TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO LIXO-SELETIVO DO CFA – PMAP

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7
  1. PROJETO LIXO-SELETIVO DO CFA – PMAP

[pic 1]

[pic 2]

2. INTRODUÇÃO

            Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

            A criação de uma cultura que transforme a visão antropocêntrica da relação homem/natureza em visão biocêntrica é fundamental para a manutenção de uma vida sustentável, que respeite as pessoas e o meio ambiente. A responsabilidade pela formação de uma consciência ambiental transcende os limites dos formadores de opinião; na nova ética ecológica é dever de todo cidadão bem informado tornar-se o vetor de elucidação daqueles que ainda não desenvolveram esta consciência.

           Desta forma, compreender os mecanismos que influenciam e explicam o comportamento humano diante da nova realidade ambiental é indispensável para a transformação desta nova sociedade. Para tanto, pretende-se através da revisão de literatura, pontuar possíveis caminhos ou soluções que direcionem para um modelo de sociedade sustentável. Espera-se com esta contribuição, também alargar o campo teórico da discussão atual sobre as motivações éticas do indivíduo, centrando a análise no estudo da propagação de suas ações para o coletivo.

          A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um
novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração.

         O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização.
Assim, para que ocorra a reciclagem se faz necessário a COLETA SELETIVA, que é a separação dos materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora. E, transformações no âmbito do CFA, propõe-se criar um exercício de cidadania na comunidade em que vivemos, ou seja, criar hábito de selecionar o lixo para a reciclagem.

3. JUSTIFICATIVA     

       A sustentabilidade é um ideal sistemático que se faz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.

       Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores positivos.

        No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos
recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

         No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, latas de alumínio e outros materiais recicláveis. Também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.

4. BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA

• Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.


• Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores adulta, em média.


• A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.


• 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo
de água. As vantagens da reciclagem são muitas mas acima de tudo, ela melhora a
qualidade de vida, minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas.

  • Materiais Recicláveis

Os principais materiais recicláveis são papeis, plásticos, vidro e metal.
Todos deverão ser separados e colocados em coletores ou sacos plásticos de preferência na cor padrão de cada material conforme resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

  • Materiais não Recicláveis

Lixo Orgânico ou Úmido - São restos de comidas, cascas de frutas e legumes, etc.
Rejeitos – Lenços e guardanapos de papel, absorvente e papel higiênico, fraldas, papéis sujos, acrílico, espelhos, cerâmicas, porcelanas, etc.

Resíduos Especiais - Pilhas e baterias.

Resíduos Hospitalar–Curativos, gazes, algodão, seringas, etc.

Lixo Químico ou Tóxico – Embalagens de agrotóxico.

5. OBJETIVO

Despertar, contribuir e manter a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado no cotidiano como materiais alternativos para total melhoria das condições de vida no planeta.

6. ATUAÇÃO

      O CFA conscientizará a sociedade do problema que gera o lixo na degradação
ambiental, através de uma campanha de coleta seletiva na sede da companhia, fazendo com que a população deseje contribuir para a melhoria das condições do meio ambiente e da qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com