TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO (TG)

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Questão:

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) elaborou dois documentos que são fundamentais na orientação da ação profissional no âmbito da assistência social e da saúde. Veja Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social e Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Em relação à gestão, no documento destinado a saúde, temos que: “O processo de descentralização das políticas sociais vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Tal atuação deve ser embasada pela realização de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e/ou coletividade. As investigações realizadas têm por objetivo alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento do planejamento do Serviço Social, da política institucional, bem como da política de saúde local, regional, estadual e nacional.” Com base no documento, especificamente quando ele aborda a investigação, planejamento e gestão, realize uma reflexão sobre as ações apontadas nesse item que possuem relação direta com o que foi estudado na disciplina.

Bibliografia Recomendada:

  • Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf)
  • Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf).

Resposta:

O conceito de Seguridade Social é composta pelo tripé Saúde, Assistência e Previdência Social e vem garantir os direitos citados no artigo 6º da Constituição Federal, como a educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência e assistência social, pois busca a proteção para atender a necessidades básicas de todos os cidadãos brasileiros. A Seguridade Social representa um dos maiores avanços da Constituição de 1988 referente à proteção social. A Constituição Federal de 1988 no artigo 196 define a saúde como um direito de todos e dever do estado, em 1990 a Lei orgânica da Saúde – LOS se refere à saúde como direito fundamental do ser humano, devendo o estado promover as condições indispensáveis ao seu exercício. Com a ampliação dos profissionais na saúde, em 1948 se tem uma nova ideia de saúde, ressaltando os aspectos biopsicossociais, determinando a requisição de outros profissionais na área da saúde, entre eles o assistente social. Diante de exposto o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) elabora os documentos que aborda o tema serviço social na politica de saúde que tem como objetivo analisar e discutir a atuação profissional do assistente social no politica da saúde. Este questionamento deriva-se da importância que o documento tem para instrumentalizar a prática profissional na saúde, para “[...] fortalecer o trabalho dos assistentes sociais na saúde, na direção dos Projetos de Reforma Sanitária e Ético-Político Profissional, imprimindo maior qualidade ao atendimento prestado à população usuária dos serviços em todo o Brasil”. (CFESS, 2010, p.15).

A intervenção do assistente social na saúde deve ter uma formação continuada para cumprir as exigências da sociedade atual articulando com os princípios dos projetos da área da saúde e ético-político do Serviço Social, sendo que o objetivo é amparar com qualidade as necessidades dos usuários. O assistente social deixa de ser um agente da caridade e caminha em direção à execução das políticas públicas, desenvolvendo atividades de investigação e orientação aos usuários quanto os seus direitos e deveres. O assistente social, como profissional de Saúde, vem intervir junto aos fatos socioculturais e econômicos dos usuários, que demonstram a importância dos programas e serviços, ao nível de promoção, proteção e/ou recuperação da saúde. A prática dos assistentes sociais vem se ampliando, e cada vez mais e tem se tornado uma prática necessária à politica da saúde, essa intervenção tem aumentado e se efetivado a atenção à saúde não apenas centrada no atendimento médico, mas nas diferentes intervenções sobre a prevenção e no conjunto de variáveis que a determinam.

Para o assistente social é uma tarefa educativa e preventiva no modo de vida do usuário, com relação aos hábitos de higiene e saúde, e atua também nos programas estabelecidos pela política de saúde. Os profissionais passam a atuar nos hospitais se colocando entre a instituição e a população, no intuito de facilitar o acesso dos usuários aos serviços e benefícios, ou seja, os profissionais se utilizaram de diversas ações como: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, triagem, seleção, encaminhamento, concessão de benefícios e orientações previdenciárias. Essa atuação precisa ser embasada na realização de estudos e pesquisas que demonstre as condições de vida dos cidadãos, além de estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e seus familiares. Diante do exposto, ressaltamos a importância dos indicadores sociais aos assistentes sociais no planejamento, formulação, gestão, execução e avaliação dos programas/projetos na área da saúde. A utilização dos dados sociais é muito importante na leitura e entendimento da realidade no território em que o profissional atua assim, o assistente social precisa ser capaz de utilizar os indicadores sociais como um instrumento operacional e deve ser articulado com o principio ético-político da profissão. A importância da utilização de indicadores sociais presente em toda gestão da política pública não fica apenas nos indicadores, mas também na analise da realidade econômica, política e social do território, na demanda espontânea dos cidadãos ressaltando que as sociedades estão em constante transformação. Deste modo, a gestão dos projetos e programas sociais é contínuo e dinâmico que precisa de ações com o proposito de construir respostas às necessidades sociais da população. Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, que nos permite avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos projetos e programas sociais.  Os indicadores sociais frequentemente utilizados como taxa de desemprego, taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, para avaliar as ações das políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com