordo com o que ele procura, ou seja, o profissional encarregado de avaliar a viabilidade de um investimento deve determinar qual é o melhor método a ser aplicado em cada caso.

Porém, antes de analisar a viabilidade do projeto é preciso conhecer algumas variáveis que possibilitam confirmar se o projeto é viável ou não, ajudando para que a escolha do investimento seja cada vez mais segura. Dentre as variáveis estão a TIR, a TMA que é a taxa que deve ser levada como comparação, a fim de determinar se vai fazer ou não o investimento e outros critérios adotados para analisar o investimento.Com isso vai reduzir as chances do projeto dar errado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com