TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parceria começa aqui

Tese: Parceria começa aqui. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Tese  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 10

A parceria começa aqui

Quem somos?

Somos a primeira turma do curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI Macaé, recebemos do nosso Prof. Tutor a incumbências de elaborarmos um projeto Socioambiental que envolvesse a comunidade em que vivemos, com o intuito de encontramos soluções para os problemas ambientais aliados às necessidades dos cidadãos, buscando o diálogo com os seguimentos da sociedade organizada para a criação de situações que venham contribuir para colocar em pratica as ideias de sustentabilidade da equipe de Gestão do projeto.

Wagner da Silva Moreno

Aluno Coordenador

Sumário

Apresentação 1

Introdução 2

Justificativa 3

Objetivos 4

Público-alvo 5

Metas 6

Metodologia 7

Avaliação 8

Formulação de indicadores 9

Identificação dos possíveis parceiros 10

Comunicação do projeto 11

Tipos de recursos e fontes de financiamento 12

Orçamento do projeto 13

Cronograma de atividades 14

Cronograma físico financeiro 15

Planejamento e administração do projeto 16

Sustentabilidade do projeto 17

Equipe 18

Referências bibliográficas 19

Introdução

A realidade urbana atual, e em especial a metropolitana, é marcada por vários problemas socioambientais, dos quais sem dúvida nenhuma a questão da fome e da miséria e a produção excessiva do lixo ocasionada pelo desperdício, principalmente de alimentos, são os dois lados de uma mesma moeda.

Este projeto tem como ponto de partida o bairro de Nova Holanda, Macaé, Estado do Rio de Janeiro. Uma região de densidade demográfica excessiva, renda per-capta baixa e qualidade de vida inferior ao padrões aceitos pela organização Mundial de saúde, onde a sobrevivência é uma luta constante, travada dia a dia pela maioria dos seus habitantes.

Antes uma vila de pescadores, hoje uma comunidade desorganizada convivendo com o descaso do estado que não desloca seus recursos para atenderem seus Munícipes mais humilde com dignidade, não conseguindo atuar no desenvolvimento de projetos eficazes que possam atenderem unilateralmente os anseios do proletariado, face a um regime pseudodemocrático que sabemos estar direcionado para o puro capitalismo, gerando a matéria prima principal desse projeto, “sobras” através do consumismo desacerbado em que vivemos, imposto por uma sociedade egoísta e descompromissada com o meio ambiente e sua Biodiversidade exigindo cada vez mais qualidade visual dos alimentos provocando assim uma seleção rigorosa dos produtores, gerando “sobras” desencadeando o desperdício, que se fosse adotado um conceito ecológico, seria evitado; Convivendo com o desperdício como um comportamento normal da elite. São com esses vícios consumistas que pretendemos trabalhar, minimizando esses impactos Socioambientais.

Justificativa

Os dois lados da moeda

De um lado - O intenso e desordenado processo de urbanização dos municípios brasileiros e as desigualdades sociais do país propiciaram a ocupação de áreas impróprias ao assentamento humano e às ati¬vidades urbanas, em especial nas periferias das regiões metropolitanas. Vivendo de subempregos, ou mesmo sem nenhum recurso financeiro e quase sem qualifica¬ção profissional, normalmente em situação de favelização e em muitos caso em situação de estrema pobreza, está o proletariado.

Do outro - Uma sociedade de classe média, média alta e alta que consome desenfreadamente para manter-se em evidencia social, influenciadas por setores do Marketing que produzem propagandas em várias mídias incentivando o consumo inconsciente, não se importando com a questão socioambiental.

Baseado nisso o Projeto propõe amenizar essas disparidades, tendo como carro chefe a limpeza das crostas do descaso, da indiferença, da irresponsabilidade e da falta de humanismo de grande parte da sociedade, gerando com o aproveitamento dos rejeitos, auto estima, esperança e sustentabilidade, integrando os menos afortunados ao programa socioambiental e provocando um chamamento à sociedade organizada para participarem de ações que diminuam o desperdício trazendo qualidade de vida para os cidadãos.

.

Objetivo

• Contribuir para a diminuição do desperdício de alimento.

• Complementar a cesta básica dos mais necessitados, com alimentos de boa qualidade e essenciais para suprirem as necessidades humana.

• Proporcionar qualidade de vida e elevar a autoestima dos comtemplados com o projeto.

• Contribuir para a diminuição dos índices de desemprego nas áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com