TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pap 2014 -meio Ambiente

Casos: Pap 2014 -meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais.

O fator ambiental vem mostrando a necessidade de adaptação das empresas e consequentemente direciona novos caminhos na sua expansão. As empresas devem mudar seus paradigmas, mudando sua visão empresarial, objetivos, estratégias de investimentos e de marketing, tudo voltado para o aprimoramento de seu produto, adaptando-o à nova realidade do mercado global e corretamente ecológico.

Percebe-se que a calderaria leve abrange colunas extratoras, ciclones e serpentinas; transportadores de roletes planos; elevadores de canecas e silos de armazenamento; dutos de transporte e de interligação; plataformas de operação e manutenção; recipientes para transporte de produtos; peças e acessórios usinados e a caldeiraria pesada atua em reformas, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos e serviços de calandragem.

A norma ISO 14001, aplicada na certificação das empresas, estabelece as diretrizes para o desenvolvimento de um sistema focado na prevenção da poluição, estabelecendo ações corretivas e de controle, sugerindo ainda a auditoria ambiental. A obtenção do certificado exige a realização de auditorias externas e validação do Instituto Nacional de Metrologia.

Logo, a estrutura organizacional da INOXEL é adequada para a empresa.

DESAFIO PROFISSIONAL

As empresas têm se defrontado com um método crescente de cobrança por uma maneira responsável e de empenho com o meio ambiente. Esta exigência tem interferido a ciência, a política, a legislação, e os modos de gestão e plano, sob pressão crescente dos órgãos reguladores e fiscalizadores, das disposições não governamentais e, sobretudo, do favorável negócio, contendo as institutos financiadoras, como bancos, seguradoras e os próprios consumidores.

Hoje em dia, o procedimento ambiental, a vitalidade e a viabilidade econômica de uma ampla empresa estão fortemente reunidos aos decorrentes de uma política ambiental que, por sua vez, precisa acolher aos acordos judiciais e do mesmo modo procurar a avanço consecutivo das práticas ambientais, estilos técnicas e direção de conduta, segundo os inícios do aumento sustentado.

Uma das formas de gerenciamento ambiental de maior adoção pelas empresas tem sido a implementação de um sistema de gestão ambiental, segundo as normas universais uma base comum para o gerenciamento empresarial das ações relativas ao meio ambiente.

Logo, o grande desafio do negócio, agora, é organizar uma nova geração de que guiem e administrem que compreendam os limites e determinações sócio-ambientais e que procurem novas opções sustentáveis.

As tecnologias de gestão incluem todo e qualquer processo estruturado e aplicado de forma continuada para a melhor administração do negócio de uma organização, são processos que lidam com a modernização gerencial, melhoria da qualidade, aumento da competitividade e busca pela auto-sustentação das organizações (PORTAL DOS ADMINISTRADORES, 2007).

Ferramentas de gestão são as técnicas utilizadas para se implantar essas tecnologias de gestão, as quais serão escolhidas e aplicadas pelos gestores conforme as necessidades específicas, pois cada organização tem seus próprios desafios, cultura e sistemas de gerenciamento.

Observa-se que as empresas estão inseridas em um ambiente que vem sofrendo mudanças significativas no que tange à tecnologia, economia, política, ecologia e os aspectos sociais em geral. Tamanho dinamismo mercadológico tem exigido rapidez na reação das empresas, portanto estas devem estar sempre prontas para mudar e adaptarem-se às novas exigências, por isso as organizações precisam ser flexíveis para que possam mudar seus métodos, técnicas, racionalizar processos e ajustar seus planejamentos estratégicos e operacionais sempre que necessário.

A seguir discorre-se sobre a empresa INOXEL e seus processos referentes às questões ambientais.

Diante das informações acima relativas à “Tecnologia de Gestão”, e sugestão de leitura da matéria “O Modelo de Excelência da Gestão” no site da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), indicada nas orientações pedagógicas deste desafio.

Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.

São eles: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. A mandala do MEG (figura acima), que contém os Critérios, simboliza a organização, que é um sistema orgânico, adaptável ao ambiente.

São eles: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. Clique aqui e conheça os Cadernos referentes a cada Critério.

O Modelo de Excelência da Gestão®

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com