TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parto Cesário na Cidade de Manaus

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.881 Palavras (20 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 20

PARTO CESÁRIA NA CIDADE DE MANAUS: DADOS DA

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

Cesarean Deliveries in the City of Manaus: Data World Health Organization

Adiane Sabino Duarte1

Adriele Ribeiro de Melo2

Alessandra Rodrigues de Oliveira3

Andrea Soares da Costa4

Elizane Batista de Melo5

Rayanne Guimaraes Ipiranga6

Prof. Aldemir Pereira dos S. Junior7

RESUMO

Objetivo: conhecer fatores que influenciam na decisão da via de parto cesária. Método: pesquisa exploratório e de natureza qualitativa. Resultado: Organização Mundial da Saúde – OMS vem buscando soluções para reduzir o número de partos cesárea realizados em todo o mundo. Foram feitas várias pesquisas bibliográficos em matérias já publicado do Instituto da Mulher Dona Lindu, no período janeiro e março de 2013 e Dados Organização Mundial da Saúde de 2015, foi verificado que na rede pública, índice é de 40% e na rede particular, o procedimento chega a 60%, segundo maternidades de Manaus e a Sociedade Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia. Conclusão: para a OMS, fica difícil controlar esse procedimento, pois, em muitas maternidades privadas, alguns médicos usam esse procedimento visando lucro e não como uma forma de salvar a vida da mãe e do bebê, burlando as orientações da OMS (fora de contexto). Há também o fato de muitas grávidas optarem por esse procedimento para evitar sentir dor e por motivos estéticos, contudo, não se levam em consideração os riscos desse procedimento, considerando que o número de infecções com esse procedimento é mais elevado quando comparado com o parto normal.

Palavras-chave: OMS. Parto Cesárea. Médicos. Gravidas.

Abstract

Aim: to know the factors that influence the decision of cesarean deliveries. Method: qualitative and exploratory research. Several bibliographic searches were made in matters already published Women’s Institute Dona Lindu, in january and march de 2013 and World Organization Data from 2015, it was verified on the public network index is 40% and in particular network reaches 60%, according to maternity wards of Manaus and Amazonian Society of Gynecology and Obstetrics. RESULTS: The World Health Organization - WHO search solutions to reduce the number of cesarean deliveries in worldwide. According to WHO, it is difficult to control this procedure because in private maternity some doctors use this procedure for profit and not as a way to save the life of mother and baby. There is also the fact that many pregnant women choose this procedure to avoid pain and for aesthetic reasons.  However, they do not care about the risks of this procedure, so the number of infections with cesarean delivery is higher than the normal birth.

Key-words: WHO. Cesarean Deliveries. Doctors. Pregnant.

  1. INTRODUÇÃO

Nossa pesquisa, será usada quanto a natureza qualitativa, porque será uma pesquisa bibliográfica, onde será usado comparações para poder generalizar resultados. Será usado textos de pesquisa bibliográficas, vamos levantar matérias que tenham sido escritos sobre o tema do nosso interesse, artigos, jornais, pesquisa na internet.

Realiza-se uma pesquisa exploratória e de natureza qualitativa dentro dos parâmetros no referencial teórico metrológico com objetivo de identificar com contribuição das pesquisas resultados e que identifiquem a causas que deixaram a cidade de Manaus no segundo lugar pelo Ministério da Saúde e a Agencia Nacional (ANS) com grande índice de parto cesário, identificamos nas pesquisas qualitativas que alguns médicos se negam a fazer o parto normal por cessaria, e as gestantes esbarram-se na dificuldade de encontrar profissionais com disponibilidade e reclamam da indução a intervenção cirúrgica, sendo que OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda-se apenas 15% de parto cesárias.

Mesmo com todas o material teórico utilizando para a pesquisa do tema, ainda há a necessidade de outras investigações para compreender melhor e com objetividade em realidade dentro das maternidades.

O que mais argumento pelos médicos e que muitos profissionais optam pelo parto cesário em razão da remuneração.

  1. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O nosso projeto de pesquisa tem por objetivo de mostrar os problemas relacionados aos grandes índices de parto cesária na cidade Manaus, já que em 2013, o Amazonas principalmente Manaus ficou em segundo lugar no ranking por parto cesariana, segundo o Ministério de Saúde e a Agência Nacional de Saúde (ANS). No nosso projeto foi escolhido a Instituto da Mulher Dona Lindu localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, n°1580 Adrianópolis, Zona Centro-Sul. Entre janeiro e março de 2013, foram realizados 750 partos cesarianas, contra 894 normais.

Essa pesquisa servirá para esclarecer a necessidade desse procedimento de parto por cesária, se pode apresentar risco tanto para a mãe, quanto para o bebê se comparados ao parto normal, e também se esse procedimento pode ser considerado um nascimento prematuro para o bebê.

A cesárea é um procedimento cirúrgico originalmente desenvolvido para salvar a vida da mãe e/ou da criança, quando ocorrem complicações durante a gravidez ou o parto. É, portanto, um recurso utilizável quando surge algum tipo de risco para a mãe, o bebê ou ambos, durante a evolução da gravidez e/ou do parto.

“O Ministério de Saúde preconiza que cada cem mulheres, apenas 25 tenham parto cesárea e 75 normais. Infelizmente aqui não acontece é isso que acontece, o Instituto da Mulher realiza cerca de 7,2 mil partos por ano, sendo que destes 40% são cesáreas e 60% normais. (COSTA, 2013)”.

Entre as diretrizes adotadas pela maternidade, que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), está a definição de protocolos a serem seguidos pelos ginecologistas-obstetras, utilização dos Manuais do Ministério da Saúde e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, realização de cursos de atualização e aperfeiçoamento de todos os profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (340.7 Kb)   docx (283.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com