TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSARIA PARCERIA ENTRE A ESCOLA E AFAMILIA

Casos: A NECESSARIA PARCERIA ENTRE A ESCOLA E AFAMILIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  4.758 Palavras (20 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 20

A NECESSÁRIA PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA

Laise Souza Almeida

Letícia Barbosa Marques

Márcia Maria Gonçalves de Oliveira Moraes3

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo que desenvolvemos durante a graduação em Pedagogia – séries iniciais na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus XIII. Tem por finalidade analisar o papel das instituições, escolar e familiar no processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança, buscando compreender a relação entre as mesmas. O trabalho objetiva ainda compreender as diferentes atribuições e obrigações que cabem a cada uma destas instituições individualmente, bem como as relações e parcerias que podem ser estabelecidas para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno/filho; co-relacionando as atividades elaboradas pela instituição familiar, Um outro objetivo foi identificar se as atividades elaboradas pela escola promove a interação junto a família. Para tanto, lançamos mão da analise de conteúdo dos documentos produzidos pela escola, especificamente o projeto político pedagógico.

Palavras - chaves: Família - escola- ensino/aprendizagem

Abstract

This article is the result of a study that developed during the undergraduate education - the initial series, the University of Bahia-UNEB, Campus XIII. Is to analyze the role of the school and family in the process of development and learning of the child, trying to understand the relationship between them. The work aims to further understand the different roles and obligations of each of these individual institutions, as well as relationships and partnerships can be established for the development of higher learning of the student / child, co-relating the activities developed by the family institution, Another objective was to identify whether the activities developed by the school promotes interaction with the family. To this end, we analyze the content of documents produced by the school, specifically the political pedagogical project.

Keywords: Family - school-teaching / learning

INTRODUÇÃO

Durante atividade de pesquisa desenvolvidas ao longo do curso, nos deparamos com uma questão preocupante e atualmente vivenciada em várias instituições escolares, que é a falta de uma melhor articulação entre escola e família. Diante disso, surgiu o interesse pelo tema: A necessária parceria entre a escola e a família. E sob essa perspectiva, buscar compreender a necessidade de uma parceria, a fim de estabelecer uma relação entre elas. E procurar compreender essa parceria enquanto interação social da criança com o meio em que ela vive, seja na instituição escolar ou familiar.

Para melhor entendimento, buscamos realizar uma pesquisa documental, onde analisamos os documentos produzidos pela escola, tais como: Projeto Político Pedagógico, Projetos associados a esse e outros, para então, compreendermos as relações estabelecidas entre família e escola.

Instituição Familiar: Deveres e Obrigações

A família está associada a “coisas boas”, tais como afeto, amor, segurança, conforto e proteção.

O termo “família” é definido por TOSCANO (1999, p.45) como um tipo especifico de instituição social, onde há uma associação de marido e mulher, com filhos. Fazendo-nos compreender que a família tradicional é aquela que é formada por dois pais: pai e mãe vivendo em comum, onde as funções estão estritamente divididas entre os dois, sendo o pai o sustento da casa e a mãe o progenitor que assume a responsabilidade do trabalho doméstico e das crianças.

O dicionário Aurélio (século XXI, p.) define família como: “pessoas aparentadas, que vivem em geral na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos”.

A maioria do conhecimento da criança baseia-se nesse estereótipo de “família tradicional”. A família é o âmbito em que a criança vive suas maiores sensações de alegria, felicidade, amor. É o campo de ação na qual ela experimenta tristezas, desencontros, medos, brigas e ódios. Uma família sadia sempre tem seus momentos de emoções alternados com os momentos de tristezas, discussões e desentendimentos.

Aquino compreende a família

como primeiro contexto de socialização. Exerce, indubitavelmente, grande influencia sobre a criança e o adolescente. Atitude dos pais e suas práticas de criação e educação são aspectos que interferem no desenvolvimento individual e, conseqüentemente, influenciam o comportamento da criança na escola. (1996, p. 67)

Para o referido autor, a família é como uma unidade social, podendo ser então definida como um grupo permanente de pessoas relacionadas, por matrimonio ou mesmo que vivem juntas, formando uma unidade econômica, onde os adultos assumem as crianças. Compreender a família como instituição social é enfatizar também que ela possui um papel no processo educativo dos seus filhos.

A família como toda instituição social, apresenta aspectos positivos, enquanto núcleo afetivo de apoio e solidariedade. Referente a isso, Prado destaca que:

[...] a família, no entanto, é única em seu papel determinante em desenvolvimento da sociabilidade, da afetividade e do bem estar físico dos indivíduos sobre tudo durante o período de infância e da adolescência. (Prado, 1985, p. 13 e 14)

Ainda nessa mesma direção, PONTES (2000, p. 70) vem afirmar que é na família que o individuo irá buscar energia, sustentação para enfrentar situações difíceis de serem vividas.

Baseado em tais premissas, observamos então, que a família possui maior responsabilidade na educação dos indivíduos, por está em constante contato, em sua casa, fase de formação e desenvolvimento social da criança. Na atual legislação educacional, especificamente a LDBEN, em seu artigo 1º evidencia que:

A educação abrange os processos formativos que desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, e nas manifestações culturais. (1996, p. 11)

Sendo assim, estabelece de forma incisiva que a educação também é dever da família, ou seja, dos pais. Não isentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com